Home » Deusas » Deusa Lakshmi – Deusa Hindu da Riqueza e da Fortuna

Deusa Lakshmi – Deusa Hindu da Riqueza e da Fortuna

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

Neste post você vai saber quem é a Deusa Lakshmi, quais são seus símbolos, seus atributos, sua história e como invocá-la.

Elá e a Deusa da Riqueza, da Sorte e da Beleza. Foi ela que trouxe a graça de volta para todos os Deuses Hindus.

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Quem é a Deusa Lakshmi?

Lakshmi é uma Deusa Hindu que é considerada parte de toda mulher. Suas imagens geralmente mostram uma mulher com pele dourada e quatro braços simbolizando os objetivos da humanidade: Dharma (Busca de uma vida moral e ética), Artha (Busca de riqueza espiritual), Kama (Busca de amor, realização emocional) e Moshka (Busca de autoconhecimento).

Considerada a Deusa do Lar pela maior parte dos hindus, a palavra Lakshmi significa “boa sorte” e ela é reverenciada toda sexta-feira no altar da casa de seus devotos que se dedicam aos negócios, pois também é a Deusa da Fortuna e Deusa da Riqueza.

Deusa Lakshmi - Deusa Hindu da Riqueza

Lakshmi é aquela que, através de sua representação, atrai e gera prosperidade, pureza, generosidade, graça e charme. Porém, quando maltratada ou desprezada, ela traz desgraças e sofrimento.

Quais são os símbolos de Lakshmi?

Os símbolos de Lakshmi são:

  • A flor de Lótus, geralmente vermelha;
  • Moedas de ouro;
  • Elefantes jorrando água;
  • Jóias e pedras preciosas brilhantes.

Lakshmi é considerada:

  • Deusa da Fortuna;
  • Deusa da Prosperidade;
  • Deusa da Beleza;
  • Deusa da Fartura;
  • Deusa da Sorte;
Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Lakshmi – A Deusa da Fortuna, consorte de Vishnu

Lakshmi também é chamada de Sri. Durante a batalha dos deuses contra os Daityas, os deuses foram derrotados graças a maldição lançada por Durvasas que os deixou sem forças e sem sorte.

Os Deuses então chamaram Vishnu e pediram para que ele os protegessem dos Asuras. Resumidamente, Vishnu propôs que os Deuses eos Asuras se juntassem para bater o oceano de leite, provedor do nectar da vida que seria dividido para todos. Durante o evento, surge, de uma for de Lótus, Sri (Lakshmi) que traz de volta a força, a sorte e a fortuna a todos os Deuses e se torna consorte de Vishnu.

Lakshmi pintura de Abhishek Singh
“Lakshmi” pintura de Lakshmi feita por Abhishek Singh. Para comprar acesse o site do artista. Siga o artista nas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook

No texto Visnu and Sri do livro Classical Hindu Mythology a grandeza de Lakshmi e Vishnu é exaltada. Leia abaixo, em tradução livre:

Visnu e Sri

A eterna Sri, fiel a Visnu, é a mãe do mundo. Assim como Visnu permeia o universo, ó excelente brâmane, ela também. Visnu é significado; Sri é discurso. Ela é conduta, Hari é comportamento. Visnu é conhecimento; ela é insight. Ele é o Dharma; ela é uma ação virtuosa.

Visnu é o criador, Sri é criação. Ela é a terra e Hari é o mantedor da terra. A eterna Laksmi é contentamento, Ó Maitreya, o senhor abençoado é satisfação. Sri é vontade, o senhor é desejo. Ele é o sacrifício, ela é a cobrança. A deusa é a oferta de manteiga, Janardana é o bolo sacrificial. No sacrifício, Lakshmi é a cabana das mulheres, Madhusudana é o local sacrificial. Lakshmi é o altar, Hari a estaca de sacrifício. Sri é a lenha, o senhor a grama sagrada. O senhor tem a natureza do Sama Veda; A Sri nascida de lótus é o ugitha*. Lakshmi é o grito svaha; Jagannatha Vasudeva é o fogo que come oferendas.

* a parte principal do canto chamado saman.

Sauri, o senhor, é Sankara, e Laksmi é Gauri, excelente brâmane. Kesava é o sol, Maitreya, e a deusa que vive no lótus é a sua luz. Vishnu é o anfitrião dos Pais, Padma a oferenda svadha de nutrição constante. Sri é o céu; Visnu, o Eu de tudo, é um espaço aberto. O marido de Sri é a lua; sua beleza é a constante Sri. Lakshmi é fortaleza, promulgada no mundo, Hari o vento que tudo permeia. Govinda é o oceano, ó brâmane; Sri é a praia, grande vidente.

Laksmi tem a forma de Indrani**, enquanto Madhusudana é Indra. Visnu, o portador do disco, é personificado por Yama; Laksmi, moradora do lótus, é sua esposa. Sri é prosperidade; aquele que possui Sri é o próprio senhor da riqueza. Ilustre Laksmi é Gauri; Kesava é o próprio Varuna. Sri é a anfitriã dos deuses, brâmane chefe, e Hari é o senhor da anfitriã.

