Home » Deusas » Inanna – Deusa do céu e da força interior

Inanna – Deusa do céu e da força interior

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

Na antiga Mesopotâmia, a Deusa Inanna era a divindade feminina mais cultuada. Em sumério seu nome significa “A Dama dos Céus” e ela é posteriormente personificada como a Deusa Ishtar.

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Quem é Inanna?

Inanna é uma Deusa aventureira de muitos mitos.

Entre eles é contado que ela decidiu descer ao submundo para visitar sua irmã, a Deusa Ereshkigal. Contudo, ao chegar lá, Inanna se deparou com 7 portões.

Para atravessar cada um deles, a Deusa deixou parte de suas vestimentas e seus talismãs protetores, chegando totalmente nua ao encontro com sua irmã. O olhar penetrante de Ereshkigal matou Inanna.

  • Atribuições: Deusa do céu, do amor, da sabedoria, da guerra, da fertilidade e do erotismo
  • Símbolo: Céu, nuvens, flores, árvores, guerras, nascimentos, rosa dos ventos e a pele
  • Local: Mesopotâmia

Como Inanna não voltou ao mundo dos vivos, seu consorte, Dumuzi, tomou o poder da cidade de Erech para ele, traindo a confiança de Inanna.

Contudo, o pai da Deusa criou dois monstros que foram ao resgate dela. Pelas regras do submundo governado por Ereshkigal, uma vez que uma alma pertence ao local, ela não pode mais sair. Inanna, desafiando esta lei, fugiu e, ao saber da traição de Dumuzi, ela o enviou para ocupar seu lugar no submundo.

Vários de seus mitos contam sobre o amor, sobre seus amantes e seu lado sensual, mas ela quase nunca é citada como a responsável por trazer a civilização ao mundo.

Seu pai Enki possuía as tabuletas do destino e as mantinha consigo, como verdadeiros tesouros. Com dó da humanidade, Inanna viajou à moradia de seu pai e foi muito bem recebida, com comida e vinho. Enki adorava a companhia dela e, após beber demais, prometeu dá-la qualquer coisa que desejasse.

Prontamente ela pediu as tabuletas e seu pai, sob os efeitos do álcool, não negou. Elas foram dadas à humanidade e assim a civilização como conhecemos teve início e prosperou.

Divina mulher

A descida de Inanna / Ishtar - Lewis Spence - Myths and Legends of Babylonia and Assyria 1916
A descida de Inanna / Ishtar – Lewis Spence – Myths and Legends of Babylonia and Assyria 1916

Como Vênus, Ísis, Afrodite e várias outras Deusas do amor, Inanna possui um lado sensual que é muito acentuado em suas histórias, fazendo-a dependente de heróis em algumas ocasiões para safar-se de problemas.

Contudo ela possui outras características fortes. Assim como Atena e Freyja ela é guerreira e sábia ao comandar seu povo ou proteger-se de estupro. Como Deméter, ela também é Deusa da fertilidade, fazendo a terra e as pessoas prosperarem sob seus olhos. Como Amaterasu, ela é Deusa do céu, presente na vida de seus devotos onde quer que estejam.

Inanna possui muitas qualidades e tem todas as características da mulher que assim como a Deusa Mãe sabe esbanjar amor e carinho quando merecido ou causar tempestades quando necessário.

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Invocando Inanna

A história de Inanna nos mostra o espírito livre e aventureiro da mulher. Contudo, de tão destemida, ela acaba sendo aprisionada no reino dos mortos pela própria irmã, Ereshkigal. Muitas vezes em nossas vidas passamos por experiências que parecem nos prender e, estas situações podem ser criadas por pessoas próximas.

Uma boa forma de invocar Inanna e solicitar força para superar alguma dificuldade é utlizar sua história como uma metáfora para seu problema. Prepare seu altar com velas e incensos de sua preferência. Coloque folhas e flores para representar a Deusa, desenhe sua estrela, abra o círculo mágico e comece a meditar, concentrando-se nas questões:

Como era a sua vida antes deste problema surgir? Pense em você e em Inanna enquanto aventureira, sem limites.

Qual a causa deste problema que enfrenta no momento? Relacione isto ao momento em que Inanna desce ao reino de Ereshkigal e fica aprisionada. O que você pode fazer para superar este problema? Visualize Inanna conseguindo se libertar e voltar ao mundo dos vivos.

Agradeça a presença da Deusa, desfaça o círculo e volte a se aventurar em sua vida!

Tarot da Deusa

Deusa Inanna - The Goddess Tarot
Deusa Inanna – The Goddess Tarot

Inanna é uma das Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número XVII, Inanna, representa o A Estrela.

