Home » Roda do Ano | Sabbats » Sabbat Lughnasadh (Lammas) – Tudo sobre a colheita das Bruxas!
DanFF 2021

Olá! Está precisando de um conselho das Deusas? Use o nosso Oráculo gratuito e receba uma mensagem agora! Toque aqui para acessar!

Sabbat Lughnasadh (Lammas) – Tudo sobre a colheita das Bruxas!

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

O Sabbat Lughnasadh, pronunciado Lúnasa, também conhecido como Sabbat Lammas, é comemorado, na Roda do Ano, com as colheitas. Ele é popularmente conhecido como a primeira colheita das Bruxas.

É neste período que toda a abundância da Terra está à disposição de todos. É dito que o Deus Lugh, filho do Sol, se sacrifica pelo bem das pessoas e fortalece os grãos para que sejam colhidos.

Os grãos colhidos, principalmente o trigo, desta época são usados para a produção de pães. O pão, como sendo símbolo do corpo do filho de Deus nas religiões cristãs, provavelmente teve sua inspiração aqui.

Você pode assistir o vídeo abaixou e/ou continuar lendo o post:

Sabbat Lughnasadh (Sabbat Lammas)
  • Hemisfério norte: 1 de Agosto
  • Hemisfério sul: 1 de Fevereiro
  • Cores: Vermelho, marrom, laranja e amarelo
Baixe nosso ebook - Roda do Ano e os 8 Sabbats Grátis

Alguns grãos oriundos desta colheita são guardados para a próxima plantação. Assim, o Deus Lugh poderá ressuscitar na próxima primavera, no Sabbat Ostara.

Roda do Ano: Sabbat Lughnasadh e a Primeira Colheita

Roda do Ano Sabbat Lughnasadh - Trigo e grãos

No Sabbat Lughnasadh os frutos dos trabalhos realizados no Sabbat Ostara e no Sabbat Litha são colhidos. A Roda do Ano se mostra como um fluxo contínuo de energias. O Deus Sol se prepara neste momento para sua morte, e, por isso, cede toda a sua energia aos grãos plantados e as sementes para que uma grande colheita possa ser realizada e para que ela ainda de mais frutos no Sabbat Mabon.

No Sabbat Lughnasadh (ou Sabbat Lammas) o Deus Lugh é honrado e, em sua homenagem, os grãos aqui colhidos são transformados em pães que são oferecidos aos animais e às Fadas. A Deusa também é honrada e a ela são destinados agradecimentos pela prosperidade, abundância das colheitas e pela promessa do retorno do Sol depois que ele partir.

O pão é um alimento simbólico pois possui em seus ingredientes os quatro elementos: Terra (grãos, farinha, sal…), Ar (que o permite crescer), Água (origem de toda a vida) e Fogo (ao ser aquecido) e o Sabbat Lughnasadh é ideal para agradecermos a presença de todos os elementos, das alegrias da vida e da abundância.

Muito comum em Lughnasadh é a confecção de bonecas de milho e figuras de pão. A boneca é colocada no altar durante a celebração do Sabbat e, no ano seguinte, ela é queimada e substituída por uma nova.

Roda do Ano: Sabbat Lughnasadh e a morte do Deus Sol

No Sabbat Lughnasadh o Sol começa a ficar cada vez menos forte. Ainda não é muito visível, mas todos sabemos que a morte faz parte do ciclo de renascimento. Este é o primeiro Sabbat da parte escura da Roda do Ano.

Como o Deus Sol se sacrifica para que a colheita seja abundante, em algumas semanas seus raios estarão tão fracos que o inverno reinará mais uma vez. Sacrifício é um tema recorrente em Lughnasadh. Tudo o que desejamos ou buscamos só pode ser conquistado a partir de um sacrifício. Mas este sacrifício não é necessariamente algo doloroso ou sofrido, é apenas uma etapa do processo.

Por exemplo, ao plantarmos uma semente, devemos esperá-la germinar. A espera pode ser longa e sacrificante, porém é necessária. Também podemos ver o sacrifício nas faces da Deusa que vê seu filho ceder sua vida para alimentar o povo e fica sozinha até que ele renasça novamente.

Portanto, no Sabbat Lughnasadh é ideal que sejamos gratos à abundância dos Deuses e que também paremos para refletir sobre nossas ações e objetivos, para que possamos passar pelos sacrifícios necessários e para que saibamos esperar pelos momentos certos.

Agora que já conhece sobre o Sabbat Lughnasadh, leia também Rituais de Lughnasadh

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Sabbats e a Roda do Ano

Leia também sobre os outros Sabbats que compõe a Roda do Ano:

FAQ geral

O que é o Sabbat Lughnasadh?

Lughnasadh é o Sabbat da colheita, onde o Deus Sol, na forma de Lugh, se sacrifica para fortalecer os grãos.

Qual a diferença entre Lughnasadh e Lammas?

Ambos são nomes do mesmo Sabbat e representam a mesma festividade. Enquanto Lughnasadh significa algo como “Festival de Lugh”, Lammas significa algo como “grande quantidade de pães”.

Quando acontece Lughnasadh?

Lughnasadh acontece após o Solstício de Verão, Litha. Ele é a primeira colheita, sendo Mabon a segunda e última.

2 thoughts on “Sabbat Lughnasadh (Lammas) – Tudo sobre a colheita das Bruxas!”

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.