Roda do Ano e Sabbats – Calendário Pagão

A Roda do Ano é um calendário Pagão onde é possível observar oito celebrações, sendo estas chamadas de Sabbats. Enraizada na cultura Celta, a Roda do Ano se tornou muito popular por causa da Wicca e é amplamente seguida por Bruxas(os) na Bruxaria Moderna.

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

O que é a Roda do Ano?

A Roda do Ano representa o ciclo de vida, morte e renascimento. Logo, representa o fluxo constante de energia.

Através dela acompanhamos a trajetória do Deus Sol e sua relação com a Deusa, através dos oito Sabbats.

A Roda do Ano é um calendário Pagão onde podemos notar as raízes de diversas celebrações “modernas” como a Páscoa e o Natal, por exemplo.

Roda do Ano e os Sabbats
Licença Creative Commons
O trabalho Roda do Ano de Santuário Lunar está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://www.santuariolunar.com.br/roda-do-ano-e-sabbats/.

As festividades da Roda do Ano costumam ser feitas ao redor de uma fogueira, com muita comida e alegria. Mesmo assim elas são diferentes e cada uma delas tem um propósito e um significado diferente.

Nos dias atuais é comum montar um altar e realizar a celebração ao redor dele. Muitas Bruxas Solitárias fazem estas celebrações dentro de suas próprias casas. Covens costumam se reunir nas datas específicas para as celebrações.

Roda do Ano e Sabbats – Ebook gratuito

Baixe nosso ebook com o conteúdo desta página e mais outras gratuitamente para Kindle Unlimited.

Se você não for Kindle Unlimited, poderá usar de graça por 30 dias e cancelar se desejar.

Clique na imagem abaixo para ir até a página de download:

Baixe nosso ebook - Roda do Ano e os 8 Sabbats Grátis

Voltar ao topo

Ganhe 30 dias grátis de Kindle Unlimited

A Deusa e o Deus

A Roda do Ano descreve a vida do Deus desde seu (re)nascimento até sua morte. Além disso, também descreve a vida e todas as faces da Deusa.

As datas dos Sabbats estão intimamente conectadas à posição Solar que, por sua vez, refletem cada fase da vida do Deus.

O Sabbat Yule, por exemplo, ocorre no Solstício de Inverno e representa o renascimento do Deus Sol.

Enquanto o Sabbat Ostara ocorre no Equinócio de Primavera e representa a energia revitalizada tanto do Deus quanto da Deusa.

Seguindo a Roda do Ano e observando as mudanças ao nosso redor, é possível obter um entendimento profundo da natureza em si e da magia que nos cerca.

Voltar ao topo

Roda do Ano Celta ou Roda do Ano Wicca?

Ambos os termos significam a mesma Roda do Ano.

Os Sabbats presentes na Roda do Ano tem suas raízes na cultura Celta. Por isso é muito comum ouvir a expressão “Roda do Ano Celta”.

Existe uma discussão a respeito disso que afirma que os próprios Celtas não celebravam tais Sabbats, pelo menos não com estes nomes. De qualquer forma, cada um deles está ligado a algum aspecto desta cultura.

Em diversas outras culturas ancestrais também vemos as celebrações de Solstícios e Equinócios, as quais imediatamente remetem à Roda do Ano moderna.

O termo “Roda do Ano Wicca” também é bastante popular uma vez que foi através da Wicca de Gerald Gardner que a Roda do Ano, tal como conhecemos hoje, foi difundida.

Se desejar saber um pouco mais sobre esta discussão, recomendo a leitura do texto, em inglês, The Wheel of the Year – Valid or Not? (Roda do Ano – Válida ou não?) do bardo e Pendragon da Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas, Damh the Bard. As opiniões expressas por ele são equivalentes às minhas.

Voltar ao topo

Rodando o Sul ou Rodando o Norte?

Como as principais fontes de Bruxaria e os principais autores modernos sobre o assunto são do Hemisfério Norte, a Roda do Ano está, logicamente, toda estruturada à posição solar equivalente àquele hemisfério.

