Home » Deusas » Deusa Hécate – Deusa das Bruxas e dos Caminhos

Deusa Hécate – Deusa das Bruxas e dos Caminhos

Olá, tudo bem? Você já faz parte do grupo no Telegram? Entre agora e receba notificações em primeira mão!

A Deusa Hécate é a única dos antigos titãs que manteve sua autoridade quando os Deuses tomaram o universo para si. Ela tem poder sobre a terra, mar e submundo e sempre foi honrada pelas divindades. Além disso possuía prestígio exclusivo de Zeus, que lhe deu o poder de conceder ou negar desejos à humanidade.

Você poder ver o vídeo abaixo sobre a Deusa Hécate ou continuar a leitura para uma sugestão de invocação!

A Deusa Hécate possui muito em comum com a Deusa Mãe da Wicca pois também é uma Deusa Tríplice. Ela é representada ora com três corpos, ora com três cabeças humanas (ou uma de serpente, bode e cavalo/vaca). Possui em suas mãos um par de tochas ou uma chave e uma adaga e em suas testas tiaras com a Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante.

Deusa Hécate - Estátua

Hécate sempre está acompanhada de três cães ou de Cérberus, o cão de três cabeças que guarda os portões do submundo.

• Atribuições: Deusa das bruxas, dos caminhos, das passagens, protetora do lar.
  • Símbolo: Par de tochas, cachorros, chaves e adagas.
  • Local: Grécia.

Deusa Hécate – Deusa das Bruxas

Sendo capaz de olhar em três direções diferentes, a Deusa Hécate é capaz de ver o destino. Ela enxerga o passado que interfere no presente e que poderia prejudicar o futuro. Devido à sua relação com encantamentos, feitiços (sobretudo com ervas medicinais) e com a noite, os Magos e Bruxas da antiga Grécia se tornavam seus grandes devotos. Hoje também, a Deusa Hécate é uma das Deusas mais populares entre as Bruxas.

É dito que a Deusa Hécate espalhava benevolência entre as pessoas, concedendo graças a quem as pedia. Dava prosperidade material e política, vitória nos jogos e batalhas, peixe abundante e gado saudável. Em troca, os moradores colocavam estátuas da Deusa na entrada das cidades e das casas e ao cair da noite deixavam alimento para seus cães na soleira da porta das casas ou em encruzilhadas em Y.

Acredita-se que ela patrulha as estradas em noites de Lua Nova recolhendo os mortos e surpreendendo os viajantes, sempre acompanhada de cães, espíritos e fantasmas. Hécate nunca pode ser vista e sua presença só é sabida pelos latidos ouvidos ao longe.

Foi a Deusa Hécate quem guiou a Deusa Deméter durante a noite em sua busca por Perséfone.

Perséfone, Hermes, Hécate e Deméter
Perséfone, Hermes, Hécate e Deméter (http://www.theoi.com/Khthonios/Hekate.html)

Deusa Hécate – Deusa das Mudanças

Hécate está presente nos momentos de necessidade e quando nos libertamos do passado que nos persegue. Ela também nos ajuda a encontrar um novo caminho através de novos começos. Nos auxilia a pensar de maneira correta apesar da confusão das ideias ou da flutuação dos nossos humores. Nos ilumina o caminho com suas tochas através das incertezas quando enfrentamos as inevitáveis mudanças de vida.

Hecate (1795) por William Blake
Kindle-Unlimited-30-dias-grátis

Hounds of Hekate – Trismegistia

Hounds Of Hekate (Trismegistia) Sinta o Poder