Deméter – Deusa da agricultura e da fertilidade

Filha de Cronos e Reia, Deméter é a Deusa grega da terra cultivada, das colheitas, da fertilidade e das estações do ano. Conhecida como Ceres na mitologia Romana, teve o nome derivado da palavra cereal, assim se referindo a todos os tipos de grãos.

Essa Deusa não possui mito de origem certo, mas sendo filha de Rhea e neta de Gaia, era considerada como a reencarnação da Mãe Terra e cultuada em muitas comunidades rurais antigamente. Acreditava-se que andar com os pés em contato direto com a terra aumentava a conexão com Deméter.

Demeter a Deusa Grega da agricultura e abundância

Quem é Deméter?

Deméter é a aquela que rege a semente e o fruto, chamada às vezes de Senhora das Plantas. Ela tem uma profunda ligação com todos os aspectos da alimentação, do crescimento, do ciclo das safras, da colheita e da preservação dos alimentos.

Dedica-se a alimentar e cuidar do crescimento do corpo, dirigindo a maior parte de sua energia ao sustento e proteção de todas as criaturas em crescimento.

Ela teve vários filhos, inclusive com mortais, e os mais conhecidos são Perséfone, que representa a primavera, e Despina, que representa o inverno.

• Atribuições: Deusa da agricultura, da colheita, da fertilidade e das estações do ano
  • Símbolo: Cornucópia, feixe de trigo, milho, tocha, pão, foice
  • Local: Grécia

O rapto de Perséfone

É dito que em algum momento Hades raptou Perséfone e levou-a ao submundo, causando desespero de sua mãe. Deméter saiu pelo mundo afora procurando-a, sem comer nem descansar.

Decidiu não retornar para o Olimpo enquanto não encontrasse a filha e culpou a terra por ter aberto a passagem para o Deus do submundo levar sua filha.

Durante o tempo em que Deméter ficou fora do Olimpo a terra tornou-se estéril, o gado morreu, o arado quebrou e os grãos não germinaram. Sem comida a população sofria de fome e doenças. Zeus pediu a Hades que devolvesse Perséfone. Ele concordou mas antes deu-lhe para comer um bago de romã, fazendo-a ficar presa de certa forma ao submundo, pois quem comesse algo nessa região ficava obrigado a retornar.

Com isso ficou estabelecido que Perséfone passaria um período do ano com a mãe, e outro com Hades. O primeiro período corresponde à primavera, em que os grãos brotam, saindo da terra e o segundo é o da semeadura de outono, quando os grãos são enterrados, da mesma forma que ela volta ao submundo.

Festival da Deusa

O festival grego “Tesmofórias” era celebrado anualmente em outubro, no outono, em honra à Deméter e era exclusivo para mulheres. Eram três dias de celebrações pelo retorno de Perséfone ao Submundo.

Os iniciados compartilhavam uma beberagem sagrada, feita de cevada e bolos durante o festival. Uma das características da Tesmofória era uma punição aos criminosos que agiam contra as leis sagradas e contra as mulheres.

Sacerdotisas liam a lista com os nomes dos criminosos diante das portas dos templos das Deusas, especialmente Deméter e Ártemis. Acreditava-se que desta forma eles seriam amaldiçoados morreriam antes do término de um ano.

Invocando Deméter

Um dos rituais mais antigos do mundo era justamente dedicado a Deméter.

Os Mistérios Eleusinos eram cercados de magia e de, como o nome sugere, mistérios. Mesmo nos dias atuais pouco se sabe sobre o que de fato ocorria durante o ritual. Eles marcavam a iniciação das mulheres no caminho da Deusa.

Na Noite Sagrada algo acontecia que fazia com que as mulheres, que já possuíam consciência do poder da Deusa, seguissem de vez seu caminho.

Portanto, como forma de invocar Deméter nos dias atuais, você pode, como citado acima, andar com os pés descalços em contato direto com a terra para sentir a presença da Deusa.

Reconhecer que você está pronta(o) para seguir o caminho da Deusa e fazer sua iniciação com Deméter também é uma boa opção.

Ofereça à Deusa frutos e grãos frescos, pois, representando a agricultura e a fertilidade, é mais indicado fazer oferendas com produtos naturais ao invés de processados ou artificiais. Por exemplo, prefira oferecer uvas ao invés de vinho.

Esteja preparada(o) para receber todo o tipo de intuição que lhe ajudará por toda sua vida.

4 comentários em “Deméter – Deusa da agricultura e da fertilidade”