Home » Deusas » Deusa Amaterasu – Deusa Xintoísta do Sol e Mãe de todos

Deusa Amaterasu – Deusa Xintoísta do Sol e Mãe de todos

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz parte do grupo no Telegram? Entre agora e receba notificações em primeira mão!

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

A Deusa Amaterasu é a Deusa do Sol reverenciada no Japão. Possuindo o sol nascente como símbolo, todas as manhãs ela é saudada pelo povo através de orações e palmas. Amaterasu é uma das principais Deusas do Xintoísmo (Shinto). No Shinto a melhor denominação para Deusas e Deuses é “Kami”, portando é comum ver o nome Amaterasu-ōmikami que significa algo próximo a “Grande “Kami” que ilumina os céus”.

A Deusa Amaterasu é descrita como uma deusa radiante e bondosa que, além de luz, traz alegria e prosperidade para seu povo. Ela é filha o casal divino criador do mundo, Izanami e Izanagi, e possui dois irmãos: Tsukuyomi, o Deus da Lua, e Susanoo, o Deus das Tempestades e mares.

Deusa Amaterasu – Deusa do Sol

É dito que os primeiros imperadores do Japão eram descendentes diretos de Amaterasu. Inclusive a sua espada sagrada (Kusanagi-no-Tsurugi), sua jóia (Yasakani no Magatama) e seu espelho (Yata no Kagami), símbolo máximo da Deusa, são guardados até hoje como Tesouros imperiais.

Veja abaixo um vídeo com a História de Amaterasu:

  • Atribuições: Deusa do sol e dos céus, da agricultura e da tecelagem
  • Símbolo: Sol nascente, espelho, pipas e flechas
  • Local: Japão

Deusa Amaterasu – Deusa Mãe de todos

Amaterasu Omikami
Amaterasu Omikami, ilustração do site “Shinto Cocoro

A principal história envolvendo a Deusa Amaterasu conta quando ela se escondeu na caverna por tristeza. De acordo com o Kojiki, o principal livro que conta o mito de criação Xintoísta, Susanoo causava muitos problemas e por isso fora expulso dos céus.

Mas, dentre os problemas criados, um particularmente causou grande desgosto em Amaterasu. Susanoo começou a destruir campos de arroz e, numa destas destruições, ele jogou um cavalo morto no salão de tecelagem onde a Deusa se encontrava, causando ferimentos nela e matando uma de suas ajudantes.

Susanoo
Susanoo derrotando Orochi, ilustração do site “Shinto Cocoro

Entristecida, Amaterasu se esconde na caverna “Ame-no-Iwato” e o mundo todo fica em plena escuridão. Os campos começam a morrer, a vegetação não cresce mais, o frio toma conta de tudo e nem os Deuses conseguem reverter a situação.

Ninguém consegue convencer Amaterasu a sair da caverna. Temendo a escuridão eterna, o Deus da Sabedoria Omoikane tem uma grande ideia. Os deuses organizaram uma festa na entrada da caverna. Um espelho foi erguido para que Amaterasu visse seu próprio reflexo.

A Deusa Uzume começou a dançar. Ela ficou tão feliz dançando que acabou perdendo sua roupa, deixando à mostra seus seios. Ela então diz que os Deuses encontraram outra Deusa tão bela e radiante quanto Amaterasu. Logo, ela recita os versos:

Ame-no-Uzume
Ame-no-Uzume, ilustração do site “Shinto Cocoro

“Hit futa miyo

Itsu muyu nana

Ya koko no tari

Momo chi yorodzu”


Que significa:

Deuses, olhem para a entrada da caverna

A Majestade aparece! Alegrem-se!

Nossos corações estão felizes

Vejam meus seios e meus membros

Em meio ao barulho e às risadas dos outros Deuses, Amaterasu decide espiar para fora da caverna. Ao ver sua imagem refletida no espelho e, deslumbrada por sua própria beleza, Amaterasu sai da caverna.

Ela foi recebida com cantos de louvor e, comovida, deixou-se levar de volta ao seu palácio dourado, iluminando o mundo novamente.

