Befana – Deusa dos presentes das crianças

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

La Befana” é conhecida na Itália como uma mulher sábia e dotada de poderes mágicos.

Ela atravessa os céus em sua vassoura ou burro voador, levando presentes às boas crianças como figos, nozes e doces na noite da Epifania. Àquelas que eram malcriadas, ela deixava um pedaço de carvão.

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Quem é Befana?

Sua aparência é muito próxima da tradicional bruxa que conhecemos, representada em desenhos e filmes: Idosa com uma vassoura e capaz de realizar magia.

Ela usa um xale preto e tem o rosto sorridente coberto de fuligem, pois entra nas casas das crianças pela chaminé. Na Wicca podemos associá-la à face Anciã da Deusa Tríplice, cujos aspectos são sabedoria, conhecimento e renovação.

Acredita-se que Befana seja descendente da Deusa Romana Strina, que é responsável pelos presentes dados no ano novo. As duas divindades distribuem mimos similares, promovendo a alegria entre os corações das pessoas.

Há quem diga que as duas são a mesma Deusa, e que Befana é uma consequência que surgiu da evolução do culto de Strina.

Atribuições: Deusa dos presentes, das crianças e da família.
Símbolos: Verbena, figos e folhas.
Local: Sicília.

Befana e o Natal

Befana é uma Deusa antiga, que pré-data o Cristianismo. Originalmente, pode ter sido uma divindade de espíritos ancestrais, florestas e da própria passagem do tempo.

Alguns estudiosos identificam essa Anciã com a Deusa grega Hécate.

Befana também é relacionada com a cultura Celta. Quando os Romanos habitaram os alpes, bonecos de vime eram incendiados em honra aos Deuses. A bruxa é nada mais que uma sacerdotisa conhecedora dos segredos da natureza. Inclusive, o carvão deixado às crianças desobedientes é um símbolo de fertilidade ligado às fogueiras sagradas.

Quando queimado, traz luz e calor, renovando-se em energia.

Como podemos reparar, ela também tem alguns traços em comum com o Papai Noel, cujo mito é apresentado a todas as crianças. Devido a isso, também é chamada de Bruxa do natal.

Uma de suas várias lendas conta que Befana era uma dona de casa comum e que passava seus dias cozinhando e limpando.

Um dia ela recebeu a visita dos Reis Magos, que a convidaram para acompanhá-los e prestigiar o nascimento de Jesus. Ela recusou, alegando que estava muito ocupada, e eles foram embora.

Mais tarde ela reparou em uma brilhante estrela no céu e seu coração a fez mudar de ideia. Ela saiu com doces e frutas para procurar o menino e levou sua vassoura para ajudar sua mãe, Maria, com serviços de limpeza.

Befana nunca encontrou Jesus, mas não desistiu de sua busca, e o procura até hoje. Na noite da Epifania ela visita todas as casas que têm uma criança e deixa presentes a todas àquelas que são boas, pois sabe que Cristo se manifesta em seus corações.

Ganhe 30 dias grátis de Kindle Unlimited

Comemoração de renovação

A Epifania, última festividade do período natalino, é considerada como um período de renovação. Os camponeses acreditavam que as predições e previsões do futuro eram criadas e as pessoas se reuniam ao redor de fogueiras, contando histórias fantásticas.

O banquete da Epifania ou La Festa dell’Epifania, em italiano, acontece dia 6 de Janeiro é um dia comemorativo cristão, também chamado de “Dia de Reis” aqui no Brasil. Nesse dia comemora-se a revelação de Deus como humano em Seu filho Jesus Cristo e a chegada dos Reis Magos para presenteá-lo.

Na comemoração tradicional são acesas fogueiras a noite e acontecem ritos de purificação e benção com água. A água preparada para os ritos é sagrada e possui propriedades de proteção, sendo usada em momentos críticos na vida familiar.

Invocando Befana

Befana é uma Deusa de renovação, portanto deve ser procurada quando você desejar que aconteça uma mudança em sua vida.

Esse ritual é potencializado na Lua Nova, porém não se deve fazê-lo nesse período caso não saiba trabalhar a energia dessa fase.

Itens necessários:

  • Algum alimento: frutas (preferencialmente figo, se você gostar), doces, pão…
  • Vela
  • Incenso de verbena (opcional)

Durante a noite, acenda a vela e o incenso em seu altar, ao lado do alimento.

Pense no que você gostaria de renovar, mas não faça planos e nem trace objetivos pois a Deusa tratará de realizar mudanças que lhe trarão felicidade.

Chame por Befana para que ela lhe presenteie e deixe a vela queimar até o fim.

Coma seu alimento com a certeza em seu coração de que uma renovação acontecerá.

Evite discussões e mal entendimentos, procure manter-se em sintonia com seu eu interior e com a própria Deusa.

Felicidade somente traz felicidade e a Deusa Befana garantirá que ela lhe seja entregue uma vez que você também a distribua.

Categories Deusas

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.