Home » Deusas » Juno – Deusa do matrimônio e da união

Juno – Deusa do matrimônio e da união

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

A Deusa Juno é a Rainha dos Deuses na mitologia Romana. Esposa e irmã de Júpiter, Juno não possui uma origem exata, apenas sabe-se que é uma das divindades romanas mais antigas, possuindo registros que datam do século V a.C..

Ela é a Deusa da união conjugal e da monogamia, sendo fiel ao seu marido, dando-lhe suporte e convicção apesar de Júpiter não lhe tratar da mesma forma. Diversas vezes ela foi traída com Deusas e mortais e teve sua ira provocada, causando as frequentes tempestades relatadas pelos romanos.

Após a chegada da cultura grega houve uma confusão entre os Deuses gregos e romanos e Juno foi rapidamente associada à Hera. Apesar das aparências uma não deve ser confundida com a outra, pois Juno foi uma Deusa importante com sua própria história.

  • Atribuições: Deusa do matrimônio, união conjugal, da perseverança e determinação.
  • Símbolo: Pavão, coroa dourada, lírio.
  • Local: Roma.
The Peacock Complaining to Juno por Gustave Moreau 1881
The Peacock Complaining to Juno por Gustave Moreau 1881
Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

O sexto mês do calendário

O mesmo calendário que usamos vigora em grande parte do mundo. Ele descende do primeiro modelo de calendário solar imposto por Júlio César em 46 a.c., onde o sexto mês, “Junho”, foi feito em reverência à Deusa Juno. É daí que vem a superstição de que este é o mês dos casamentos, pois todos os casais que se unissem sob a benção da Deusa teriam muita felicidade e paz durante toda a vida matriarcal.

Na antiguidade eram realizadas diversas festividades durante esse mês para honrar Juno, essas festas eram chamadas “junônias” e com o tempo coincidiram com as festas do catolicismo que comemoravam o nascimento de São João. Para atrair mais fiéis as festividades pagãs não foram extintas, mas lentamente assimiladas. Deu-se então o surgimento das festas juninas como conhecemos hoje.

Invocando Juno

Como uma representante da Deusa Tríplice, Juno também representa a Deusa Mãe da Wicca, a Lua Cheia, e este é o melhor período para um ritual em seu louvor.

Juno é invocada principalmente para auxiliar com problemas no casamento ou na preparação deste, mas estende suas bênçãos a todos que precisem de proteção e força durante um momento difícil.

Itens necessários:

  • Um punhado de moedas prateadas (se tiver moedas de prata é melhor)
  • Uma pena de ganso
  • Vinho tinto ou suco de uva
  • Uma tigela ou copo preenchido com 1/3 de água
  • Um prato ou uma bandeja

Não é necessário realizar o ritual ao luar, mas é feito preferencialmente durante qualquer dia do período da Lua Cheia. Relaxe e purifique-se como faria normalmente para qualquer outro ritual. Quando estiver pronto entoe o seguinte verso:

“Deusa protetora do sagrado feminino proteja a mim e ao meu destino”

Vá jogando as moedas na água uma por uma e tente pensar em qual situação você pede a guia e proteção da Deusa e em quais situações se mostrou forte e digno de recebê-la.

Quando elas acabarem, despeje o vinho/suco na água e medite sobre suas respostas em silêncio.
Sussurre sua gratidão à pena e deixe-a cair na água. Esta pena se torna consagrada com seus desejos, guarde-a como lembrança de suas bênçãos e quando seu pedido se realizar solte-a ao vento.

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Tarot da Deusa

Deusa Juno - The Goddess Tarot
Deusa Juno – The Goddess Tarot

Juno é uma das Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número V, Juno, representa o Tradição.

Juno teve a honra de ser a protetora, a padroeira do casamento e de outras cerimônias tradicionais de passagem na vida das mulheres. Acreditava-se que esta Deusa romana assistia e protegia todas as mulheres – do primeiro ao último suspiro.

The Goddess Tarot (Official Guidebook)
Categories Deusas

1 thought on “Juno – Deusa do matrimônio e da união”

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.