Deusa Ísis – Deusa Egípcia do Amor e da Magia

A Deusa Ísis é uma Deusa Egípcia de grande popularidade nos dias de hoje. Representada com grandes asas em suas pinturas e adorada por milhares de anos no Egito, a Deusa Ísis representa a magia, o poder do amor e da proteção.

Você pode ver o vídeo abaixo sobre a Deusa Ísis ou continuar a leitura para saber mais sobre símbolos e uma sugestão de invocação!

Ísis Deusa Egípcia da Magia
A HISTÓRIA DA DEUSA ÍSIS - A Deus...

Ela é filha da Deusa Nut e do Deus Geb. De acordo com a mitologia Egípcia, Ísis veio da estrela Sírius para cuidar das pessoas e educá-las. Seu irmão e amante, Osíris, veio da constelação de Orion.

Deusa Ísis - Deusa Egípcia do Amor e da Magia

A Deusa Ísis tem um papel fundamental na morte. Em todos os ritos de morte ela era colocada aos pés do sarcófago e sua irmã, a Deusa Néftis, na parte superior. Ísis e Néftis geralmente aparecem juntas em muitas representações, incluindo nos Papyrus de Ani (O Livro da Morte). É dito também que a Deusa Ísis deu à luz a Hórus e Néftis o amamentou.

• Atribuições: Criação, Magia, Amor
  • Símbolos: Asas abertas, Ganso selvagem, Ankh
  • Local: Egito

Deusa Ísis – Deusa da Magia

A Deusa Ísis sofreu muito quando o seu irmão e amante, o Deus Osíris (Deus dos mortos e do renascimento), fora morto pelo irmão Seth (o Deus do caos). Ísis, entristecida com a perda de seu amor, rasgou suas roupas, se fez passar por uma pessoa normal e saiu em busca do corpo de Osíris.

Ao chegar na Fenícia, a Deusa Ísis se tornou empregada da rainha Astarte que não a reconheceu como Deusa no início. Após ter sua identidade descoberta, Ísis contou a Astarte sua história e a rainha revelou que o corpo de Osíris se encontrava no palácio. Ísis pegou o corpo de Osíris e o levou de volta para o Egito para ser sepultado. No entanto, Set, ao saber que a Deusa havia encontrado o corpo, conseguiu roubá-lo e desmenbrá-lo em quatorze partes.

Deusa Ísis e Osíris - Papyros de Ani
Deusa Ísis e Osíris. Parte de um dos Papyrus de Ani (Livro dos Mortos).

A Deusa Ísis não desistiu e saiu em busca de todas as partes. Não demorou muito e ela reuniu quase todas as partes, faltando apenas o pênis de Osíris. Com sua mágica, Ísis substituiu o pênis de seu amante por um pedaço de ouro. Ainda utilizando sua mágica, Ísis trouxe Osíris de volta à vida e conseguiu gerar um filho, o Deus Hórus.

Deusa Ísis – Deusa do Amor

Infinite Ísis por Sue Halstenberg
Infinite Ísis por Sue Halstenberg. Visite a página da artista.

A determinação da Deusa Ísis em encontrar o corpo de seu amante e, posteriormente as partes dele, nos mostra como é importante lutarmos pelo que amamos.

Mesmo não conseguindo encontrar o pênis, Ísis confiou em seus poderes para fabricar um artificial, do qual ainda conseguiu engravidar! Isto nos mostra que não importa qual seja a barreira que enfrentemos, sempre é possível superá-la.

A Deusa Ísis também é retratada carregando um ankh, uma cruz com forma oval em seu topo. Este símbolo simboliza a vida e a magia de Ísis, capaz de trazer a vida de volta a um corpo.

Deusa Ísis, Deusa Néftis e Deus Thoth com o Ankh
Deusa Ísis e Deusa Néftis ao redor do Ankh. Parte de um dos Papyrus de Ani (Livro dos Mortos).

Invocando a Deusa Ísis

Esta invocação foi retirada e adaptada do livro O Caminho da Deusa, de Patrícia Monaghan.

A invocação da Deusa Ísis pode ser feita em momentos em que precisamos de apoio sentimental, força para continuarmos nosso caminho ou em momentos em que precisamos confiar mais em nós mesmos. O mito da Deusa Ísis pode ser resumido em três etapas: a perda, a dor e a superação. Em todos os momentos difíceis de nossas vidas passamos por estas três etapas.

Uma boa maneira de se conectar com Ísis é montando um altar para ela, colocando o ankh como símbolo e simbolizando suas asas com penas. A partir daí é necessário pensar sobre o momento em que está passando e solicitar que Ísis traga sua magia para que você encontre a melhor maneira de superar este momento.

É importante frisar que invocar a Deusa Ísis não fará sua dor desaparecer instantaneamente. A Deusa ajudará a encontrar a maneira de superar o obstáculo, mas a tarefa dependerá também de você.

Tarot da Deusa

Deusa Isis - The Goddess Tarot

A Deusa Ísis está presente no Tarot da Deusa de Kris Waldherr. A carta número I, Ísis, representa a Magia.

A grande Deusa da fertilidade egípcia é um símbolo poderoso da transformação alquímica sugerida por esta carta. Somente ela possuía o nome secreto de Rá, O Deus governante, dando a ela seus poderes mágicos ilimitados.

Deusa Ísis - Deusa do Amor e da Magia (Pinterest)
Deusa Ísis – Imagem de destaque usada anteriormente

12 comentários em “Deusa Ísis – Deusa Egípcia do Amor e da Magia”

1. Adorei!
    Em algum momento li sobre a Deusa Ísis, resolvi reler e me deparei com vc.
    Obrigada por nós proporcionar a boa leitura e o conhecimento.
    Beijo no queixo!