Home » Deusas » Deusa Uzume – Deusa Xintoísta da dança e da alegria

Deusa Uzume – Deusa Xintoísta da dança e da alegria

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz parte do grupo no Telegram? Entre agora e receba notificações em primeira mão!

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

A Deusa Uzume (Ame-no-Uzume) é uma Deusa Xintoísta que transborda alegria e também é considerada a Deusa da Dança. É dito que Uzume foi quem criou o estilo de dança Kagura que cntinua a ser utilizado no Japão até os dias de hoje. Uzume também é considerada a Deusa do entretenimento em geral e Deusa dos atores e atrizes.

Uzume tem papeis fundamentais em duas passagens relacionadas à Deusa Amaterasu: 1) Quando ela se esconde numa caverna e decide nunca mais sair; 2) Quando ela envia seu neto, Ninigi, para ensinar técnicas de plantação de arroz para o povo da Terra.

Veja abaixo um vídeo com a história de Uzume e uma análise do arquétipo dela:

Deusa Uzume - ilustração
Deusa Uzume – ilustração
  • Atribuições: Deusa da dança, da alegria, da lealdade, da força e do amanhecer.
  • Símbolo: Leque, seios, Otafuku.
  • Local: Japão.

Após o episódio a dança em frente à caverna, Uzume e sua dança se tornaram tradicionais em cerimônias no Japão onde os feitos da Deusa são recontados.

Deusa Uzume dança para atrair Amaterasu

A Deusa Uzume é a grande responsável por encher a Deusa do Sol Amaterasu de curiosidade e alegria, fazendo com que ela saísse da caverna em que estava esconidida. Quando a Amaterasu decidiu se trancar em uma caverna, deixando tudo em total escuridão, muitas tentativas de trazê-la de volta foram feitas, porém nenhuma obteve sucesso.

Cansados e sem esperança, os deuses se reuniram na entrada da caverna e colocaram um grande espelho de cobre para que Amaterasu pudesse ver como ela era bonita e radiante. Mas como fazer para que ela, ao menos, olhasse para fora e se visse no espelho?

O Deus da Sabedoria Omoikane teve uma ideia brilhante e a Deusa Uzume foi a responsável por esta tarefa. Uzume virou um balde no chão, subiu e começou a dançar e festejar na frente da caverna, criando sua própria música e contagiando todos com sua alegria. Em um determinado momento, Uzume prendeu suas mangas, pegou seus leques e expôs seus seios e suas genitálias enquanto dançava.

Ame-no-Uzume
Ame-no-Uzume dançando em frente à caverna onde Amaterasu estava escondida. Ilustração do site “Shinto Cocoro

Os deuses que assistiam dança também estavam tomados pela alegria e começaram a gargalhar. Todo o barulho chamou muito a atenção de Amaterasu e, Uzume sabendo disso, recitou os seguintes versos:

“Hit futa miyo

Itsu muyu nana

Ya koko no tari

Momo chi yorodzu”

Que significa:

Deuses, olhem para a entrada da caverna

A Majestade aparece! Alegrem-se!

Nossos corações estão felizes

Vejam meus seios e meus membros

Amaterasu, curiosa, resolveu olhar para fora da caverna para ver o que estava acontecendo e, ao se ver no espelho, ficou deslumbrada com sua própria beleza e luz, finalmente decidindo sair da caverna.

Dica de leitura: Clique nos livros abaixo para saber mais sobre eles e para comprá-los. Ao usar estes links você colabora com o site e não paga nada extra por isso!

Deusa Uzume e o Deus Sarutahiko guiam Ninigi, neto de Amaterasu

O outro episódio em que a Deusa Uzume tem papel fundamental é no qual Ninigi, neto de Amaterasu, é enviado para pacificar o Japão e para ensinar as técnicas de plantação de arroz às pessoas. Em sua descida para a Terra, Ninigi encontrou diversos obstáculos.

