Deusa Durga – Deusa da Proteção e Deusa Mãe

A Deusa Durga ou Deusa Maa Durga (Mãe Durga) é uma das mais poderosas e importantes Deusas Hindus. Essencialmente, todas as Deusas são diferentes representações da mesma divindade para os hindus, sendo chamada apenas de “Deusa” ou “Devi”.

Você pode continuar a leitura para mais detalhes ou assistir ao vídeo abaixo:

A Deusa Durga aparece como umas das principais Devi e tem um papel muito importante como guerreira e protetora do mundo, sendo por isso conhecida como uma Deusa Guerreira e também uma Deusa da Proteção.

Deusa Durga - Deusa da proteção

Durga possui muitas faces e muitos nomes em várias ocorrências de sua mitologia. Ela é representada normalmente como uma bela mulher com dois ou três olhos e oito ou dez braços, segurando uma arma divina em cada mão.

  • Atribuições: Deusa da força, Deusa Guerreira, Deusa da proteção, Mãe do universo
  • Símbolos: Fogo, leões, tigres, vasilhas com arroz, colheres e itens amarelos em geral
  • Local: Índia
Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Deusa Durga – Deusa Guerreira

De acordo com a mitologia Hindu, quando o demônio búfalo Mahishasura (Mahish = búfalo e Asura = demônio) derrotou os Deuses comandados por Indra, seu reino de terror tomou conta do mundo. Os Deuses então se uniram e criaram uma emanação de Shakti, a energia feminina primordial. Esta emanação foi Chandi, a face feroz e incontrolável da Deusa Durga.

De acordo com a passagem “A Origem da Deusa a partir dos Deuses” do livro Classical Hindu Mythology, que traz uma tradução dos Puranas, temos a seguinte história:

Sua boca nasceu da energia que surgiu de Sambhu; da energia de Yama veio os cabelos de sua cabeça e da energia de Vishnu, vieram seus braços. Da energia da lua nasceram seus dois seios; de Indra, nasceu sua cintura. Da energia de Varuna, vieram suas panturrilhas e suas coxas e da energia em si vieram suas genitálias. Da energia de Brahma surgiram seus pés e seus dedos vieram da energia do Sol; da energia de Vasus vieram suas mãos e dedos e da energia de Kubera vieram suas narinas. Seus dentes surgiram da energia de Prajapati e seus três olhos vieram do Fogo. Da energia de dois crepúsculos vieram suas sobranchelhas e suas orelhas vieram da energia do vento.

O livro se encontra à venda na Amazon, em inglês:

A Deusa Durga foi presenteada com as armas dos Deuses e enfrentou Mahishasura com toda sua fúria. Um ponto interessante, observado pela autora do livro acima, é que as Deusas Hindu geralmente são casadas com Deuses e representam equilíbio ou dualidade. A exceção está na Deusa Durga e na Deusa Kali (manifestação de Durga) que não são casadas.

Quando Mahishasura percebe que está perdendo a batalha para Durga ele a pede em casamento dizendo que uma mulher como ela não deveria estar em um campo de batalha. A resposta de Durga é:

“Posso ser insuportável, mas há um desejo em meu coração, grande demônio. Somente aquele que me vencer em batalha será meu marido!”.

Logo em seguida o leão (ou tigre) de Durga ataca o búfalo do demônio e sua vitória se inicia.

Durga Ratri pintura de Abhishek Singh
“Durga Ratri” pintura de Durga feita por Abhishek Singh. Para comprar acesse o site do artista. Siga o artista nas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook 

Deusa Durga – Deusa da proteção

A palavra “Durga”, em sânscrito, é traduzida como um forte ou local que é difícil de cair. Por esta razão, Durga é sempre venerada como Deusa da Proteção. Os Hindus acreditam que a Deusa Durga protege seus devotos do mal e da miséria do mundo.

A Deusa Durga carrega em suas mãos diversos objetos que foram dados a ela pelos Deuses durante a batalha contra Mahishasura.  Os acessórios usados por Duraga também foram presentes dos Deuses. Alguns dos objetos são:

