Néftis – Deusa da noite e da morte

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

Néftis ou Nebthet é uma Deusa do antigo Egito. Seus pais são Nut e Geb, Deuses do céu e da terra, respectivamente.

Ela é irmã de Osíris e Ísis e, tipicamente, as duas irmãs eram colocadas lado a lado em rituais funerários como protetoras da múmia. Também era mulher irmã de Set.

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Quem é Néftis?

Essa Deusa é conhecida como a “Deusa das utilidades” ou “Deusa da excelência”, pois alguns textos antigos a descrevem como aquela que representava assistência divina e proteção.

Sua representação é praticamente idêntica a de Ísis, contudo em sua cabeça está um cesto sobre uma coluna, representando o estabelecimento de uma casa.

Em alguns mitos ela é mãe de Anúbis, uma entidade também relacionada à morte.

A Deusa Néftis normalmente era também associada como a enfermeira mestre do Faraó no poder, curando-o e protegendo-o de inimigos, que eram incinerados com o fogo que saía de sua boca.

Devido a suas atribuições e parentesco, Néftis era claramente vista como uma força de transição mórbida porém crucial para o pós vida. O Faraó, por exemplo, tornava-se forte para enfrentar a jornada depois da morte por causa da interseção dela e de Ísis. Essa mesma força pode se aplicar a todos os mortos. De acordo com textos nas pirâmides, as Deusas faziam demônios tremerem de medo perante seus poderes e seus feitiços eram necessários para guiar os espíritos através de Duat, a terra dos mortos.

  • Atribuições: Deusa da morte, da lamentação, das utilidades, da noite e dos rios
  • Símbolo: Casa, cesto, pipa e invólucros das múmias
  • Local: Egito

Dois lados da mesma moeda

Néftis era sempre colocada junta de Ísis em rituais, pois elas se completavam e não necessariamente eram o oposto uma da outra. Podemos enxergá-la como a vida eterna em transição, um diferente reflexo de uma mesma realidade.

Essa Deusa também acompanhava o Deus Sol Ra em sua jornada pelo céu, porém durante a noite e, principalmente, enquanto ele passava com sua carruagem pelo Duat durante o crepúsculo.

Nas tumbas, Néftis era colocada na parte da cabeça e Ísis nos pés. Apesar de Néftis ser muito importante e representada por todo o Egito, não há nenhum culto específico para ela.

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Invocando Néftis

Como Néftis é uma Deusa relacionada à morte, à passagem, à noite e à continuidade, você pode trazer a magia dela em momentos em que precisa encerrar assuntos pendentes e seguir novos caminhos.

Não se esqueça de colocar o ankh representando Ísis e um cesto representando Néftis. Você também pode montar um altar que simbolize um sarcófago, colocando o símbolo de Néftis no topo e o de Ísis na parte inferior.

Medite. Tranquilize-se.

Agradeça às Deusas.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.