Ninigi - Neto de Amaterasu
Ninigi – Neto de Amaterasu, com os três Tesouros Imperiais dados por Amaterasu: a sua espada sagrada (Kusanagi-no-Tsurugi), sua jóia (Yasakani no Magatama) e seu espelho (Yata no Kagami). Ilustração do site “Shinto Cocoro

Um destes obstáculos foi lidar com Sarutahiko, o líder dos Kami (deuses) terrestres e Deus da Confiança e da Superação. Sarutahiko bloqueou o caminho de Ninigi e não deixava que ele chegasse à Terra. Amaterasu ordenou que alguém fosse lidar com Sarutahiko, mas nenhum deus se dispôs, pois tinham medo de Sarutahiko, principalmente por sua aparência. Contudo, Uzume se dispôs e foi conversar com o Deus, com os seios à mostra e dando risadas.

Sarutahiko - Líder dos Kami terrestres
Sarutahiko – Líder dos Kami terrestres. ilustração do site “Shinto Cocoro

Uzume o convenceu a ser leal a Ninigi e, impressionado com a beleza e a ousadia da Deusa, Sarutahiko a pediu em casamento. E ela aceitou! Os dois então guiaram Ninigi.

Uzume acabou por se tornar Sarume no kimi, a líder do clã Sarume, onde a dança Kagura se originou.

Para saber um pouco mais de Ninigi, acesse o post da Deusa Konohana Sakuya, sua esposa.

Deusa Uzume encontra com o Deus Sarutahiko
Deusa Uzume encontra com o Deus Sarutahiko

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Setsubun – Festival da chegada da primavera

No dia 4 de Fevereiro é celebrado o festival Setsubun, que marca a despedida do inverno e a chegada da primavera. Durante o festival o chefe da família veste uma máscara de Otafuku e atira grãos de soja para fora da casa ou em outro membro da família vestindo uma máscara de Oni (demônio). Durante o ritual o chefe diz “Oni wa soto, fuku wa uchi” que significa “Saiam os demônios, entre a sorte!”.

A máscara Otafuku é um símbolo muito comum no Japão que traz alegria e boa sorte. Muito usada no teatro Noh, diz-se que a máscara é inspirada no rosto da Deusa Uzume que estava sempre alegre e cativava a todos.

Máskara Otafuku inspirada em Uzume
Máskara Otafuku inspirada em Uzume

Deusa Uzume – Invocação

Sabe aqueles dias em que você se sente meio triste? Ou aqueles dias em que parece que está tudo escuro, sem previsão de luz para iluminar o caminho ou as ideias? DANCE!

Uma boa maneira de se conectar com Uzume e invocá-la é fazendo o que ela mais gosta de fazer: dançar! Liberte-se da tristeza, solte os problemas, dance e cante livremente! Você pode também vestir uma máscara de Otafuku enquanto dança ou encenar o momento em que Uzume atrai a atenção de Amaterasu e a liberta da escuridão da caverna.

Divirta-se!

Leia também sobre outras Deusas Xintoístas:

[su_posts template=”templates/list-loop.php” posts_per_page=”0″ tax_term=”1090″ order=”asc” orderby=”title”]

4 thoughts on “Deusa Uzume – Deusa Xintoísta da dança e da alegria”

  1. já conhecia o festival da chegada da primavera. também é muito comum os animais se fantasiarem a carater hehe…
    Adoro essa Deusa e sua história… oh vale lembrar que a dança de Uzume deve no minimo ser realizada com leques e deve ser fervorosa.
    a equipe do blog Santuario Lunar, suas postagens são sempre boas… continue no caminho mágico

    bjs Chiyuga Airslin

    Reply
  2. Tirei a deusa Uzume no oráculo das deusas. Sempre tiramos nas mudanças de estação e é lindo que Uzume apareça para mim no inverno e numa fase complicada da vida, quando tenho que superar tristezas e dificuldades e quando tudo em torno me faz introspectiva e sisuda. Bem vinda Uzume, sua dança, sua alegria e sua capacidade de tornar tudo mais leve e divertido.

    Reply
    • Que a dança de Uzume traga felicidades e faça com que você passe por esse inverno com toda a alegria e leveza que merece, Mari!

      Abraços! 😀

      Reply

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.