Deusa Sarasvati – Deusa Hindu das Artes e do Conhecimento

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

A Deusa Sarasvati (ou Deusa Saraswati) é a Deusa Hindu da Sabedoria, Deusa das Artes e Deusa do Conhecimento. Ela é a personificação do Rio Sarasvati e nasceu junto com as primeiras criações de Brahma, se tornando sua esposa.

A história da Deusa Sarasvati não apresenta muitos detalhes. Não temos grandes batalhas ou episódios marcantes como em outras Deusas Hindus.

Contudo, ela é muito venerada por seus poderes e principalmente por ser a personificação do Rio Sagrado Sarasvati. O povo local cultuava Sarasvati e seu poder de criar a vida por onde passava. A mesma habilidade do rio de fluir e criar seu próprio caminho é visto nos atributos da Deusa.

Sarasvati - Deusa Hindu das Artes e do Conhecimento

A Deusa Sarasvati é aquela que deixa o conhecimento divino fluir, sem barreiras. Ela também traz proteção e conforto às pessoas que a buscam.

  • Atribuições: Deusa das Artes, da Música e Conhecimento
  • Símbolos: Flor de Lótus Branca, Veena, Cisne
  • Local: Índia
Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Deusa Sarasvati – Deusa das Artes

As pinturas e estátuas da Deusa Sarasvati contém diversos significados simbólicos. Ela geralmente é representada com quatro braços sentada sobre uma flor de lótus branca com um cisne e um pavão.

Em uma de suas mãos, Sarasvati segura escrituras sagradas, enquanto em outra mão ela segura um rosário, símbolo de concentração e meditação. As outras duas mãos ela usa para tocar seu instrumento, o Veena, e deixar a música fluir e estabelecer a harmonia.

O cisne que carrega a Deusa Sarasvati representa a habilidade entre distinguir a diferença entre o certo e o errado e a capacidade de espalhar o conhecimento com responsabilidade.

O pavão, por sua vez, deseja estar no lugar do cisne, porém, como ele possui a tendência de se exibir e mostrar superioridade, ele ainda não está apto a atingir o estado de consciência necessário para poder carregar a Deusa.

O Lótus branco representa o conhecimento supremo.

Deusa Sarasvati – Deusa do Conhecimento

A Deusa Sarasvati está ligada a toda a manifestação de conhecimento e arte que possui fluidez. Todo o conhecimento deve seguir seu caminho, assim como o rio, e inundar outros seres com sua sabedoria.

Seja através de inscrições, de pinturas ou da música, o importante é sempre deixar o conhecimento livre.

Deusa Sarasvati - Pintura de Harsh Malik
“Musical Goddess SARASWATI – Healing Art” pintura de Sarasvati feita por Harsh Malik. Para comprar acesse a página da artista.
Ganhe 30 dias grátis de Kindle Unlimited

Deusa Sarasvati – Proteção e Sabedoria

No trecho “Sarasvati e o Rei Navaratha” do livro “Classical Hindu Mythology“, é contado como o Rei Navaratha escapou dos demônios que o perseguiam ao se refugiar no templo da Deusa Sarasvati e cultuá-la.

Leia abaixo, em tradução livre:

Navaratha era um rei correto que dava presentes e totalmente dedicado à virtude. Certa vez, enquanto caçava, ele viu um feroz Raksasa. Cheio de medo, ele fugiu. Enfurecido, aquele poderoso demônio Duryodhana, parecendo fogo, correu atrás dele com uma lança em sua enorme mão. Aterrorizado, o rei Navaratha viu, não muito à sua frente, um belo refúgio, o bem protegido santuário de Sarasvati. Alcançando-o em alta velocidade, o rei sábio viu diante de seus olhos a deusa Sarasvati, e saudou-a com a cabeça baixa e as mãos cruzadas. Este conquistador de inimigos a elogiou com palavras reverentes e caiu como um tronco no chão, dizendo: “Eu vim a você para ajudar! Eu adoro a grande deusa casta que está diante de mim, a divindade da fala, que é sem princípio ou fim. Eu louvo o ventre do mundo, Ó excelente Yogini, a esposa suprema do Embrião de Ouro, a deusa de três olhos,  coberta pela lua! Eu a honro aquela que conhece a suprema felicidade, uma porção da mais alta consciência, a encarnação da Brahman, proteja-me, suprema deusa, aquele que veio a você para refúgio!”

Enquanto isso, o furioso senhor dos demônios se aproximou do santuário da deusa Sarasvati para matar o rei. Arrogante com poder, com a lança erguida no ar, ele se preparou para entrar na retirada da mãe dos três mundos, que brilhavam como a lua. Ao mesmo tempo, uma criatura poderosa que brilhava como o sol no final da Era apareceu e abriu o peito do demônio com sua lança, derrubando-o no chão. “Saia rapidamente, grande rei; não há nada mais a temer neste lugar”, disse a criatura, “o Raksasa está morto!” Com um arco e um coração feliz, Ó chefe de brahmins, o rei Navaratha retornou à sua própria cidade, que era como a de Indra, destruidora de fortalezas. E lá, cheio de devoção, ele instalou uma imagem da deusa Sarasvati, adorando aquela senhora do deus com uma variedade de sacrifícios e de oferendas.

Você encontra o livro, em inglês, na Amazon Brasil.

Dica de leitura: Clique no livro abaixo para saber mais sobre ele e para comprá-lo. Ao usar este link você colabora com o site e não paga nada extra por isso!

Invocando a Deusa Sarasvati

Invocar a Deusa Sarasvati traz mais criatividade e sabedoria para nosso cotidiano. Quantas vezes estamos tentando criar alguma coisa, seja um texto, um desenho ou até mesmo um relatório no trabalho, e nos deparamos com um “bloqueio criativo”? Este bloqueio nada mais é que nossa própria mente colocando uma rocha gigante no caminho do rio da nossa imaginação.

Parar um pouco e meditar, concentrando-se em Sarasvati e solicitando que ela desfaça esta rocha e deixe o rio de da nossa imaginação fluir livremente, é uma excelente atividade!

Também podemos invocar a Deusa Sarasvati em momentos onde desejamos expandir nossa consciência e buscar respostas para questões mais complexas.

Outra forma de nos mantermos sempre em contato com a deusa é através das artes. Podemos sempre criar algo e dedicarmos à Deusa. Neste momento de criação entre você e ela, não se preocupe com técnicas ou modelos de criação. Se for fazer uma música, você não precisa entender totalmente sobre como compor uma música; Se for fazer uma pintura, você também não precisa conhecer todas as técnicas necessárias. Basta deixar seu trabalho fluir e dedicá-lo à Deusa!

Tarot da Deusa

Deusa Sarasvati - The Goddess Tarot

A Deusa Sarasvati está presente no Tarot da Deusa de Kris Waldherr. A carta número II, Sarasvati, representa a Sabedoria:

Sarasvati, a Deusa hindu da sabedoria e da cultura é a personificação da verdadeira sabedoria. Sentada sobre seu trono de lótus ela simboliza conhecimento espiritual e também o aperfeiçoamento das artes.

Deusa Sarasvati - Deusa das Artes e do Conhecimento (Pinterest)
Imagem destacada anterior de Sarasvati

Leia também sobre outras Deusas Hindus

Deusa Sarasvati - Deusa Hindu das Artes e do Conhecimento - Pintura por Harsh Malik
Compartilhe Sarasvati no Pinterest!

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.