Home » Deusas » Brigid – Deusa do fogo e da alquimia

Brigid – Deusa do fogo e da alquimia

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz parte do grupo no Telegram? Entre agora e receba notificações em primeira mão!

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

  • Atribuições: Deusa da poesia, da alquimia, da medicina e das forjas
  • Símbolo: Fogo, poesia, sino, flecha ou lança, vaca, fontes de água e poços.
  • Local: Irlanda

Com muitos nomes e devotos, Brigid é uma Deusa Celta muito popular na Europa, sobretudo na Irlanda.

Ela é a Deusa do fogo, da fertilidade e do poder feminino, da cura, da medicina, da agricultura, da inspiração, da adivinhação, da feitiçaria… Brigid possui muitas associações e qualidades e no passado havia uma ordem na Irlanda formada somente por mulheres que se dedicavam a manter um fogo em sua homenagem continuamente aceso.

Essa Deusa muitas vezes é representada por três belas mulheres usando mantos: A Poetisa, a Médica e a Ferreira. Nessa forma ela é chamada de Tríplice Chama, pois o fogo alimenta as forjas, esquenta os experimentos alquímicos e incendeia a mente dos poetas.

Podemos dizer então que Brigid também é a Deusa Tríplice na Wicca, pois apesar de não ser considerada Donzela, Mãe e Anciã pelos Celtas, possui diversas qualidades dessas faces.
Sua história mantém semelhanças com as de outras Deusas do mundo antigo, uma vez que ela compartilha a importância da vaca com a Deusa Isis, suas cores (branco, verde e vermelho) são as mesmas de Kali, e seu aspecto inteligente e guerreiro também é muito similar ao de Atena e Freyja.
Ainda hoje Brigid é uma Deusa muito reverenciada e sua chama eterna ainda arde. Um dos quatro festivais religiosos celtas, um dos oito Sabbats da Wicca atual, é feito em homenagem à ela. O Imbolc acontece quando a terra está se recuperando do inverno e o sol se fortalece para a primavera, é uma época de comidas condimentadas, tochas e fogueiras. Tradicionalmente comemorado no dia 1º de agosto no hemisfério sul, cruzes de Brigid são feitas e uma figura em forma de boneca representando a Deusa é construída para passear pelas ruas das cidades e para proteger os lares.

Diversos credos

Brigid teve seu mito provavelmente originado como uma Deusa do Sol e ela é o melhor exemplo de “sobrevivência” em tempos cristãos. Ela foi canonizada como Santa Brígida pelo catolicismo e teve sua história ligada à de Jesus Cristo. Em contos mais antigos ela foi parteira da Virgem Maria, por isso passou a ser invocada por mulheres em trabalho de parto.

Uma história bem conhecida também é a que seu pai, um Druida prevendo a vinda do catolicismo, foi batizado por São Patrício e ela se tornou uma freira e posteriormente a abadessa fundadora da Abadia de Kildare. Estranhamente ela tinha o poder de apontar os bispos de sua área, mais estranhamente ainda ela exigia que eles também fossem ferreiros.

Invocando Brigid

Apesar do Imbolc ser comemorado em Agosto no nosso hemisfério, Brigid pode ser reverenciada em qualquer época do ano. Ela é a guardiã do lar e da família e também dá prosperidade e ajuda na colheita das sementes plantadas.

Este ritual preferencialmente deve ser feito durante a Lua Crescente ou Lua Cheia para que seus pedidos não minguem.

Itens necessários:

  • 1 vela verde
  • 1 vela vermelha
  • 1 vela branca
  • Leite
  • Sementes
  • Recipiente de metal

Purifique-se normalmente e disponha os itens no local onde fará o ritual.
Acenda as velas, coloque um pouco de leite no recipiente de metal e jogue as sementes nele.
Faça seus pedidos à Deusa, agradeça por sua luz que brilha diariamente mesmo quando não nos damos conta. Para finalizar, recite os seguintes versos:

“Brigid, Deusa Dourada. 
Brigid, Senhora do fogo. 
Brigid, Sol da humanidade, 
Guiai-me hoje e sempre!” 
 

Enterre as sementes para que elas cresçam e seus pedidos deem frutos. Não se esqueça de agradecer ao finalizar.

4 thoughts on “Brigid – Deusa do fogo e da alquimia”

  1. Omg,minha Mãe! Minha Deusa de devoção… Ah, amo ela
    ah é… Fiz o ritual,(momento testemunho) me curei de uma grave infecção dentaria!! Serio, deu super certo… Tiipo assim, instantaneo ( acho que é pq eu sou escolhida… Galera mais expert vai entender o escolhida).

    Reply
  2. Que ótimo, Isy! O "instantâneo" é a melhor parte!

    É fantástico sabermos que basta nos conectarmos com a Deusa e suas diversas formas para conseguirmos nos curar e obter prosperidade, sucesso, amor, saúde, etc.

    )O(

    Reply

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.