Éris, a Deusa Grega do Caos e da Discórdia – Mitologia, história, símbolo e significado

Neste post você vai aprender sobre Éris, a Deusa Grega do Caos, da Discórdia e do conflito.

Você vai conhecer a história de Éris, como ela se encaixa na Mitologia Grega, seu símbolo, significado e vai conhecer também um pouco sobre a religião moderna que a tem como divindade central. Isso sem contar a confusão que ela criou com outras Deusas Gregas.

Abaixo você pode assistir um vídeo sobre Éris com todo esse conteúdo:

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

História da Deusa Éris

Para entendermos onde e como a Deusa Éris se encaixa na Mitologia Grega, devemos esclarecer, logo de início, que existem 2 “versões” de Éris, e isso gera alguma confusão.

Uma delas é uma filha de Zeus e Hera. Essa “versão” de Éris é bastante identificada com Enyo, uma Deusa da Guerra também associada à Ares.

Enyo é a Deusa que gosta de causar mortes, destruição e é louca por sangue. Ela tem uma fúria indomável. É dito que ela chega de mansinho e vai tomando proporções gigantescas, acabando com tudo o que tem no caminho. Bem como uma tempestade.

É nesta versão que conhecemos “Éris” como uma Deusa feia, rejeitada pelos pais.

Contudo, a outra “versão” de Éris, que é associada à discórdia e ao caos, é a filha mais velha da Deusa Nyx, a Deusa Primordial da Noite. É essa a Éris que vamos focar. A versão romana dessa Deusa se chama Discordia. A palavra Éris significa “conflito”.

Éris, filha de Nyx, tem vários irmãos que também representam aspectos complexos e geralmente negativos da vida. São eles:

  • Moros, sorte;
  • Queres, morte violenta;
  • Tânato, morte;
  • Hipnos, sono;
  • Os Oniros (Morfeu, Ícelos e Fantasos), sonhos;
  • Momos, sarcasmo;
  • Geras, velhice;
  • Oizus, angústia;
  • Nêmesis, justiça divina;
  • Filotes, amizade;
  • Apáte, engano;
  • As Moiras, Deusas do Destino;
  • Hespérides, deusas da primavera e fertilidade;

Pela natureza de Éris e dos irmãos, já da para perceber que ela não gosta de brincadeiras.

Filhos e Filhas de Éris

Éris teve muitos filhos e filhas e todos representam aspectos negativos e caóticos. São eles:

  • Ponos, dificuldades;
  • Lete, esquecimento;
  • Limos, fome;
  • Algea, dores;
  • Hisminai, batalhas;
  • Makhai, guerras;
  • Fonos, assassinatos;
  • Androktasiai, chacinas;
  • Neikea, desavenças;
  • Pseudeia, mentiras;
  • Logoi, histórias;
  • Amphillogiai, disputas;
  • Dysnomia, anarquia;
  • Ate, engano;
  • Horkos, pragas.

Quando Éris foi dar à luz à Horkos, o que representa pragas, quem ajudou no parto foram as Erínias. As Erínias, chamadas de Fúrias na Mitologia Romana, são Deusas que torturam as almas no submundo. Na versão Órfica, as três Erínias são filhas de Perséfone e Hades.

Engano, conflito e discórdia

O episódio mais famoso envolvendo Éris é aquele em que ela atira a maçã dourada da discórdia entre Hera, Atena e Afrodite. Logo mais você lerá sobre isso com detalhes.

Acontece que existe uma informação conflitante aqui! Segundo Patrícia Monaghan, quem jogou a maça dourada da discórdia não foi Éris, mas sim a sua filha Ate, instruída por Éris. Por convenção, Éris ficou conhecida pelo feito.

Mito de Éris – Caos e discórdia

Apesar de ser uma Deusa bastante conhecida, Éris não tem muitas histórias contadas na Mitologia Grega. Mas uma coisa é certa: quando ela aparece, há muito conflto, caos, discórdia e ódio envolvidos.

Uma dessas histórias involve o casal Aédona e Polytechno.

Os dois eram um casal feliz que cometeram um erro ao dizerem que se amavam mais do que Zeus e Hera. Então, ao que tudo indica, Hera pediu para que Éris fosse até o casal e plantasse a semente da discórdia.

Éris, obedecendo a Rainha dos Deuses, foi. Chegando lá ela viu que o casal estava trabalhando. Aédona estava tecendo e Polytechno estava fazendo uma prancha para sua carruagem.

A Deusa da Discórdia então disse que quem terminasse a tarefa por último teria que entregar uma escrava (sim, uma escravA, mulher) para o outro.

Aédona terminou primeiro, e parece que Hera a ajudou, só para que vencesse esse desafio imposto por Éris.

Polytechno ficou enfurecido por perder. Então ele deveria entregar uma escravA para a esposa como castigo. Sabe o que ele fez? Tomado pelo ódio, ele sequestrou a irmã de Aédona, a estuprou, a disfarçou e a entregou como escrava para a esposa.

Contudo, Aédona percebeu que a escrava era a irmã disfarçada e ficou enfurecida com o marido. Para se vingar, ela pegou o filho do marido, matou e o serviu como comida para ele.

Zeus e Hera ficaram tão chocados com tudo o que aconteceu que decidiram transformar a família inteira em pássaros.

Éris, claro, saiu ilesa.

Ganhe 30 dias grátis de Kindle Unlimited

A Maçã dourada da Discórdia

O episódio mais marcante envolvendo Éris é quando ela atira a Maçã Dourada da Discórdia entre três Deusas. Esse episódio marca o início de uma série de eventos que levam à Guerra de Tróia. Mais uma vez, Éris é quem planta a semente de discórdia e, como de costume, sai ilesa no final.

