A Deusa Tríplice e suas faces – Jovem, Mãe e Anciã na Bruxaria e Wicca

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

Neste post você vai conhecer a Deusa Tríplice e as suas três faces: Jovem, Mãe e Anciã.

Além disso, você também vai entender qual a relação destas faces com as fases da Lua e como você pode utilizar estas energias na prática da Bruxaria Natural e também dentro da Wicca.

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

A Deusa Lua

A Lua é um lembrete sempre presente de que a natureza é cíclica, uma incorporação do mistério da vida.

Por toda a nossa história, muitas Deusas foram associadas à Lua – com algumas exceções, claro – porque seu brilho e seu mistério são relacionados à intuição, à busca por conhecimento e a constante mudança. Logo, essas características são ligadas ao feminino.

Da mesma maneira acontece no Yin e Yang. Por exemplo, o preto que é o Yin, representa a escuridão, a intuição, a noite… e o feminino!

Além disso, tem a lunação que dura cerca de 28 dias e a menstruação da mulher que tem esse período também. Quem fala muito bem sobre essa ligação entre a Lua e a mulher é a Teresa Morrey no livro “A Deusa”. É uma excelente dica de leitura!

Então, de forma geral a Deusa Tríplice é um aspecto grandioso da Deusa que engloba diversas outras manifestações. Esse aspecto, contudo, tem por natureza três faces distintas que são ao mesmo tempo complementares. Estas três faces da Deusa estão associado às fases da Lua:

  • Crescente;
  • Cheia;
  • Minguante.

Quem é a Deusa Tríplice?

A Deusa Tríplice - Autoria desconhecida
A Deusa Tríplice – Autoria desconhecida

Então quem é a Deusa Tríplice? Ela tem nome?

Sim, o nome dela é justamente Deusa Tríplice.

Ela é a manifestação dos ciclos da vida, das fases da lua, da vida da mulher e da natureza por si só.

Primeiramente temos que compreendê-la assim. Logo, podemos ver que existem várias outras manifestações da Deusa ao redor do mundo e toda e cada manifestação se “encaixa” em uma ou mais faces da Deusa Tríplice. Algumas inclusive tem uma “natureza Tríplice” e, sozinhas, representam as três faces mencionadas.

Logo, quando tomamos a Deusa Tríplice como divindade, geralmente a encontramos na Wicca como a representação máxima do que é chamado apenas de “Deusa”.

Na Bruxaria Natural a Deusa Tríplice representa tanto uma divindade independente quanto um conceito onde encontramos as outras manifestações da Deusa.

As três faces da Deusa Tríplice – a razão dela se chamar assim – são:

  • Jovem (ou Donzela, ou Virgem);
  • Mãe (ou Mulher);
  • Anciã (ou Velha, ou Bruxa).

Então, quando pegamos cada uma dessas faces da Deusa, nós encontramos centenas ou milhares de outras manifestações que possuem características específicas e se manifestam de diferentes formas.

Quem é a Deusa Tríplice - Wicca e Bruxaria
Quem é a Deusa Tríplice – Wicca e Bruxaria
Ganhe 30 dias grátis de Kindle Unlimited

A Face Jovem da Deusa

A Face Jovem da Deusa Tríplice
A Face Jovem da Deusa Tríplice

A face Jovem da Deusa, também chamada de Donzela ou até mesmo de Virgem representa arquétipos cheios de energia, que exaltam beleza, força e a busca incessante por conhecimento e aventuras.

Quando olhamos para esta face da Deusa, percebemos estes tipos de energia e, logo, preparamos e criamos feitiços e rituais de bruxaria que sejam mais alinhados e apropriados para estas energias.

E quando nos deparamos com outras Deusas que possuem características ou energias semelhantes, podemos “organizá-las” ou “classificá-las” como pertencentes à face jovem da Deusa Tríplice.

Como assim?