Aquele que tem uma maça na mão direita é confiança, Ó excelente nascido duas vezes; Laksmi é poder. Laksmi é o instante, o senhor o piscar de olhos. Ele é a hora; ela é o segundo. Laksmi é luz; ele é a lâmpada. Hari é tudo e senhor de tudo também. Sri, mãe do mundo, é uma trepadeira da floresta enquanto Visnu é uma árvore. Sri é a noite estrelada; o deus que carrega a maça e o disco é o dia. Vishnu, garantidor de desejos, é o noivo; a deusa que vive no lótus é a noiva.

Aparecendo na forma de um rio masculino é o senhor, enquanto Sri toma como um rio feminino. O deus de olhos de lótus é uma faixa; a moradora do lótus é a bandeira. Lakshmi é desejo, Ó Maitreya, e Jagannatha Narayana é ganância. Juntos Laksmi e Govinda são paixão e amor.

O que mais há para contar? Em resumo, digamos que entre os seres humanos, Hari é tudo o que é conhecido como masculino e Sri é tudo o que é conhecido como feminino. Não há nada além desses dois!

**Esposa de Indra

Você encontra o livro, em inglês, na Amazon Brasil.

Dica de leitura: Clique no livro abaixo para saber mais sobre ele e para comprá-lo. Ao usar este link você colabora com o site e não paga nada extra por isso!

Deusa da Riqueza, mãe de Ganesha

A Deusa Lakshmi não teve filhos. Em determinado momento de sua vida, a Deusa se viu cercada de riquezas porém sentia que algo faltava em sua vida. Shiva a alertou que faltava a experiência de ser mãe para poder compreender que apenas riqueza material não era suficiente para ser completamente feliz.

Lakshmi então recorreu à Deusa Parvati e pediu para poder adotar um de seus dois filhos. Parvati achou estranha a solicitação de Lakshmi, visto que ela era sozinha, viajava muito e não teria tempo para cuidar de uma criança. Lakshmi implorou e prometeu cuidar com todo amor e carinho que fossem necessários. Parvati aceitou e enviou Ganesha para ser filho de Lakshmi.

Lakshmi então se tornou completa e toda a sua riqueza, que antes sustentava seu ego, passou a sustentar também o amor e a generosidade. Lakshmi representa a riqueza e Ganesha representa a sabedoria. Não é possível possuir riqueza sem sabedoria.

Deusa da Prosperidade e perseverança

Através de seus ensinamentos, Lakshmi prega o esforço constante governado com sabedoria e pureza para obtenção de metas e prosperidade material e espiritual.

Lakshmi - Goddes of Light pintura de Abhishek Singh
“Lakshmi – Goddes of Light” pintura de Lakshmi feita por Abhishek Singh. Para comprar acesse o site do artista. Siga o artista nas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook 

Assim como outras Deusas Hindus a Deusa Lakshmi também é frequentemente associada com a flor de lótus, que floresce em águas limpas ou sujas. Esse é um simbolismo para a própria vida, pois mesmo não possuindo as condições favoráveis a lótus floresce mostrando que, com determinação e perseverança, tudo pode ser alcançado.

Como invocar a Deusa Lakshmi?

O Diwali é a comemoração mais importante do ano para os Hindus, é a celebração do ano novo, o festival das luzes. Ele tem a duração de pelos menos cinco dias e se destaca pela alegria das pessoas e pela intensidade das luzes a partir do anoitecer.

Acredita-se que Lakshmi e Ganesha visitem a todos durante esse período trazendo paz e prosperidade. É comum seus devotos se vestirem com roupas novas, compartilhar doces e comida com a família e acender lâmpadas à óleo.

Invocada para amor, fartura, riqueza, poder, saúde física e harmonia, Lakshmi despeja suas bênçãos em qualquer período do ano. Você pode invocá-la através de um de seus mantras “Om Shrim Maha Lakshmiyay Swaha” que signfica “Saudações àquela que oferece abundância“.

Tarot da Deusa

A Deusa Lakshmi está presente no Tarot da Deusa de Kris Waldherr. A carta número X, Lakshmi, representa a Fortuna e a Sorte.

A Deusa hindu da fortuna e da prosperidade. Acredita-se que Lakshmi seja atraída por jóias brilhantes, que são como as riquezas que ela concede aos seus adoradores favoritos.

Dica de leitura: Clique nos livros abaixo para saber mais sobre eles e para comprá-los. Ao usar estes links você colabora com o site e não paga nada extra por isso!

Deusa Lakshmi - Deusa da Riqueza e da Fortuna (Pinterest)
Lakshmi – imagem usada anteriormente no post
Deusa Lakshmi - Deusa Hindu da Riqueza e da Fortuna
Compartilhe Lakshmi no Pinterest!

2 thoughts on “Deusa Lakshmi – Deusa Hindu da Riqueza e da Fortuna”

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.