Gayatri Mantra – O Mantra poderoso que vai mudar sua vida

Se você já está acostumado a ouvir Mantras e meditar, com certeza conhece o Gayatri Mantra. Contudo, você sabe a história deste Mantra? Sabia que ele é um mantra poderoso capaz de mudar a vida de qualquer um?

Assim como todos os mantras, ao ouvir, cantar ou entoar cada um deles, podemos usufruir de seus benefícios.

Gayatri Mantra o poderoso mantra que vai mudar sua vida

Conheça neste post um pouco mais sobre este mantra e ouça diferentes versões dele!

Qual é a origem do Mantra Gayatri?

De acordo com os Vedas, coleção de textos que explicam a criação e a origem do mundo na concepção Hindu, o Deus (Deva) Brahma criou o mundo material como conhecemos hoje. Entre suas primeiras criações estão o Rio Sarasvati, que foi personificado como a Deusa Sarasvati e se tornou sua esposa, e o Mantra Gayatri que foi personificado como a Deusa Gayatri.

Este mantra é dedicado à divindade Hindu Savita, deva solar. Por esta razão este mantra também é conhecido por Sāvitrī.

A primeira aparição escrita do mantra está no Rigveda, um dos quatro volumes que compões os Vedas. O Rigveda é o mais antigo dos quatro, sendo os outros três chamados Samaveda, Yajurveda e Atharvaveda.

Contudo, mesmo tendo seu primeiro registro escrito já num livro ancestral, estudiosos concordam que o mantra já era passado de forma oral muito tempo antes de ser escrito.

Acesse no botão abaixo a lista de livros relacionados aos Vedas e outros épicos Hindus:

Deusa Gayatri

A Deusa Gayatri, que personifica este mantra, é geralmente retratada com cinco rostos em que cada um olha para uma direção diferente. Ela geralmente está sentada numa flor de lótus vermelha que simboliza poder e riqueza.

Deusa Gayatri - Personificação do Mantra Gayatri
Deusa Gayatri

Como ela personifica o Mantra, não existem registros de episódios ou passagens específicos à Deusa. Apenas sabemos que ela possui o grandioso poder de trazer sabedoria, inspiração, de abrir os caminhos e de nos trazer força, assim como o mantra.

Por vezes ela também é representada de forma muito similar à da Deusa Sarasvati.

Benefícios do Gayatri Mantra

Os benefícios do Mantra Gayatri incluem a abertura da mente para a inspiração e para a sabedoria. Desta forma, conseguimos nos conectar com nós mesmos e com o divino em busca de novas ideias, novos caminhos e novas soluções para problemas já existentes.

Este mantra também tem o poder de irradiar a luz dentro de nós, fazendo com que nos sintamos mais fortes e sem medo de qualquer que seja o desafio ou situação.

Qual o significado do Gayatri Mantra?

Uma das interpretações do Mantra Gayatri sugere a seguinte frase: “Que o Deus Todo-Poderoso ilumine nosso intelecto para nos guiar pelo caminho justo”. Isso vai de acordo com os benefícios do mantra. O Deus Todo-Poderoso aqui citado se refere ao Sol Divino, de onde a luz se origina.

Letra em sânscrito

A letra em sânscrito é a seguinte:

Gayatri Mantra em sânscrito

Letra em português

O Mantra em português, fica:

Om
Bhuh Bhuvah Svah
Tat Savitur Varenyam
Bhargo Devasya Dheemahi
Dhiyo Yo nah Prachodayat

Versões para ouvir de Gayatri Mantra

A maioria dos mantras deve ser recitada, entoada ou cantada de forma individual. Portanto não existe uma forma “certa” ou “errada” para cada um deles. Com o Mantra Gayatri não é diferente e existem várias versões dele espalhadas pela internet.

Abaixo você encontra algumas:

Jesse Guelfi

Ouça a versão gravada por Jesse Guelfi no seu serviço de streaming preferido. No YouTube você encontra a versão completa, o Gayatri Mantra 108 vezes. Nos streamings é uma versão reduzida. Experimente ouvir quando for dormir. Você terá um sono bem leve.

Ouça no seu streaming preferido:

Deva Premal

A versão de Deva Premal deve ser a mais popular hoje em dia. Foi inclusive cantada por Cher ao vivo. Ouça no seu serviço de streaming favorito.

Sai Baba

A versão de Sai Baba é clássica e você pode ouvi-la durante a sua meditação.

Anuradha Paudwal

A versão de Anuradha é ótima para todos os momentos, é bem animada e muito linda! Ouça também quando for meditar e você notará a diferença:

Conclusão

Ouça o Gayatri Mantra sempre que desejar. Ouça esse mantra para meditar, para relaxar, para se inspirar e inclusive para dormir e ouví-lo enquanto dorme.

Quais as suas experiências com esse mantra?