Abaixo você encontrará uma lista com várias manifestações da Deusa de diferentes locais do mundo. Todas as Deusas listadas abaixo podem ser “classificadas” como representantes da face Jovem da Deusa.

Manifestações da Deusa na Face Jovem

Exemplos de Deusa Jovem - Artemis, Oxum e Bast
Exemplos de Deusa Jovem – Artemis, Oxum e Bast

Algumas Deusas que representam a Face Jovem da Deusa Tríplice são:

O que estas Deusas têm em comum?

Como mencionado acima, todas essas Deusas e muitas outras, são Deusas cheias de energia, beleza, determinação e vontade de explorar o desconhecido e conquistar o mundo.

Além disso, é importante prestarmos atenção a um detalhe.

Em algumas nomenclaturas, a Face Jovem da Deusa também é chamada de Face Virgem. O termo virgem não se refere à virgindade com relação ao ato sexual. Ele é usado no sentido de juventude, de vontade de explorar e conhecer tudo o que ainda não é conhecido.

Assim como o outro termo: Donzela.

Exemplo prático: Oxum, Afrodite e Bast são consideradas parte do aspecto da Deusa Jovem ou Virgem, mas não são virgens com relação ao ato sexual.

Outra coisa: Quando falamos em donzela, geralmente pensamos numa mulher indefesa que aguarda ser salva por um príncipe. Longe disso! Donzela aqui significa jovem, bela e dona de si.

Exemplo prático: Athena, Freyja e Perséfone são bem donas de si e não precisam de ninguém para “salvá-las” de nada.

Se buscarmos outras manifestações que possam ser relacionadas à Deusa Jovem, vamos ver que também possuem estas e outras características em comum.

Conheça a Deusa Jovem - Wicca e Bruxaria
Conheça a Deusa Jovem – Wicca e Bruxaria

A Face Mãe da Deusa

A Face Mãe da Deusa Tríplice
A Face Mãe da Deusa Tríplice

A Face Mãe da Deusa representa arquétipos que possuem características em comum que vão desde a proteção, ao fornecimento de cuidados, alimentos, conforto e ao conhecimento e uso da bruxaria e da magia para curar, realizar milagres, transformar e nutrir.

Quando nos deparamos com uma manifestação da Deusa que se “encaixa” na face Mãe da Deusa Tríplice, imediatamente a reconhecemos como uma “Deusa Mãe”.

Ao redor do mundo temos diversas Deusas que são consideradas uma “Deusa Mãe”. E todas elas apresentam este tipo de energia.

Veja abaixo uma lista com algumas manifestações da Deusa que podem ser classificadas como parte da face Mãe.

Manifestações da Deusa na face Mãe

Exemplos de Deusa Mãe - Kuan Yin, Ísis e Gaia
Exemplos de Deusa Mãe – Kuan Yin, Ísis e Gaia

Algumas Deusas que representam a Face Mãe da Deusa Tríplice são:

As Deusas que representam ou se relacionam com o aspecto Mãe da Deusa Tríplice nem sempre são mães “em si”.

Como acabei de explicar na Deusa Jovem / Virgem, aqui é a mesma coisa.

Não é necessário gerar um filho para ser considerada mãe, assim como nem toda mulher que gera um filho se sente ou se reconhece como mãe.

Exemplos práticos: Kuan Yin é uma Deusa Mãe que não teve filhos e é considerada virgem no sentido do ato sexual; Héstia é uma Deusa Mãe, não tem filhos e também é virgem com relação ao ato sexual. Maria, mãe de Jesus, é Deusa Mãe e é considerada virgem também com relação ao ato sexual.

Enfim, são vários exemplos!

Mas temos as Deusas Mães que tem filhos também, claro.

E, ainda, temos uma Deusa Mãe que tem filho adotivo, que é a Lakshmi, mãe adotiva de Ganesha.

