Last Updated on / Atualizado em
by DanFF
O Sabbat Lughnasadh, pronunciado Lúnasa, também conhecido como Sabbat Lammas, é comemorado, na Roda do Ano, com as colheitas. Ele é popularmente conhecido como a primeira colheita das Bruxas.
É neste período que toda a abundância da Terra está à disposição de todos. É dito que o Deus Lugh, filho do Sol, se sacrifica pelo bem das pessoas e fortalece os grãos para que sejam colhidos.
Os grãos colhidos, principalmente o trigo, desta época são usados para a produção de pães. O pão, como sendo símbolo do corpo do filho de Deus nas religiões cristãs, provavelmente teve sua inspiração aqui.
Você pode assistir o vídeo abaixou e/ou continuar lendo o post:

- Hemisfério norte: 1 de Agosto
- Hemisfério sul: 1 de Fevereiro
- Cores: Vermelho, marrom, laranja e amarelo
Alguns grãos oriundos desta colheita são guardados para a próxima plantação. Assim, o Deus Lugh poderá ressuscitar na próxima primavera, no Sabbat Ostara.
Roda do Ano: Sabbat Lughnasadh e a Primeira Colheita

No Sabbat Lughnasadh os frutos dos trabalhos realizados no Sabbat Ostara e no Sabbat Litha são colhidos. A Roda do Ano se mostra como um fluxo contínuo de energias. O Deus Sol se prepara neste momento para sua morte, e, por isso, cede toda a sua energia aos grãos plantados e as sementes para que uma grande colheita possa ser realizada e para que ela ainda de mais frutos no Sabbat Mabon.
No Sabbat Lughnasadh (ou Sabbat Lammas) o Deus Lugh é honrado e, em sua homenagem, os grãos aqui colhidos são transformados em pães que são oferecidos aos animais e às Fadas. A Deusa também é honrada e a ela são destinados agradecimentos pela prosperidade, abundância das colheitas e pela promessa do retorno do Sol depois que ele partir.
O pão é um alimento simbólico pois possui em seus ingredientes os quatro elementos: Terra (grãos, farinha, sal…), Ar (que o permite crescer), Água (origem de toda a vida) e Fogo (ao ser aquecido) e o Sabbat Lughnasadh é ideal para agradecermos a presença de todos os elementos, das alegrias da vida e da abundância.
Muito comum em Lughnasadh é a confecção de bonecas de milho e figuras de pão. A boneca é colocada no altar durante a celebração do Sabbat e, no ano seguinte, ela é queimada e substituída por uma nova.
Roda do Ano: Sabbat Lughnasadh e a morte do Deus Sol
No Sabbat Lughnasadh o Sol começa a ficar cada vez menos forte. Ainda não é muito visível, mas todos sabemos que a morte faz parte do ciclo de renascimento. Este é o primeiro Sabbat da parte escura da Roda do Ano.
Como o Deus Sol se sacrifica para que a colheita seja abundante, em algumas semanas seus raios estarão tão fracos que o inverno reinará mais uma vez. Sacrifício é um tema recorrente em Lughnasadh. Tudo o que desejamos ou buscamos só pode ser conquistado a partir de um sacrifício. Mas este sacrifício não é necessariamente algo doloroso ou sofrido, é apenas uma etapa do processo.
Por exemplo, ao plantarmos uma semente, devemos esperá-la germinar. A espera pode ser longa e sacrificante, porém é necessária. Também podemos ver o sacrifício nas faces da Deusa que vê seu filho ceder sua vida para alimentar o povo e fica sozinha até que ele renasça novamente.
Portanto, no Sabbat Lughnasadh é ideal que sejamos gratos à abundância dos Deuses e que também paremos para refletir sobre nossas ações e objetivos, para que possamos passar pelos sacrifícios necessários e para que saibamos esperar pelos momentos certos.
Agora que já conhece sobre o Sabbat Lughnasadh, leia também Rituais de Lughnasadh
Sabbats e a Roda do Ano
Leia também sobre os outros Sabbats que compõe a Roda do Ano:
FAQ geral
Lughnasadh é o Sabbat da colheita, onde o Deus Sol, na forma de Lugh, se sacrifica para fortalecer os grãos.
Ambos são nomes do mesmo Sabbat e representam a mesma festividade. Enquanto Lughnasadh significa algo como “Festival de Lugh”, Lammas significa algo como “grande quantidade de pães”.
Lughnasadh acontece após o Solstício de Verão, Litha. Ele é a primeira colheita, sendo Mabon a segunda e última.
Sou Daniel, Pagão e Bruxo. Criei o Santuário Lunar para ajudar a espalhar a magia da Deusa e suas diversas manifestações. Também criei Trismegistia para oferecer música pagã ao estilo New Age.
Adoreeeei!
Tudo anotadinho para não esquecer nenhuma comemoração deste ano. Obrigada!
Oba!
Se quiser mostrar suas comemorações dos Sabbats, manda um email pra mim danff@santuariolunar.com.br com foto que eu ponho no Instagram perto das datas!
)O(