Cada Sabbat representa uma posição Solar e uma fase da vida do Deus Sol. Portanto, como citado acima, Yule ocorre no Solstício de Inverno, quando o Sol renasce após um longo período de escuridão.

As datas de tais eventos celestes aqui no Hemisfério Sul são invertidas. Enquanto no Hemisfério Norte se celebra Ostara, no final de Março, durante o Equinócio de Primavera, aqui celebramos Mabon, a segunda e última colheita antes do inverno, no Equinócio de Outono.

São energias diferentes.

No Hemisfério Norte estão entrando na Primavera e indo em direção ao Verão. A energia do Deus Sol cresce cada dia mais.

Aqui ele está no fim de sua vida, pronto para partir e deixar a Deusa sozinha. Estamos entrando no Outono e indo para o Inverno.

Há quem prefira seguir as datas do Hemisfério Norte. Há inclusive quem celebre o que chamam de “Roda Mista”, celebrando tanto Beltane e Imbolc ao mesmo tempo, por exemplo.

De fato, o importante é celebrar a natureza.

Voltar ao topo

Significado de Solstício e Equinócio

Solstícios e Equinócios exercem um papel fundamental na Roda do Ano.

É através deles e entre eles que ocorrem os Sabbats. Portanto, temos 2 Solstícios e 2 Equinócios por ano.

Entre cada um deles temos uma outra celebração, totalizando os Oito Sabbats.

Diagrama de Solstícios e Equinócios
Diagrama mostrando Solstícios e Equinócios. Mais informações no site Apollo11.com

O que solstício?

Em termos científicos, Solstício é um evento celeste que marca a posição mais alta ou mais baixa do Sol.

No Solstício de Inverno o Sol está em sua posição mais baixa e tende a aumentar. Ao chegar no Solstício de Verão, posição mais alta, a posição tende a diminuir.

O Sabbat correspondente ao Solstício de Inverno é Yule. No extremo Norte do nosso planeta é comum que, algum tempo após o Equinócio de Outono (Mabon), o Sol comece a desaparecer, deixando os dias cada vez mais escuros.

É em Yule que ele reaparece e, a partir daí, ilumina cada vez mais.

Para nós Brasileiros essa mudança é muito sutil, resultando apenas em “está anoitecendo mais rápido” ou “o dia está mais curto”.

O Sabbat correspondente ao Solstício de Verão é Litha. É quando o Sol está em seu auge. A partir daqui ele tende a ficar mais fraco.

O que é equinócio?

Equinócios, por sua vez, marcam as posições Solares em que dia e noite possuem a mesma duração.

No Equinócio de Primavera a posição do Sol está aumentando, rumo ao Solstício de Verão. É nesta época que a Terra está mais fértil, favorecendo a agricultura.

O Sabbat correspondente ao Equinócio de Primavera é Ostara. A neve derrete dando lugar ao verde novamente. Os animais saem de suas tocas e as plantas voltam a florescer.

No Equinócio de Outono a posição do Sol está diminuindo, rumo ao Solstício de Inverno. É nesta época que ocorre a segunda e última colheita do que foi plantado em Ostara.

O Sabbat correspondente ao Equinócio de Outono é Mabon. O Deus Sol está cada vez mais fraco, as folhas perdem o verde e começam a cair das árvores. A última colheita é feita.

Voltar ao topo

O que representam os Sabbats?

Os Sabbats da Roda do Ano

Cada Sabbat da Roda do Ano tem um significado diferente e representa uma fase diferente da vida do Deus Sol e da Deusa. Sendo assim, as bruxas trabalham as energias de cada um deles para lançar feitiços poderosos e também para celebrarem.

Abaixo está, de forma resumida, o que cada Sabbat representa. Você pode acessar o post individual de cada um deles para ler mais e para ver dicas de rituais para cada Sabbat.