Conheça a Deusa Mãe - Wicca e Bruxaria
Conheça a Deusa Mãe – Wicca e Bruxaria

A Face Anciã da Deusa

A Face Anciã da Deusa Tríplice
A Face Anciã da Deusa Tríplice

A Face Anciã da Deusa representa o fim do ciclo e o conhecimento absoluto. Portanto, nesta face nós encontramos características ligado ao vasto conhecimento da magia, de como tudo funciona no mundo e os segredos mais escuros do universo.

As manifestações das Deusas que encontramos aqui são Deusas extremamente poderosas e que já passaram da fase de apenas apreciar a beleza da vida e de proteger. Elas entendem que todo ciclo deve chegar ao fim para recomeçar e, muitas vezes, é justamente isso o que elas ajudam a fazer: acabar com alguma coisa, julgar os mortos, e tarefas similares.

A face Anciã da Deusa também é chamada de “Bruxa” em outras terminologias. Esta face geralmente causa medo e espanto em pessoas que não estão prontas para aceitar ou não estão acostumadas às características aqui apresentadas.

Veja abaixo uma lista com algumas manifestações da Deusa que podem ser classificadas como parte da face Anciã.

Manifestações da Deusa na face Anciã

Exemplos de Deusa Anciã - Cailleach, Hel e Hécate
Exemplos de Deusa Anciã – Cailleach, Hel e Hécate

Algumas Deusas que podem ser vistas como parte da Face Anciã da Deusa Tríplice são:

Deusas que podem ser “classificadas” como pertencentes à Face Anciã da Deusa Tríplice não necessariamente são apresentadas como mulheres velhas. Por vezes sim, por vezes não.

Por exemplo, a Cailleach é uma velhinha que sai da sua caverna no início do inverno e traz tempestades de neve que assustam e congelam tudo no caminho. Não o bastante, ela pega um martelo gigante e sai voando quebrando tudo o que vê pela frente.

Hel preside o “reino de Hel” ou seja, Helheim. Um mundo gelado onde aqueles que morreram sem honra vão parar. Ela é retratada como uma mulher onde metade é viva e a outra metade é morta.

O que “liga” essas Deusas é que elas exibem essas características de falta de paciência, capacidade de reconhecer tudo e de fazer julgamentos certeiros.

Hécate é interessante ser citada porque ela em si é considerada uma Deusa Tríplice. Ela sozinha apresenta as 3 faces da Deusa, a Jovem, a Mãe e a Anciã. Mas quando ela é representada “sozinha”, com uma cabeça só, geralmente é na face anciã.

Conheça a Deusa Anciã - Wicca e Bruxaria
Conheça a Deusa Anciã – Wicca e Bruxaria

A Face Oculta da Deusa

Apesar da Deusa Tríplice apresentar três faces distintas, nós sabemos que existe uma outra face. Esta face é chamada de “A Face Oculta da Deusa”.

Mas por quê oculta?

Porque nós não a vemos. Mas sabemos que ela existe.

Assim como a Lua Nova: não a vemos no céu, mas sabemos que ela existe. E ela tem suas próprias energias.

As Deusas associadas à face oculta da Deusa mostram características que misturam as outras 3 faces e ainda acrescentam muito mais mistérios, escuridão e força.

Manifestações da Face Oculta da Deusa

Exemplos de Face Oculta da Deusa - Kali, Lilith e Hécate
Exemplos de Face Oculta da Deusa – Kali, Lilith e Hécate

Abaixo estão algumas manifestações que são correspondentes à Face Oculta da Deusa:

Essas Deusas muitas vezes se assemelham à face Anciã por suas características “comportamentais”, mas suas imagens são mais associadas à Deusa Jovem.

Ninguém imagina Lilith fisicamente como uma anciã.

O mesmo para Kali e Ereshkigal.

Aqui a gente também pode “encaixar” Hécate novamente, inclusive.

São Deusas de “difícil” acesso, vamos dizer assim.