Vestida de Estrelas, Inanna, a grande deusa da Idade do Bronze, foi honrada com o título de “Rainha dos Céus”.

The Goddess Tarot (Official Guidebook)

8 thoughts on “Inanna – Deusa do céu e da força interior”

    • Olá, Cristina! Muito obrigado pelo seu comentário! Fica de olho por aqui nas próximas semanas que vai ter uma grande novidade! 😀

      Reply
  1. Se arrependa de seus terriveis pecados!!! Abandone a pratica de bruxaria e adoraçao a ídolos pagãos. Isso é terrivel. Devemos adorar somente a Deus, O criador!

    Se voce nao se arrepender, o seu destino vai ser muito grave! Pense nisso. Voce ira pra um lugar de sofrimento indescritivel, de todas as maneiras e jeitos possiveis, nao somente fisico… Mas principalmente uma tortura psicologica E T E R N A, meu amigo, eu como EX-ATEU (nao teria porque mentir, inclusive me converti ha pouco mais de 6 meses, apos 9 anos de ateísmo e descrença total e vazio do transcendente)… Lhe aconselho a pesquisar sobre a Palavra do verdadeiro Deus e Criador. Você vai achar incrivel, completa, perfeita, imaculada, eterna e a Verdade!

    Eu como bom Catolico fico triste e com muito sofrimento por ver as pessoas se condenando desta forma, sem nem pensar realmente no que esta fazendo. E eu me senti no dever moral para com a minha religiao vir intervir nesse caso gravissimo do pecado de idolatria.

    Boa madrugada, estou torcendo para que voce possa buscar A Verdade, a unica! Paz pra voce meu caro 👍.

    Reply
    • Oi, Helder. Obrigado pelo comentário e pela preocupação.

      Acontece que eu cresci e vivi essa “Palavra do verdadeiro Deus e Criador”. Nasci em berço Católico e frequentei a igreja Católica por mais da metade da minha vida.
      Conheço muito bem e aprecio muito os princípios Crísticos. Aprecio somente estes princípios (que, convenhamos, poucos cristãos realmente os seguem), isolados da estruturação religiosa.

      Contudo, eu a achei limitante e cheia de falhas. Falhas estas que são encobertas pela palavra “mistério”.
      Sem contar os diversos outros fatores que com o tempo talvez você passe, ou não, a observar, já que é novo neste caminho.

      Se ela lhe convém, fico muito feliz. Se todos seguissem os princípios Crísticos, independente da “religião” cristã e suas vertentes, tudo seria muito melhor.

      No mais, não sofra por me ver livre e em harmonia com a natureza. Todos os Pagãos e eu não esperamos que alguém venha nos salvar e nem acreditamos num salvador. Temos a natureza e é ela que precisa de salvação no momento. Inclusive lhe convido a cuidar da natureza como uma criação do seu Deus, caso ainda não faça isso.

      Siga em paz e que o seu Senhor lhe acompanhe.

      E se/quando tiver curiosidade em buscar algumas “outras verdades” que foram usadas como base na criação dessa “verdade” que você agora conhece, recomendo a leitura do Enuma Elish que é citado neste post sobre Inanna.

      Abraços!

      Reply
  2. Muito interessante, é o tipo de deusa encontrada em todo várias religiões. Você tem recomendações de livros que abordam a essência de deusas como Inanna, Ísis, Atena?

    Reply
    • Olá, Fernando. Sim é muito interessante. O que eu acho mais interessante são as semelhanças que encontramos em diferentes partes do mundo.

      Sim, tenho alguns livros que sempre recomendo. Os da Patrícia Monaghan são os meus preferidos, aqui estão: https://amzn.to/3bLVzSf

      O Caminho da Deusa traz várias Deusas. Fiz um post sobre ele: https://www.santuariolunar.com.br/o-caminho-da-deusa-livro/
      Garotas Selvagens traz o aspecto jovem da Deusa em histórias.
      The Encylopedia of Goddesses and Heroines (não tem em português) é uma enciclopédia gigante com resumos sobre mais de 1000 Deusas e Horínas pelo mundo.

      Você conhece meu canal no Youtube? Já fiz vídeo sobre as 2 últimas que você citou:
      Atena: https://www.youtube.com/watch?v=t7wUuJ_T7VI
      Ísis: https://www.youtube.com/watch?v=KC08jAUPGbA

      Inanna eu vou levar um tempo ainda para fazer porque eu peguei um livro que está acrescentando muita coisa sobre ela e sobre a Mesopotâmia em geral. Aí vou terminar de ler primeiro.

      É isso.

      Abraços!

      Reply

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.