Tudo começa quando todo mundo é convidado para o casamento de Tétis e Peleu. Todo mundo menos Éris porque queriam evitar o tumulto e confusão.

Porém, Éris sabe do casamento e decide ir mesmo assim. Como ninguém a convidou, ela decide espalhar o tumulto com gosto. Então ela vai escondida e observa tudo.

Quando Atena, Hera e Afrodite estão próximas uma das outras, Éris atira uma maçã dourada com a inscrição “Para a mais Bela” ou “Para a mais justa”, existem variações (inclusive, como mencionado acima, quem atirou a maçã pode ter sido Ate, filha de Éris).

Éris havia roubado esta maçã dourada do Jardim das Hesperides e o jardim, originalmente, pertencia à Hera.

A maçã cai entre as 3 Deusas e surge a questão: Quem deveria pegar a maçã?

A Maçã Dourada da Discórdia por Jacob Jordaens em 1633
A Maçã Dourada da Discórdia por Jacob Jordaens em 1633

Então as 3 Deusas começam a discutir e Zeus fica com medo de tomar uma decisão. Qualquer uma que ele escolhesse faria com que ele enfrentasse a fúria das outras duas.

Para se livrar dessa culpa, Zeus decide delegar a decisão para um mortal chamado Páris. As 3 Deusas então, já tomadas pela discórdia, vão e tentam subornar Páris para poderem ser escolhidas e ficarem com a maçã dourada.

  • Hera oferece poder político;
  • Atena oferece conhecimento, principalmente bélico;
  • Afrodite oferece o amor da mulher mais linda do mundo.

Páris decide que Afrodite é a mais bela ou mais justa e entrega a maçã dourada para ela. Em troca ele “ganha” o amor de Helena de Esparta. Só que Helena era casada com o rei de Esparta, Menelau.

Isso origina a guerra toda, porque Helena é tirada do marido, rei de Esparta, e é levada para Tróia para ficar com Páris.

Éris - A Maçã Dourada da Discórdia - à mais bela
Éris – A Maçã Dourada da Discórdia – à mais bela

Símbolo da Discórdia

A Maçã Dourada acabou se tornando o símbolo de Éris e, logo, o símbolo da discórdia em si.

Quando olhamos as referências às maçãs na literatura, na mitologia e mesmo na religião, sempre encontramos assuntos polêmicos. Uma das razões é que a maçã é uma fruta brilhante e bonita, porém nem sempre é doce. E isso gera uma dualidade que explora o subconsciente em geral: é atraente, mas perigoso.

  • Na história da Branca de Neve, a maçã conquista a jovem que a come e fica enfeitiçada;
  • Com a Deusa Lilith e a fuga do paraíso, é uma maçã que atrai Eva e faz com que ela e Adão sejam expulsos por cometerem o pecado original;

Deusa Éris e o Discordianismo

Éris é equivalente à Deusa romana Discórdia e elas possuem um culto moderno chamado Discordianismo.

O Discordianismo é uma religião moderna onde os seguidores não seguem regras. Mesmo não havendo regras, existem algumas regras que podem, ou não, serem seguidas.

No Discordianismo o importante é a liberdade, principalmente a liberdade de criação. Para os discordianos, ou Erinianos, ordem e desordem são a mesma coisa. Tudo depende de como o “eu” interpreta uma ou outra.

E ambas fazem parte do Caos, onde tudo se cria.

Os Discordianos também dizem serem capazes de receber mensagens diretas de Éris através da glândula Pineal. Essas mensagens trazem insights e outras informações importantes.

Se você começar uma conversa com um Discordiano, se prepare para ouvir muitas coisas sem sentido, mas que podem fazer sentido, caso você queira que elas façam.

Você pode saber mais (ou não entender nada) sobre o Discordianismo e o Principia Discordia neste site.

Éris na cultura pop

  • Nas séries de TV “Xena – a princesa guerreira” e “Hércules – A lendária jornada”, Discórdia era uma antagonista fixa, sendo capanga de Ares, o Deus da guerra;
  • No desenho “Sinbad – A lenda dos sete mares”, da Dreamworks, Éris é a principal vilã. Ela controla diversos monstros e tem como objetivo tomar posse do livro da harmonia, para mergulhar o mundo no caos;
  • Na série de TV “The Librarians” é mostrada uma maçã dourada no episódio 5 da 1ª temporada. Ela é chamada de maçã da discórdia e transforma quem a segura na pior versão de si mesmo;
  • Em 2005 foi descoberto um planeta nos confins do sistema solar, o décimo planeta-anão se chama Éris e sua lua se chama Disnomia (Anteriormente o planeta foi apelidado de Xena, e a lua de Gabrielle). Esse nome foi dado devido à discórdia que sua descoberta causou entre os cientistas, pois muitos o consideravam sendo um asteroide;
  • “Os Cavaleiros do Zodíaco” teve seu primeiro longa metragem lançado em 1987, ele foi subtitulado de “O Santo Guerreiro” no Brasil. Nele, a Deusa Éris encarnada em uma jovem, sequestra Saori Kido, encarnação de Atena, para roubar sua vitalidade através de uma maçã dourada;
  • Podemos também encontrar Éris no popular conto A Bela Adormecida, em que uma fada “ruim” não é convidada para a celebração, e depois aparece, trazendo desgraça sobre todo o reino.

DanFF

Sou Daniel, Pagão e Bruxo. Criei o Santuário Lunar para ajudar a espalhar a magia da Deusa e suas diversas manifestações. Também criei Trismegistia para oferecer música pagã ao estilo New Age.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.