Conheça a Face Oculta da Deusa - Wicca e Bruxaria
Conheça a Face Oculta da Deusa – Wicca e Bruxaria

A Deusa Tríplice e as Fases Lunares

A Deusa Tríplce e as Fases Lunares
A Deusa Tríplce e as Fases Lunares

Nós da sociedade moderna, estamos sempre muito ocupados olhando pra frente e pra baixo.

Então nós nos esquecemos de olhar para cima e contemplar os astros. Principalmente de noite! 

É tanta luz por tudo que é lado que a gente quase não enxerga mais estrelas! 

Mas a Lua AINDA é visível e ela traz consigo um poder enorme que pode ser amplamente utilizado na bruxaria natural e na magia.

Considerando então a Lua uma manifestação da Deusa, nós conseguimos associar cada uma das fases lunares com uma face da Deusa. As fases Lunares são divididas em 4 momentos:

  • Lua Nova;
  • Lua Crescente;
  • Lua Cheia;
  • Lua Minguante.

E cada uma das fases da Lua está associada a uma Face da Deusa Tríplice:

  • Lua Nova -> Face Oculta da Deusa;
  • Lua Crescente -> Face Jovem;
  • Lua Cheia -> Face Mãe;
  • Lua Minguante -> Face Anciã.

Lua Nova e a Face Oculta da Deusa

Feitiços para Lua Nova
Feitiços para Lua Nova

Assim como a Lua Nova não é vista no céu, mas sabemos que ela está lá, a face oculta da Deusa é oculta. Nem sempre é possível ver, mas sabemos da existência. Nem sempre é possível entender, mas sabemos que tem significado.

Neste período temos estes tipos de energias predominando:

  • Renascimento;
  • Renovação;
  • Continuidade;
  • Oculto;
  • Mistério;
  • Momento de descobrir segredos;
  • Momento de guardar segredos;
  • Transformação total.

Portanto, trabalhar com a face oculta da Deusa nem sempre é recomendado pra quem está começando. É melhor começar com a face Jovem e ir “evoluindo” passando pela Mãe e Anciã antes de vir aqui.

Não que seja perigoso ou ruim, mas é legal ter essa experiência pelas 3 FACES antes de chegar aqui.

Lua Crescente e a Face Jovem da Deusa

Feitiços para Lua Crescente
Feitiços para Lua Crescente

Na Lua Crescente vemos metade da Lua no céu e ela “cresce” a cada noite. Essa fase da Lua está associada à face da Deusa Jovem, assim como à vontade de buscar conhecimento, experiências, e descobrir lugares e pessoas.

Trabalhar magicamente com a energia da Lua Crescente e com a face da Deusa Jovem é legal para os seguintes tipos de energia:

  • Crescimento pessoal;
  • Desenvolvimento de projetos;
  • Descoberta de caminhos e possibilidades;
  • Melhora de saúde;
  • Novos relacionamentos.

Portanto, se você estiver iniciando um projeto ou querendo por em prática alguma ideia, o melhor momento é durante a Lua Crescente para poder aproveitar melhor essas energias que estão em abundância ao nosso redor.

E trabalhar com a face Jovem da Deusa é justamente pedir para ter bastante energia para por por tudo em prática de maneira energética e com muita disposição!

Lua Cheia e a Face Mãe da Deusa

Feitiços para Lua Cheia
Feitiços para Lua Cheia

Na Lua Cheia nós vemos a Lua “completa”, cheia de luz. Esta é a fase da Lua mais cheia de energia, pronta para fazer tudo acontecer e alcançar todos os objetivos. Esta fase é associada à Deusa Mãe e o poder de fazer tudo acontecer, inclusive milagres.

Trabalhar magicamente com a energia da Lua Cheia é ideal para:

  • Conclusão de projetos;
  • Prosperidade;
  • Saúde;
  • Celebrações em geral;
  • Amor.

Portanto, na fase Cheia é legal a gente concluir o que foi começado na Crescente ou intensificar ainda mais o que foi começado lá! Como o poder da Lua Cheia é imenso e as Deusas Mães têm essa força de gerar e nutrir, esse é o momento de fazer tudo acontecer de verdade!