  • Sabbat Samhain – Ocorre na noite do dia 30 de abril no Hemisfério Sul e na noite de 31 de Outubro no Hemisfério Norte. Representa a Morte e o Recomeço. O Deus Sol está morto e a Deusa está em sua fase Anciã. É o início do inverno Celta e do ano das Bruxas;
  • Sabbat Yule – Ocorre por volta do dia 22 de Junho no Hemisfério Sul e 22 de Dezembro no Hemisfério Norte, durante o Solstício de Inverno. Representa o Renascimento do Deus Sol no Solstício de Inverno, pois o Deus Sol volta a aparecer após meses de escuridão;
  • Sabbat Imbolc – Ocorre por volta do dia 2 de Agosto no Hemisfério Sul e 2 de Fevereiro no Hemisfério Norte. Representa o Crescimento do Deus Sol. O Deus Sol ainda é uma criança e é amamentado pela Deusa, sua mãe;
  • Sabbat Ostara – Ocorroe por volta do dia 22 de Setembro no Hemisfério Sul e 22 de Março no Hemisfério Norte, no Equinócio de Primavera. Representa a Vida que retorna à Terra; O Deus Sol e a Deusa estão cheios de vida e energia e o inverno é deixado para trás;
  • Sabbat Beltane – Ocorre no dia 1 de Novembro no Hemisfério Sul e 1 de Maio no Hemisfério Norte. Representa a Fertilidade. O Deus e a Deusa estão adultos e com toda energia fluindo por eles. A Terra está em seu momento mais fértil;
  • Sabbat Litha – Ocorre por volta do dia 21 de Dezembro no Hemisfério Sul e 21 de Junho no Hemisfério Norte, no Solstício de Verão. Representa Força. O Deus Sol está em seu auge. As plantas estão verdes e tudo o que foi plantado em Ostara e Beltane já começa a dar sinais de crescimento;
  • Sabbat Lughnasadh (Lammas) – Ocorre por volta do dia 2 de Fevereiro no Hemisfério Sul e 2 de Agosto no Hemisfério Norte. Representa a Fartura e a primeira colheita do ano. O Deus Sol está antecipando sua morte. Boa parte de sua energia é doada para o que está plantado, garantindo a primeira colheita e a fartura de alimento;
  • Sabbat Mabon – Ocorre por volta do dia 21 de Março no Hemisfério Sul e 22 de Setembro no Hemisfério Norte, no Equinócio de Outono. Representa a Gratidão. O Deus Sol já está bem enfraquecido. Em Mabon é hora de realizar a segunda e última colheita do ano. A Terra, junto com o Deus Sol, também já não apresenta muita força. As folhas caem, as plantas secam.

Voltar ao topo

Rituais de Bruxaria nos Sabbats

Os rituais de bruxaria feitos em cada Sabbat variam, porém possuem algumas características que frequentemente notamos:

  • A presença de um altar dedicado à Deusa e ao Deus;
  • Comidas e bebidas típicas de cada época;
  • Símbolos que representem Deusas e Deuses relacionados à época;
  • Símbolos que representem eventos comuns à época;

Abaixo, de forma resumida, está o tipo de ritual de bruxaria que geralmente é feito em cada Sabbat:

  • Ritual de Samhain – Rituais de Samhaim são feitos em honra aos ancestrais. Como este Sabbat marca o fim e o início, é comum que muitos bruxos o tomem como o verdadeiro “Ano Novo”;
  • Ritual de Yule – Rituais de Yule são rituais de agradecimento e de celebração do renascimento do Sol que trará fertilidade à Deusa e à Terra em breve;
  • Ritual de Imbolc – Rituais de Imbolc celebram a alegria da criança que cresce e traz com ela a promessa de uma nova época de fertilidade;
  • Ritual de Ostara – Os rituais de Ostara celebram a juventude do Deus e da Deusa que enchem a Terra de vida e alegria. Os animais saem das tocas e as plantas florescem novamente;
  • Ritual de Beltane – Os rituais de Beltane celebram esta fertilidade, a energia capaz de gerar vida;
  • Ritual de Litha – Rituais de Litha celebram a força do Deus Sol, capaz de banir todo o mal;
  • Ritual de Lughnasadh (Lammas) – Rituais de Lughnasadh celebram a fartura e a vida do Deus Sol encontrada em todos os seres;
  • Ritual de Mabon – Rituais de Mabon agradecem à energia do Deus Sol e da Deusa Mãe. Também há a preparação para a chegada do fim e do novo começo em Samhain;

