Deusa Konohana Sakuya – Deusa das flores e vulcões

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

A Deusa Konohana Sakuya-Hime é a Deusa que representa as flores e a vida, também representando as montanhas e os vulcões. Seu principal templo está localizado no Monte Fuji.

Também chamada simplesmente de Sakuya, esta Deusa também relacionada às cerejeiras que florescem, mostram sua beleza e logo desaparecem, representando o ciclo de vida e morte. seu nome é traduzido livremente como “princesa que desabrocha as flores da árvore”.

Konohana Sakuya - Ilustração
Konohana Sakuya – Ilustração

A Deusa Konohana Sakuya é filha de Oyamatsumi, o Deus que habita as montanhas. De acordo com o Nihongi, Izanami sofreu queimaduras mortais quando deu à luz a Kagutsuchi, o Deus do Fogo. Após isso, Izanagi se enfureceu e cortou Kagutsuchi em pedaços. Do seu sangue e cadáver, várias outras divindades nasceram, incluindo Oyamtsumi. Devido à isso, Oyamatasumi por vezes é considerado irmão da Deusa Amaterasu, sendo também filho de Izanami e Izanagi.

  • Atribuições: Deusa das flores e dos vulcões (sobretudo o Monte Fuji)
  • Símbolos: Flores de cerejeira (Sakura)
  • Local: Japão
Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Deusa Konohana Sakuya – Deusa das flores

Konohana Sakuya com flores e o Monte Fuji
Konohana Sakuya com flores e o Monte Fuji , ilustração do site “Shinto Cocoro

Quando Amaterasu enviou seu neto Ninigi para ensinar o plantio de arroz ao povo da Terra, ele foi barrado por Sarutahiko. A Deusa Uzume convenceu Sarutahiko a permitir a descida de Ninigi e os dois o guiaram pela Terra. Ao chegar na Terra, Ninigi encontrou e se apaixonou por Konohana Sakuya e a pediu em casamento.

Ninigi, neto de Amaterasu
Ninigi, neto de Amaterasu

Oyamatsumi enviou Sakuya e também enviou a irmã mais velha dela, Iwanaga-Hime, A Deusa das Rochas e da Resistência, da para se casar com Ninigi. Ninigi não gostou da aparência e Iwanaga-Hime e a devolveu para Oyamatsumi.

Iwanaga Hime - Deusa das Rochas
Iwanaga Hime – Deusa das Rochas, ilustração do site “Shinto Cocoro

Oyamatsumi advertiu que, por isso, a vida de Ninigi seria bela como a flor de cerejeira, porém acabaria rápido. Se ele tivesse vistou a essência de Iwanaga-Hime ele entenderia que mesmo a mais forte das tempestades não seria capaz de derrubá-lo, pois ele teria a resistência e força das rochas.

Devido a esta escolha, Ninigi se tornou mortal e, logo, todos nós também. Vivemos uma vida bela e rápida como a flor de cerejeira.

Deusa Konohana Sakuya – Deusa protetora

Após a noite do casamento, Sakuya ficou grávida, e Ninigi suspeitou que a Deusa tivesse engravidado de outra divindade. Ela enraiveceu-se com a acusação, e para provar sua virtude foi dar à luz em uma cabana de parto. Sakuya pôs fogo na cabana e disse que ela e nem as crianças seriam machucadas pelo fogo, e isso tornou-se verdade.

Em outras versões, Ninigi não duvidou de Sakuya, mas a irritou de propósito para provar que os filhos seriam Kami.

Ela e três crianças emergiram das chamas sem nenhum arranhão. Seus filhos são Hoderi (divindade dos tesouros do mar), Houseri (divindade dos mistérios) e Hoori (divindade dos grãos). O neto de Hoori, Jinmu, foi o primeiro imperador do Japão.

Dica de leitura: Clique nos livros abaixo para saber mais sobre eles e para comprá-los. Ao usar estes links você colabora com o site e não paga nada extra por isso!

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Deusa Konohana Sakuya – Deusa dos Vulcões

A Deusa Konohana Sakuya é chamada pelas pessoas para que ela as proteja das erupções dos vulcões e as proteja do fogo, assim como ela protegeu seus filhos.

Konohana Sakuya Hime - Ilustração por Lidia Alina
Konohana Sakuya Hime – Ilustração por Lidia Alina

A Deusa foi estabelecida como a divindade principal da montanha e até hoje permanece. Templos foram construídos em sua honra e ainda hoje é feita a cerimônia do fogo anual no Monte Fuji. Os devotos descem a montanha para trazer proteção à cidade contra o fogo e promover o parto facilitado.

Deusa Konohana Sakuya – Invocação

A Deusa Sakuya protege contra o fogo (que é um símbolo da renovação) e facilita o parto, seja ele literal ou não. É uma ótima Deusa para pedir proteção contra mudanças indesejadas e fazer as ideias ou conquistas florescerem.

Itens necessários:

  • Papel branco e lápis/caneta ou pincel e tinta
  • Vela (qualquer cor)
  • Incenso

Em qualquer período do dia, vá a um local calmo e acenda a vela e o incenso. Vá desenhando flores no papel enquanto faz seu pedido à Deusa, sem esquecer das bênçãos que ela proporciona.

Quando terminar, reflita como ela poderia agir em sua vida enquanto espera a tinta secar. Queime o papel com os desenhos na chama da vela. Ele será consumido, mas seus desejos prevalecerão.

Agradeça a Deusa e enterre os restos do ritual próximo a uma árvore, com exceção da vela, que deverá queimar até o fim.

Leia também sobre outras Deusas Xintoístas

[su_posts template=”templates/list-loop.php” posts_per_page=”0″ tax_term=”1082″ order=”asc” orderby=”title”]

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.