Deusa Amaterasu saindo da caverna

Deusa Amaterasu – Deusa do Sol

Outra história importante envolvendo a Deusa Amaterasu se encontra no Nihon Shoki (Crônicas do Japão). Nesta crônica Amaterasu envia seu irmão Tsukuyomi para visitar a Deusa da comida Ukemochi.

Tsukuyomi
Tsukuyomi, Deusa da Lua

Tsukuyomi encontra Ukemochi e ela prepara um banquete para ele, criando toda a sua comida através de sua boca. Tsukuyomi acha tudo muito nojento e mata Ukemochi, deixando Amaterasu profundamente entristecida.

Desde então Amaterasu e Tsukuyomi não se encontram mais, assim como o Sol e a Lua.

Dica de leitura: Clique nos livros abaixo para saber mais sobre eles e para comprá-los. Ao usar estes links você colabora com o site e não paga nada extra por isso!

Deusa Amaterasu

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Amaterasu e o poder feminino

O mito da Deusa Amaterasu enfatiza o poder feminino. O afastamento da Deusa e a decorrente aridez e escuridão do mundo demonstram a importância da mulher, que deve ser respeitada, reconhecida e honrada como fonte de vida e energia.

Ao trazer seu brilho de volta, todo o Japão volta a prosperar, como se ela “desse à luz” novamente à Terra.

Deusa Amaterasu por Aya Kato
Deusa Amaterasu por Aya Kato

Deusa Amaterasu – Invocação

A Deusa Amaterasu está em todo lugar através da luz do sol. Mesmo em dias nublados ela agracia a terra com seu calor e bondade. Não há necessidade de invocar uma deusa que já se encontra tão presente entre nós, mas é comum saudá-la ao nascer do sol e refletir sua luz com um espelho pelos cômodos da casa para deixá-la entrar e trazer paz, energia e vida.

Uma outra forma de invocar a Deusa pode ser feita em momentos nos quais você deseje conselhos da Deusa. Por ser a Deusa do Sol, Amaterasu pode iluminar a sua mente e ofuscar ilusões que possam estar obstruindo o seu caminho.

Para fazer este ritual, primeiro pegue um espelho. Pode ser qualquer espelho que você tenha em sua casa ou um espelho que você queira usar especialmente para estas ocasiões. Curve-se diante do espelho, saudando a Deusa como os japoneses fazem. Em seguida olhe para dentro dos seus próprios olhos e chame Amaterasu por oito vezes, o número do infinito. Concentre-se e ouça as palavras da Deusa.

Dica da leitora Isy Goth: Utilize espelhos circulares e faça estes rituais, preferencialmente, durante o dia.

Esse ritual foi retirado do livro “O Caminho da Deusa” de Patrícia Monaghan.

Dica de leitura: O Caminho da Deusa de Patricia Monaghan. Ao comprar o livro utilizando nosso link você colabora com o site e não paga nada extra por isso!

Amaterasu na cultura popular

O nome Amaterasu é usado amplamente na cultura japonesa em Animes e mangás. Diversas personagens e magias possuem o nome da Deusa e geralmente estão relacionadas com o Sol ou o elemento fogo.

Contudo, a maior obra a usar o nome de Amaterasu é o jogo de videogame Okami onde a Deusa, encarnada em um lobo branco, é a grande protagonista responsável por trazer a luz de volta ao Japão e restaurar a natureza após o avanço das trevas.

Okami é um dos meus jogos preferidos! O livro de arte do jogo é impressionante e contém vários comentários dos criadores à respeito do design.

Okami HD, jogo disponível para PS4, Xbox One e Nintendo Switch

Leia também sobre outras Deusas Xintoístas

[su_posts template=”templates/list-loop.php” posts_per_page=”0″ tax_term=”1082″ order=”asc” orderby=”title”]

Deusa Amaterasu - Deusa do Sol e Mãe de Todos (Pinterest)
Imagem anterior do post da Deusa Amaterasu

2 thoughts on “Deusa Amaterasu – Deusa Xintoísta do Sol e Mãe de todos”

  1. Oh eu conhecia essa invocação usando o espelho, já participei de muitos Kamisans e gostaria de complementar a invocação dizendo: o aconselhável é espelhos circulares! E tais ritos fazer durante o dia!

    Bênçãos e Sucesso

    Reply

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.