Trabalhando com esses aspectos, nós podemos ganhar uma energia e uma força que, de certa forma, não nos pertence, deixando tudo mais intenso!

Lua Minguante e a Face Anciã da Deusa

Feitiços para Lua Minguante
Feitiços para Lua Minguante

Na Lua Minguante a lua está “diminuindo”, né? Mas não é porque vemos “menos partes da Lua” que a energia seja fraca ou coisa do tipo. Não, nada a ver. A energia é bem forte e intensa, só que mais voltada a outras finalidades.

Esta fase da Lua está associada à face da Deusa Anciã. Então, como falei antes, é uma fase em que o poder é totalmente desconhecido, a arte não tem mais mistérios e é dominada. Mas a Deusa Anciã também não tem muita paciência e nem tempo para perder, então ela simplesmente se livra do que não é bom.

E é essa a energia da Lua Minguante! Ela é ideal para:

  • Banimentos;
  • Purificações;
  • Limpeza espiritual e energética;
  • Pausa nos trabalhos para refletir e se preparar para recomeçar na Lua Nova.

Portanto, nessa fase é legal dar uma parada em tudo para observar o que está certo e o que está errado ou precisa mudar. E aí são feitos os ajustes necessários, as limpezas necessárias, para continuar e/ou recomeçar!

Mas e se eu estiver iniciando um projeto e “cair” na Lua Minguante? Vai dar errado?

Não. Não vai. Mas como as energias dessa fase são mais voltadas para a limpeza e purificação, você pode iniciar o seu projeto já visando este aspecto, de já começar limpando e já deixando tudo limpo para as semanas seguintes.

Esbats – As celebrações da Lua Cheia e da Deusa Mãe

As fases da lua são ocasiões festivas desde a pré-história e, além dos oito Sabbats da Roda do Ano – que tem o Sol – O Deus – como referência, temos também os Esbats que são celebrações que marcam a Lua Cheia.

A palavra esbat vem do verbo francês arcaico esbattre que significa “alegrar-se”.

Durante um Esbat, reverencia-se a força vital, criativa, geradora e sustentadora do universo manifestada como a Grande Mãe. 

Há cantos, danças, histórias e meditações. No final é costume repartir pão ou bolo e beber vinho, suco de uva ou algum chá, brindando à Deusa Lua e ofertando à natureza em sinal de gratidão.

Pelo calendário Lunar, cada ano tem 13 Luas Cheias, portanto 13 Esbats. No nosso calendário atual, são 12 Luas Cheias e, de vez em quando, a 13ª Lua aparece e recebe o nome de Lua Azul. Para entender melhor isso, sugiro a leitura do post “O que é a Lua Azul?“.

A Lua influencia o desenvolvimento e o crescimento das plantas, o movimento das marés e dos fluidos corporais, o ciclo menstrual, a concepção, a geração e o nascimento de todos os seres vivos. 

Não há maneira melhor e mais imediata de fazer contato com nossa Deusa do que celebrar as suas fases.

Conclusão

Agora você sabe tudo o que precisa saber sobre quem é a Deusa Tríplice, quais são as suas faces e qual a relação dela com as fases lunares.

Desta forma, você saberá exatamente que tipo de feitiços e bruxarias fazer em cada fase lunar e quais manifestações da Deusa você deverá se conectar com!

Sendo praticante da Wicca ou uma Bruxa Natural, conhecer esses aspectos é de grande valia na hora de executar nossos rituais!

Abaixo você encontra um infográfico resumindo este post.

Fique à vontade para usá-lo em seu blog criando um link de volta para o Santuário Lunar.

Inforgráfico - A Deusa Tríplice e As Fases Lunares na Bruxaria e Wicca
Inforgráfico – A Deusa Tríplice e As Fases Lunares na Bruxaria e Wicca