Home » Deusas » Oxum – Deusa da água doce e da diplomacia

Oxum – Deusa da água doce e da diplomacia

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

Também chamada de “Senhora do Ouro”, Oxum é um Orixá feminino, filha de Iemanjá e Oxalá.

É a Deusa mais bela e vaidosa do Candomblé e também muito generosa e digna. É também dona da fecundidade das mulheres e trata todos seus filhos e devotos como verdadeiras joias.

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Oxum e o dom da adivinhação

Uma de suas histórias mais famosas é a de como obteve o dom da adivinhação.

Oxum queria saber o segredo do jogo de búzios que pertencia a Exu, só que este não queria lhe revelar.

Decidida a aprender, ela foi à floresta procurar algumas feiticeiras que lhe ensinaram magia em troca de oferendas para cada feitiço realizado.

Feito o trato, Oxum retorna para Exu, fecha a mão e lhe desafia a descobrir o que tem entre os dedos. Quando ele abaixa para ver melhor ela sopra um pó mágico de sua mão que o cega e faz seus olhos arderem muito.

Exu gritava de dor e dizia; “Eu não enxergo nada, cadê meus búzios?” Oxum, fingindo preocupação, respondia: “Búzios? Quantos são eles?” “Dezesseis”, respondeu Exu, esfregando os olhos. “Ah! Achei um, é grande!” “É Okanran, me dê ele”. “Achei outro, é menorzinho!” “É Eta-Ogundá, passa pra cá…”

Dessa maneira ela descobriu todos os segredos dos búzios e Ifá, o orixá da adivinhação, resolveu dividir este poder entre Exu e ela, pela sua astúcia e inteligência.

  • Atribuições: Deusa da água doce dos rios, do amor, do poder feminino, da beleza e da riqueza.
  • Símbolo: Coroa, leque, espelho, arco e flecha.
  • Local: África

Através da água doce

Tão longe de sua terra natal, Oxum também é muito cultuada no Brasil em todas religiões afro-brasileiras. Nela, seus fiéis buscam auxílio para a solução de problemas amorosos, na vida financeira e na proteção durante a gravidez.

Ela é associada com diversas “Nossas Senhoras” pelo Brasil afora. Na Bahia ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. No Sul do país, é muitas vezes associada com Nossa Senhora da Conceição e no Centro-Oeste e Sudeste é associada à Nossa Senhora da Conceição Aparecida ou somente Nossa Senhora.

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Invocando Oxum

Sendo a Deusa da água doce dos rios, sentar-se na beira de um rio ou cachoeira e harmonizar-se com a natureza é uma excelente forma para pedir proteção e bênção à ela. Caso não seja possível, entretanto, pode ser feito um pequeno ritual para agradá-la e fazer seus pedidos.

Itens necessários:

  • 5 velas amarelas
  • 5 velas brancas
  • Algum item de cobre ou ouro (opcional)
  • Recipiente com água
  • Incenso de erva cidreira, camomila ou calêndula (opcional)

O melhor dia da semana para se fazer este ritual é o sábado, visto que tradicionalmente é o dia associado à Oxum. Preferencialmente deve ser feito durante a Lua Crescente ou Lua Cheia para seus pedidos não minguarem.

Faça um círculo com as velas, alternando-as, e no meio delas coloque o recipiente com água.
Acenda as velas e jogue o item de ouro ou cobre na água enquanto faz os pedidos… pode pedir ajuda em problemas de amor, financeiros, proteção ou até auxílio e proteção para a gravidez se desejar.

Ao final agradeça à Deusa e recolha o que foi usado, os tocos de vela devem ser descartados em água corrente e o item de ouro ou cobre se torna um talismã para ser usado no dia a dia.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.