Ártemis – A Deusa protetora dos animais e das mulheres

Neste post você conhecerá a história de Ártemis, a Deusa Grega da Lua, protetora dos animais e das mulheres. Conheça também os símbolos de Ártemis, o arquétipo e mais.

Você pode assistir ao vídeo abaixo se desejar:

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Quem é Ártemis?

Ártemis, também conhecida como Artemísia, é a Deusa Grega da Lua e protetora dos animais, principalmente de fêmeas grávidas e de recém-nascidos.

A Deusa Ártemis corre livre pelas florestas protegendo esses animais contra caçadores e punindo os caçadores que não respeitam essa “regra” e insistam em caçar apenas por diversão ou caçar grávidas e filhotes.

Ela corre pelas florestas junto com várias Ninfas e evita ao máximo o contato com homens, mesmo sendo irmã gêmea de Apolo, Deus do Sol e da poesia.

A equivalente romana à Ártemis é Diana e em algumas tradições de bruxaria, Diana é adorada e sempre representada como uma grande Mãe, também representando a Lua e os poderes mágicos.

Estátua de Ártemis (Diana)
Estátua de Ártemis (Diana)

O nascimento da Deusa Ártemis

Ártemis é filha de Leto, a mais gentil de todas.

Leto é filha de Selene (Deusa da Lua anterior à Ártemis) e irmã de Astéria (Deusa das Estrelas e mãe da Deusa Hécate). Então a gente entende que Ártemis e Hécate são primas. Existem muitas relações entre as duas, inclusive, incluindo seus símbolos.

Pois bem, Zeus tentou estuprar Astéria, pra variar. Astéria se transformou em uma codorna e fugiu. Daí ela se lançou ao mar e se tornou uma ilha, mais tarde identificada como Delos. Na forma de ilha, Astéria não foi descoberta e escapou do ataque de Zeus.

Tempos depois, Leto foi estuprada por Zeus. Só que Leto engravidou e despertou a fúria da Deusa Hera, que a perseguiu.

Fugindo de Hera, Leto acabou indo parar na ilha de Delos, sua irmã. Lá ela conseguiu ficar em paz e deu à luz a Ártemis e a Apollo.

Ártemis ajudou a própria mãe no seu nascimento e no nascimento de Apollo!

Apollo & Ártemis
Estátua de Apolo e Ártemis

Ártemis e o trabalho do parto

Assim como Atena, Ártemis é uma Deusa virgem que decidiu não ter relações e nem se casar. Algumas versões atribuem esse desejo de se manter sozinha a um episódio trágico envolvendo Apolo.

Mesmo não tendo filhos, Ártemis é relacionada à procriação e ao momento do parto. Ela foi a parteira do próprio parto e do irmão, Apolo. Por esta razão é comum ver Ártemis associada à fertilidade, maternidade e à proteção de recém nascidos.

Meninas a partir de 9 anos de idade eram protegidas por Ártemis até chegarem a fase adulta.

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Ártemis e Órion: amor, ódio e morte

Existem diferentes versões sobre a relação entre Ártemis e Órion, o caçador, mas todas elas levam ao mesmo final: a morte de Órion e criação da constelação de Órion.

Apolo engana Ártemis

Em uma delas, Órion e Ártemis eram muito próximos e acabaram se apaixonando.

Apolo, tomado por ciúmes ao ver a irmã com outro homem, fez uma armação para separar os dois antes que eles se casassem. Apolo desafiou Ártemis numa espécie de campeonato para testar a pontaria da Deusa e sua habilidade.

Ele disse que duvidava da capacidade de Ártemis de lidar com o arco e flecha, então apontou uma série de alvos para a Deusa acertar. O último alvo era uma luz em movimento no meio do mar.

Ártemis acertou o alvo com total precisão. O alvo, já morto, óbvio, foi trazido pelas ondas.

Para a surpresa de Ártemis, o alvo era Órion. Quando ela percebeu que fora enganada pelo irmão e acabou matando o amor da vida dela, ela entrou num estado de raiva e de desilusão onde ela passou a desacreditar de toda e qualquer figura masculina.

Órion tenta estuprar Ópis

Em outra versão, Órion tenta estuprar Ópis, uma das seguidoras de Ártemis. Ópis, porém, também é um dos nomes de Ártemis.

Por isso existe uma sugestão de que Órion tentou, na verdade, estuprar a própria Ártemis.

Sendo Ópis a própria Deusa ou não, Ártemis mata Órion pela tentativa de estupro.

