Deusa Ukemochi – Deusa Xintoísta da culinária e do alimento

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

A Deusa Ukemochi é uma Deusa Xintoísta responsável pela culinária e pelos alimentos, principalmente os grãos.

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

QUem é Ukomochi?

Existem diversas divindades relacionadas com grãos, como a Deusa Inari, por exemplo. Ukemochi é, muitas vezes, vista como um aspecto da Deusa Toyouke (na imagem principal aqui) e da Deusa Ogetsuhime o que pode nos levar a entender Ukemochi como uma Deusa Tríplice.

Embora cada uma das três tenham histórias diferentes, no final todas elas são responsáveis pelo surgimento abundante de comida e todas estão relacionadas à Deusa Amaterasu de alguma forma e estão também relacionadas aos irmãos de Amaterasu, Tsukuyomi e Susanoo.

Confira abaixo um vídeo com as histórias de Toyouke, Ukemochi e Ogetsuhime:

Deusa Ukemochi - Ilustração
Deusa Ukemochi – Ilustração

Ukemochi, assim como Toyouke e Ogetsuhime, são Deusas tranquilas renomadas por oferecer banquetes e comida em abundância a todos que precisam. Todas elas fornecem alimento e grãos, usados por Amaterasu, para plantar campos de arroz pela Terra.

  • Atribuições: Deusa dos grãos, da nutrição, da abundância e da culinária.
  • Símbolos: Alimentos em geral, principalmente arroz, feijão, milho, trigo e nori (um tipo de alga comestível, muito usada na culinária oriental).
  • Local: Japão

Deusa Ukemochi – Deusa do Alimento

Deusa Toyouke, aspecto de Ukemochi
Deusa Toyouke, aspecto de Ukemochi, ilustração do site “Shinto Cocoro

A Deusa Ukemochi tem sua principal história contada no Nihongi. Conta-se que Amaterasu enviou seu irmão, Tsukuyomi, para visitar Ukemochi. Quando ele chegou até ela, a Deusa produziu um enorme banquete com 100 mesas repletas de comidas varias.

Ukemochi produziu este banquete através de sua boca, fato que deixou Tsukuyomi com nojo e raiva, pois ele considerou a comida “poluida”. Tsukuyomi então pegou sua espada e matou Ukemochi.

Tsukuyomi matou Ukemochi por achar que a comida era suja
Tsukuyomi matou Ukemochi por achar que a comida era suja

Da cabeça de Ukemochi surgiu o gado; Arroz surgiu de sua barriga e trigo e feijão surgiram de suas genitálias.

Amaterasu, entristecida com o ocorrido, não desejou mais ver Tsukuyomi e por isso Sol e Lua não se encontram. Ao mesmo tempo, Amaterasu ficou feliz em saber que Ukemochi havia se transformado em grãos e os utilizou para espalhar plantações pela Terra.

De acordo com o Kojiki, a história de Ogetsuhime é muito parecida com a de Ukemochi. Quando Susanoo foi expulso dos céus, ele foi atrás de Ogetsuhime em busca de comida. A Deusa preparou um banquete para ele, assim como Ukemochi, produzindo comida de sua boca. Susanoo não gostou da atitude e matou a Deusa cujo corpo produziu arroz, soja, feijão, bicho-da-seda e muito mais.

Susanoo matou Ogetsuhime também por achar que o banquete estava sujo.
Susanoo matou Ogetsuhime também por achar que o banquete estava sujo.

A Deusa Toyouke, por sua vez, não tem um final trágico. Ela era muito ligada a Amaterasu e por isso Amaterasu ordenou que ela tivesse seu templo transferido da província de Tamba para o Templo de Ise, onde Amaterasu está preservada. Desde então, Toyouke está em Geiku (Santuário Exterior) e Amaterasu está em Naiku (Santuário Interior).

Dica de leitura: Clique nos livros abaixo para saber mais sobre eles e para comprá-los. Ao usar estes links você colabora com o site e não paga nada extra por isso!

Ganhe 30 dias grátis de Kindle Unlimited

Deusa Ukemoci – Deusa da Abundância

Ukemochi, Ogetsuhime e Toyouke são Deusas que fornecem alimento em abundância e foram responsáveis por espalhar grãos que garantiram as plantações pela Terra.

Até os dias atuais estas Deusas recebem oferendas em seus templos, mas ao invés de ouro e preciosidades, elas recebem comida preparada com tanto amor quanto o que elas sentem pelo povo.

Deusa Ukemochi – Invocação

Ukemochi é uma Deusa que pode ser invocada para tornar sua vida abundante: seja de felicidade, de alimento ou de amor. Para invocá-la há um feitiço simples que pode ser feito:

Itens necessários:

  • Vela verde ou branca
  • Algo para desenhar na vela, pode ser um palito
  • Um pedaço de papel branco
  • Barbante

Use o palito para gravar algo na vela, deixe sua criatividade fluir através dos desenhos, kanjis ou letras que você quiser colocar. Escreva no papel o que você quer trazer em abundância para sua vida e amarre-o.

Acenda a vela e queime o papel enquanto recita ou mentaliza:

Deusa Ukemochi, Deusa do alimento e da fartura

Seja bem vinda trazendo abundância e ternura


Observe a vela enquanto ela queima e diga 7 vezes:

A chama dessa vela cresce tanto quanto a abundância ao meu redor.

Se possível medite em virtude de seu pedido até a vela queimar por completo. Pegue as cinzas e a cera que sobraram e as enterre juntas em um local afastado de sua casa.

Tarot da Deusa

Deusa Ukemochi - The Goddess Tarot
Deusa Ukemochi – The Goddess Tarot

A Deusa Ukemochi está presente no Tarot da Deusa de Kris Waldherr. A carta número XIII, Ukemochi, representa a A Transformação:

Após a sua morte, o corpo da deusa japonesa da comida Ukemochi foi transformado em suprimento alimentício para a humanidade. Sua cabeça virou gado, grãos brotaram de sua testa, plantas de arroz brotaram da barriga da Deusa, assim, a morte transformou-se em vida.

The Goddess Tarot (Official Guidebook)

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.