Ritual de Imbolc: Como celebrar Imbolc com 3 rituais diferentes

Buscando inspiração sobre como celebrar Imbolc, o Sabbat do crescimento? Aqui você encontrará 3 dias de rituais para lhe inspirar no dia da celebração! Cada ritual de Imbolc celebra a vida e o crescimento do Deus Sol, a alegria dos primeiros indícios da primavera.

Os rituais aqui apresentados foram retirados do livro “Wicca, A Religião da Deusa” de Claudiney Prieto, com adaptações.

Caso não conheça este Sabbat, leia em Sabbat Imbolc. Para entender mais sobre o assunto acesse Roda do Ano e os Sabbats.

Ritual de Imbolc Dicas para fazer
Sabbat Imbolc | O que é e como cel...

Ritual de Imbolc: Fazendo uma Boneca de Brigid (Brideog)

Roda do Ano - Ritual de Imbolc - Brideog

Este ritual de Imbolc consiste na confecção da Brideog, a Boneca de Brigid, que pode ser feita de palha, espiga de milho ou pano. Após confeccionada, a boneca é colocada numa cama ao lado de um bastão durante o Sabbat Imbolc, simbolizando a união entre a Deusa e o Deus.

Itens necessários para a confeccção da Brideog:

• 1 boneca de palha ou pano (preferencialmente feita por você);
  • 1 roupa branca para a boneca;
  • 1 cestinha de vime;
  • Palha de milho;
  • 1 pequeno bastão de madeira nas cores preta e branca.

Vista a roupa na boneca e cubra a cesta com a palha de milho. Durante a noite de Imbolc, acenda duas velas brancas ao lado da cama enquanto diz:

Abençoada seja Brigid, abençoada seja a Grande Mãe!

Coloque a boneca na cama e continue dizendo:

Brigid chegou. Seja bem-vinda à sua cama. Abençoada seja a Virgem. Abençoada seja a Mãe.

Coloque o bastão na cama, junto com a boneca:

Este é o Bastão Sagrado, o símbolo do Deus. Que a união da Deusa e do Deus traga luz e fertilidade à Terra.

Eleve a cesta enquanto fala:

Brigid chegou, seja bem-vinda. Seja bem-vinda, Brigid! Seja bem-vinda, seja bem-vinda!

Apague as velas. No dia seguinte coloque a boneca, sem as roupas, pendurada na sua porta e deixe lá até o próximo Imbolc. Isto trará proteção, prosperidade e fertilidade para sua casa.

Ritual de Imbolc: Roda de Velas

Outro ritual de Imbolc é a confecção da Roda de Velas que coroa uma jovem, representando a Deusa Virgem. A coroa também representa a Roda do Ano.

Também pode-se utilizar a roda no altar.

Itens necessários:

• 8 castiçais;
  • 4 velas vermelhas;
  • 4 velas laranjas;
  • Cola;
  • Folhas de alumínio;
  • Lápis;
  • Folhagens verdes;
  • Papelão.

Trace uma circunferência no papelão do tamanho que você deseja sua Roda de Velas. Marque com o lápis a posição das oito velas e então cole os castiçais nas posições. Após a secagem, forre o papelão com o alumínio e enfeite com as folhagens. Após isto coloque as oito velas, sempre intercalando as cores.

Coloque a roda sobre seu altar e acenda durante a noite de Imbolc, invocando a Deusa em sua face Donzela.

Ritual principal de Imbolc

Para este ritual de Imbolc você vai precisar de:

• 1 Roda de Velas;
  • 1 Cálice com vinho;
  • 1 Vassoura Mágica;
  • 1 Buquê com flores;

Coloque a Roda de Velas no centro do altar. Trace o círculo mágico. Após delimitar o espaço sagrado varra o seu círculo cantando:

Vou banindo pela Terra e Ar. Vou banindo pelo Fogo e mar. Vou banindo, vou banindo para purificar. Vou banindo, vou banindo para exterminar. Espiral, espiral, espiral; Sugue o que há de ruim, leve todo o mal

Enquanto canta, mentalize toda a negatividade e azar sendo banidos da sua vida. Varra e cante até achar que é necessário. Quando terminar, faça a seguinte invocação:

Brigid dos mantos e do fogo na lareira,
Brigid do cabelo entrelaçado,
Amiga das mulheres,
Mulher sábia,
Filha de Danu.
Inflame suas chamas em nossas mentes e corações,
Faça-nos suas harpa, sua forja, para que possamos curar, inspirar e transformar.
Guie todos os caminhos através de mim.

Acenda as velas da Roda e, a cada vela acesa, mentalize um desejo. Quando todas as velas estiverem acesas, diga:

Com estas luzes eu abro caminho para que a Primavera chegue com toda a sua fertilidade.A partir de agora a força do Sol cresce e que sua luz possa fertilizar a Terra.Que assim seja e que assim se faça!

Ande com o buquê de flores ao redor do círculo, fazendo os seus pedidos. Coloque-o sobre o altar enquanto diz:

Eu ofereço estas flores à Donzela
Homenageio o Espírito da Natureza, pedindo-lhe que o solo se torne novamente fértil e que as sementes possam germinar.

Pegue a taça de vinho, eleve-a aos céus, dizendo:

Eu homenageio a Donzela e a luz crescente do Sol.

Beba um pouco do vinho e faça uma libação (ato de oferecer o vinho em honra aos Deuses). Cante e dance em homenagem aos Deuses. Agradeça aos Deuses.

Destrace o círculo mágico.

Roda do Ano e a celebração dos Sabbats