Órion se diz melhor que Ártemis

Em outra versão ainda, Órion sai espalhando fofocas de que ele era um melhor atirador de discos do que Ártemis. 

Ártemis que detesta gente mentirosa, vai e mata ele.

Órion se torna uma constelação

Órion então se tornou a constelação de Órion, iluminando o céu noturno. Dependendo da versão, ele passa a ser uma espécie de companheiro de Ártemis ou ele é “castigado” e fica preso no céu em forma de constelação.

Constelação de Órion
Constelação de Órion

De qualquer forma, após este episódio com Órion (e com Apolo) Ártemis se torna exclusivamente ligada à proteção de mulheres e de animais. Portanto, a conexão pessoal com Ártemis é melhor ser feita apenas por mulheres. A menos que, se você for homem, for pedir para ela proteger outra mulher ou um animal.

Símbolos de Ártemis

A Lua é o principal símbolo de Ártemis , principalmente a Lua crescente.

A Lua crescente, que representa a face jovem e selvagem da Deusa Tríplice em geral, sempre é relacionada à Ártemis de alguma forma. Em estátuas e pinturas é comum vermos a Lua crescente na testa de Ártemis em forma de tiara. Também é comum vermos o arco de Ártemis sendo comparado à Lua Crescente.

A Lua Crescente representa energia, expansão, força e conquista de objetivos. Essa energia está sempre presente com Ártemis, que é incansável na sua tarefa de proteção.

Ártemis (autor desconhecido)
Ártemis (autor desconhecido)

Outro símbolo é o cachorro. O cachorro também é símbolo de Hécate, mas de forma diferente. Com Ártemis, o cachorro simboliza a habilidade de explorar o desconhecido sem medo, de caminhar livremente por todos os mundos e também de proteger quem ele ama.

Ártemis - Jardins de Fontainebleau
Estátua de Ártemis com 3 cães, mostrando um aspecto tríplice

E mais um animal que representa a Deusa é o urso. Uma ursa mãe é considerada o animal mais feroz do mundo, matando e destroçando o que precisar para proteger os filhotes. Ártemis também é assim. Além disso, mulheres se vestiam de ursas e dançavam para Ártemis, em frente à estátua dela em Brauro.

Ártemis como ursa
Ártemis retratada como uma ursa

A planta Artemísia recebeu o nome Artemísia por causa da Deusa. Ela apresenta folhas meio prateadas e então ela foi associada à Lua, logo, à Ártemis. É dito também que Ártemis usava a planta para curar quem estivesse com parasitas no estômago.

Ártemis portanto sempre é reconhecida como uma Deusa livre, leve e solta.

Natureza em toda parte

Ártemis é uma Deusa que apresenta diferentes aspectos:

  • Ela é virgem;
  • Ela auxilia partos;
  • Ela é caçadora;
  • Ela é protetora dos animais;
  • Ela é guerreira;
  • Ela é livre;
  • Ela é ligada à fertilidade.

Ela simboliza a dualidade do bem e mal e da própria mulher, que pode ser amorosa ou feroz. Ora ela aparece como uma linda donzela, ora como uma grande combatente, protege as crianças e os animais, cuidando da vida e causando a morte de quem ameaça a natureza.

Ártemis alimentando animais
Ártemis alimentando animais

Tarot da Deusa

Deusa Diana - The Goddess Tarot

Ártemis, é uma das Deusas presentes do baralho do Tarot da Deusa. A carta número XVIII, Diana, representa a A Lua:

Na Roma antiga, Diana era honrada como a Deusa da Lua, das florestas selvagens e dos animais. A mudança da Lua representa os ciclos da natureza e da vida.

The Goddess Tarot

FAQ Geral

Quem é a Deusa Ártemis?

Ártemis é a Deusa Grega da caça, da lua, protetora das mulheres e dos animais selvagens.

Quais os símbolos de Ártemis?

Os principais símbolos de Ártemis são: A Lua Crescente, os cachorros e o urso.

Ártemis ou Artemísia?

Os dois nomes representam a Deusa. Artemísia é também o nome da planta dedicada a ela.

Ártemis ou Diana?

Diana é a equivalente Romana à Deusa Grega Ártemis.

Qual a relação entre Ártemis e Apolo?

Os dois são irmãos gêmeos, filhos de Zeus e Leto.

DanFF

Sou Daniel, Pagão e Bruxo. Criei o Santuário Lunar para ajudar a espalhar a magia da Deusa e suas diversas manifestações. Também criei Trismegistia para oferecer música pagã ao estilo New Age.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.