Ritual de Yule: 3 Dicas para celebrar o Sabbat do Renascimento

Buscando dicas para celebrar Yule neste ano? Este post contém 3 dicas para o inspirar o seu ritual de Yule! Feliz Yule!

Em geral, cada ritual de Yule celebra a alegria do renascimento do Deus Sol, a renovação da alegria da Deusa e a esperança de que em breve o frio dará lugar ao calor novamente, junto com novas colheitas.

Os rituais aqui apresentados foram retirados do livro “Wicca, A Religião da Deusa” de Claudiney Prieto, com adaptações.

Caso não conheça este Sabbat, leia em Sabbat Yule. Para entender mais sobre o assunto acesse Roda do Ano e os Sabbats.

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Ritual de Yule: Tora de Yule (Yule Log)

Ritual de Yule - Tora de Yule - Celebração do Sabbat

A Tora de Yule faz parte de um Ritual de Yule bem simples. Ela simboliza o renascimento do Deus Sol e, ao mesmo tempo, invoca a presença da Deusa para proteger a casa. A Tora costumava ser feita de carvalho, mas como nem todos temos acesso a este tipo de madeira, qualquer outro tronco pode ser utilizado. Lembre-se que o mais importante sempre é a sua energia, a sua intenção.

Decore o tronco com fitas verdes e vermelhas e com velas também verdes e vermelhas. Geralmente são usadas duas velas, sendo duas verdes e uma vermelha no centro. O verde é usado para simbolizar o Deus (lembra que um dos nomes dele é Greenman?) e o vermelho é para simbolizar a Deusa e sua energia.

Após decorada, a Tora de Yule deve ser colocada em um local de destaque na casa e a proteção da Deusa deve ser invocada. Mesmo após a passagem do Sabbat Yule a Tora deve ser mantida no local. Na próxima ocorrência de Yule esta Tora deve ser queimada na fogueira e uma nova Tora deve ser confeccionada.

Ritual de Yule: Árvore de Yule

Alguns podem pensar que nem precisam ler sobre “como montar uma Árvore de Yule”, uma vez que este costume foi absorvido pelo Natal. Porém, existe uma grande diferença entre esta Árvore e a árvore natalina.

Em termos de decoração, as duas são basicamente iguais. O que muda drasticamente é que, para o Ritual de Yule, no topo da Árvore deve ser colocado um Pentagrama, as bolas coloridas serem pintadas manualmente e a deve haver a ausência da figura comerical do “papai noel”, podendo ser substituída pelo Greenman (Cernnunnos).

A característica mais importante da Árvore de Yule são os presentes colocados aos seus pés. Estes presentes não são objetos comerciais e não são dedicados a todos os membros da família. São presentes para os Espíritos da Natureza. Enquanto você oferece proteção a eles em sua casa, eles também oferecem proteção a você.

Na noite de Yule, no momento em que o Deus está renascendo, celebre com alegria, cantando, dançando e contando histórias ao redor da árvore.

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Ritual de Yule

Para esse Ritual de Yule você vai precisar de:

  • 1 vela dourada;
  • 1 vela branca;
  • 1 vela verde;
  • 1 vela vermelha;
  • folhas de louro;
  • 1 sino;
  • 1 caldeirão;
  • taça com vinho.

Coloque a vela dourada dentro do caldeirão, a vela verde do lado esquerdo do altar, a vela vermelha do lado direito e a vela branca no centro.
Trace o círculo mágico e diga:

Hoje invoco os poderes do Espíritos da Luz. Uno minha força mágica à energia da Criança da Promessa para que o Sol renasça.

Acenda a vela vermelha e diga:

Com esta vela eu honro todos os espíritos do Fogo.

Acenda a vela verde e diga:

Com esta vela eu honro todos os espíritos da Natureza.

Acenda a vela branca e diga:

Com esta vela eu celebro o Espírito do Inverno.

Acenda a vela dourada e diga:

Com esta vela, que se encontra na escuridão do ventre da Deusa, eu honro a Criança da Promessa que nasce agora e traz o retorno da luz.

Eleve seus braços aos céus e diga:

Pelo chifre e pela luzCelebro e dou boas-vindas à Criança da Promessa, ao Sol renascido que nasce entre os vales, rios e montanhas.Seja bem-vinda, Criança Divina.

Pegue as folhas de louro e macere-as em suas mãos fazendo um pedido à Deusa e ao Deus Sol. Coloque-as no Caldeirão junto com a vela. Toque o sino por três vezes e diga:

Abençoados sejam a Deusa e o Deus que giram mais uma vez a Roda da Vida. Dou as boas-vindas a Yule e celebro o movimento eterno da Natureza.
Que a luz do Deus brilhe e que todos sejam por ela.

Eleve a taça de vinho e diga:

Eu bebo este vinho em homenagem à Deusa e à Criança do Sol.

Beba o vinho e faça uma libação (ato de oferecer o vinho em honra aos Deuses).
Cante a dance em homenagem aos Deuses.
Destrace o círculo.

Roda do Ano e a celebração dos Sabbats

Leia também sobre como celebrar os outros Sabbats que compõe a Roda do Ano:

FAQ geral

O que se celebra em Yule?

Em Yule o renascimento do Deus Sol é celebrado. A noite de Yule é a noite mais longa do ano.

Como celebrar Yule?

Você deve celebrar Yule com o sentimento de gratidão e de alegria pelo renascimento do Deus Sol, pois é graças a ele que a Terra terá energia e florescerá novamente.

Posso usar uma Árvore de Natal em Yule?

O que chamamos de Árvore de Natal hoje é, originalmente, parte da celebração de Yule. As cores verde, vermelho e branco também, devido ao pinheiro, ao azevinho, ao visco.

DanFF

Sou Daniel, Pagão e Bruxo. Criei o Santuário Lunar para ajudar a espalhar a magia da Deusa e suas diversas manifestações. Também criei Trismegistia para oferecer música pagã ao estilo New Age.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.