Algumas das armas e objetos dados à Deusa Durga e seus significados

  • Chakram: Dado por Krishna, ele gira ao redor do dedo indicador da Deusa sem jamais tocá-lo. Simboliza a justiça ou dharma.
  • Concha (ou búzio): Dado por Varuna, simboliza a palavra “Ohm”, um mantra que indica uma conexão com o divino através do som.
  • Arco e flecha: Dados por Surya, representam energia. Durga os segura na mesma mão, demonstrando seu poder sobre energia potencial e cinética.
  • Trovão: Dado por Indra, essa arma simboliza firmeza de espírito. O trovão pode destruir onde cai sem ser afetado, e assim deve ser o devoto de Durga, vencendo seus desafios sem perder confiança em si próprio.
  • Flor de Lótus: Dada pelo oceano, a flor não está totalmente desabrochada na mão da Deusa, simbolizando uma certeza de sucesso futuro, o acordar da consciência espiritual. A lótus é uma flor que consegue nascer em meio à sujeira (e seu nome em sânscrito, “pankaja”, significa isso), e isso representa o devoto que consegue se elevar espiritualmente em meio as adversidades.
  • Cajado: Dado por Yama, esse objeto representa conhecimento e intelecto afiado.
  • Lança: Dada por Agni, a lança destrói a negatividade e garante prosperidade.
  • Machado: Presente de Vishwakarma, essa arma atinge qualquer inimigo, independentemente de sua defesa. As bênçãos de Durga ajudarão quem a procura a derrotar qualquer ameaça.
  • Tridente (ou Trishul): Presente de Shiva, é um símbolo dos três Gunas (três qualidades em um humano): Satvva (força criativa), Rajas (manifestação) e Tamas (inércia). Os Gunas representam um triângulo de forças opostas e complementares, equilibrando a existência. Durga consegue dar a coragem necessária para lutar com seus males a alguém que está fora de sincronia com alguma dessas qualidades.
Guardian Durga pintura de Abhishek Singh
“Guardian-Durga” pintura de Durga feita por Abhishek Singh. Para comprar acesse o site do artista. Siga o artista nas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook 
Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Durga – Deusa Mãe

A Deusa Durga também é conhecida como Maa Durga (Mãe Durga). Assim ela tem seu lado protetor mais acentuado, protegendo o mundo contra ameaças.

A Deusa Durga também possui nove aspectos (que também são divindades por si só) que são homenageados durante os nove dias de seu festival, no mês de setembro. São eles: Skondamata, Kusumanda, Shailaputri, Kaalratri, Brahmacharini, Maha Gauri, Katyayani, Chandraghanta and Siddhidatri.

Além dessas diversas “existências”, Durga também possui muitos nomes: 108 exatamente. Durante os dias do festival Durga Puja, seus devotos rezam à Deusa em seus 108 nomes.

Invocando a Deusa Durga

O principal festival dedicado à Deusa Durga, o Durga Puja, acontece no final de setembro. Seus devotos agradecem à Deusa por seus feitos e pedem para que ela que continue oferecendo proteção.

Durante os 6 dias do festival são feitos diversos rituais para diferentes aspectos, e qualquer um que queira demonstrar devoção à Deusa Durga pode realiza-los. Contudo é importante estudá-los, assim como estudar o festival em si, para que sejam executados corretamente.

Abaixo você pode encontrar um simples ritual para pedir proteção à Deusa Durga, não necessitando de um estudo muito aprofundado. Recomendamos que o ritual seja feito durante a Lua Crescente ou Lua Cheia, para que os resultados cresçam.

Itens necessários para o ritual da Deusa Durga:

  • Vela
  • Incenso
  • Vasilha de arroz com colher
  • Símbolo de Durga (opcional, caso queira trabalhar algum aspecto mais aprofundado de si mesma(o). Para trabalhar o aspecto desejado, utilize algum símbolo que remete à arma equivalente carregada pela Deusa)

Não importando o período do dia, faça o ritual em um local calmo.
Acenda a vela e o incenso, meditando sobre seu pedido. Você pode utilizar o Mantra da Deusa Durga para facilitar a meditação:

“Om Dum Durgayei Namaha” que significa “Om e saudações à energia feminina que protege contra todas as formas de energias negativas”

Durga Shanti pintura de Abhishek Singh
“Durga Shanti” pintura de Durga feita por Abhishek Singh. Para comprar acesse o site do artista. Siga o artista nas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook 

Chame pela Deusa Durga e lhe agradeça pela proteção que ela concede diariamente, peça para que continue assim.

Agradeça novamente e deixe vela e incenso queimando.

Pode consumir o arroz ou enterrá-lo.

Sempre que quiser, acenda a vela novamente, remetendo seus pensamentos à Deusa para que ela lhe proteja sempre.

Deusa Durga - Deusa da proteção e Deusa Mãe (Pinterest)
Imagem de Durga usada anteriormente para ilustrar o post
Deusa Durga - Deusa Hindu da proteção e Deusa Mãe
Compartilhe Durga no Pinterest!

DanFF

Sou Daniel, Pagão e Bruxo. Criei o Santuário Lunar para ajudar a espalhar a magia da Deusa e suas diversas manifestações. Também criei Trismegistia para oferecer música pagã ao estilo New Age.

2 thoughts on “Deusa Durga – Deusa da Proteção e Deusa Mãe”

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.