Voltar ao topo

Conclusão

A Roda do Ano é um calendário Pagão que aponta as 8 festividades das Bruxas, os 8 Sabbats. Segui-la e celebrá-la nos permite entrar em contato direto com a natureza.

Nos dias atuais onde a maioria de nós mora em grandes centros urbanos, estar sempre em contato com a natureza para a prática da Bruxaria pode ser difícil.

Porém, com a Roda do Ano, torna-se fácil observar o movimento do Deus Sol e entender melhor as energias com as quais podemos trabalhar. É uma excelente forma de nos conectarmos com a Deusa e com o Deus.

Voltar ao topo

Teste seus conhecimentos

Faça os quizzes sobre a Roda do Ano e os Sabbats, teste seu conhecimento Bruxesco e desafie seus amigos!

DanFF

Sou Daniel, Pagão e Bruxo. Criei o Santuário Lunar para ajudar a espalhar a magia da Deusa e suas diversas manifestações. Também criei Trismegistia para oferecer música pagã ao estilo New Age.

20 thoughts on “Roda do Ano e Sabbats – Calendário Pagão”

    • Bom dia, Rhuan. A informação que você busca está na imagem no começo do página. Ela também se encontra nos posts específicos de cada Sabbat. Abraços.

      Reply
  1. Que e-book maravilhoso!!! adorei. Foi uma surpresa por encontrar algo tão organizado e com qualidade…. (qdo vi aí pensei em uma ou duas páginas, como muitos sites fazem enganando quem se interessa)
    Este é realmente muito bom!
    Gratidão e que a deusa providencie a realização de seus desejos!!!

    Reply
    • Oi, Meire! Muito obrigado pelo seu comentário!

      Pois é, o ebook ta bonito, né?
      Fiz com muito carinho para quem quiser acessar esse conteúdo offline a qualquer hora.

      Esses ebookzinhos (?) de 2 páginas são tristes, né? Total dececpção kkk

      Um abraço! )O(

      Reply
  2. Adorei a matéria sobre a roda do ano… totalmente explicativa e de fácil entendimento….estão de parabéns ? só gostaria de saber o que se usa em cada uma das comemorações…tipo oferendas aos Deuses…comidas,essa coisa!!! Obg?

    Reply
    • Oi, Marciane! Obrigado pelo comentário!

      Essa sua dúvida é bem comum e realmente eu não tenho ainda uma série explicando exatamente isso de forma mais direta. Vou fazer em breve!

      Enquanto isso, você já viu os rituais sugeridos para cada Sabbat?

      Caso não tenha visto, comece por Imbolc que é nosso próximo Sabbat. No finalda página tem os links dos outros: https://www.santuariolunar.com.br/roda-do-ano-ritual-de-imbolc/

      Abraços!

      Reply
  3. parabéns pelo texto, muito bem explicado. Mas infelizmente não consegui baixar o e-book pois não tenho cartão de crédito. Fiquei triste por isso. Mas tudo bem. Já valeu esse texto.

    Reply
    • Olá, Helen. Obrigado por seu comentário! Estou preparando um novo material sobre a Roda do Ano. Te aviso quando ficar pronto!

      Eu disponibilizava o livro em PDF e Kindle Unlimited. Aí, por questões contratuais com o Kindle Unlimited, tive que suspender o PDF.

      Reply
  4. Poxa, eu sou nova na wicca, comecei a estudar na pandemia, e muito obrigada pelo conteúdo, ficou bem explicativo!

    Reply

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.