Home » Roda do Ano | Sabbats » Ritual de Mabon – 3 Dicas para celebrar o Equinócio de Outono das Bruxas!

Ritual de Mabon – 3 Dicas para celebrar o Equinócio de Outono das Bruxas!

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz parte do grupo no Telegram? Entre agora e receba notificações em primeira mão!

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

Confira neste post, 3 (agora 5) dicas para celebrar Mabon, o Equinócio de Outono das Bruxas! Cada ritual de Mabon celebra a abundância da segunda e última colheita. Também é hora de agradecer à Deusa e ao Deus por todas as dádivas do ano que está prestes a encerrar.

Os rituais aqui apresentados foram retirados do livro “Wicca, A Religião da Deusa” de Claudiney Prieto, com adaptações. Há também uma receita da nossa parceira Cozinhando com a Lua.

Caso não conheça este Sabbat, leia em Sabbat Mabon ou veja o vídeo abaixo. Para entender mais sobre o assunto acesse Roda do Ano e os Sabbats.

Baixe nosso ebook - Roda do Ano e os 8 Sabbats Grátis

1) Receita de Pão de Batata de Mabon

2) Fazendo uma Rainha da Colheita (Kern Baby)

Roda do Ano - Ritual de Mabon - Rainha da Colheita

A Rainha da Colheita é um ritual de Mabon bastante comum. Para criá-la você vai precisar de:

  • Ramos de trigo;
  • Fitas multicoloridas (opcional);
  • Pedaço de pano branco;
  • 1x Bastão;
  • Barbante.

Pegue os ramos de trigo e divida-os em três partes. A primeira parte será a cabeça e as outras duas serão os braços. Para isso cruze duas partes dos ramos de trigo, em posições opostas, amarrando a parte separada na posição vertical, formando uma cruz. Amarre com o barbante para que fiquem firmes e não se soltem.

Com o pano branco você pode fazer uma bata e vestir sua boneca. Decore a bata branca com as fitas coloridas caso deseje, elas representam a primavera, o outro ponto de equilíbrio que existe na Roda do Ano e que chegará nos próximos seis meses.

Pendure sua Rainha da Colheita no bastão, que é o símbolo fálico da fertilidade. Então, na quando for celebrar Mabon, coloque-a sobre o altar, pedindo que ela se torne um símbolo de abundância e fartura.

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

3) Cornucópia da Abundância

O Chifre da Abundância, ou Cornucópia, é um símbolo de generosidade, boa colheita e tem implicações mágicas bem definidas. O chifre é um símbolo fálico, representando o Deus, enquanto o interior dele simboliza o útero, representando a Deusa e a terra fértil. Como o Sabbat Mabon é a Ação de Graças das Bruxas, é muito apropriado utilizar este símbolo nos altares ou mesas durante o ritual de Mabon.

Roda do Ano - Ritual de Mabon - Cornucópia

Faça ou compre uma cornucópia. Encha o chifre de frutas, flores, grãos e moedas, de forma que eles sejam derramados sobre o altar. Some outras coisas mágicas, como folhas de carvalhos ou bolotas, avelãs ou cartas de Tarot.

Quando for celebrar Mabon, compartilhe do conteúdo da cornucópia com pessoas queridas.

4) Bebida mágica de Mabon

Este ritual de Mabon é conhecido como bebida mágica de Mabon e consiste de:

  • Sidra de maçã quente;
  • canela;
  • pequenas rodelas de maçã.

Essa bebida sagrada tem um significado profundo. A maçã rege o coração, a sidra representa o eu, por si só já é uma poção do amor. Mas, quando misturada com a canela, que é governada pelo Sol, representa a essência Solar e, ao ingerirmos a bebida, é como se estivéssemos ingerindo a própria luz do Sol.

5) Ritual de Mabon

Para este ritual de Mabon você vai precisar de:

  • grãos de todos os tipos;
  • Caldeirão;
  • folhas secas;
  • 13 fitas de cores diferentes;
  • 1 galho de madeira;
  • 3 velas marrons;
  • Cálice com vinho.

Procedimento: Faça um triângulo com o vértice para cima usando as velas marrons e coloque o seu caldeirão no meio dele. Trace o círculo mágico e diga:

A Roda do Ano mais uma vez gira. Este é o Sabbat da Segunda Colheita. A Senhora da Abundância e o Deus da Fartura abençoam o mundo com os seus grãos. Abençoada seja a Fartura da Terra!

Acenda as velas. Pegue as fitas e amarre-as em uma das extremidades do galho. A cada fita amarrada, faça um desejo. Quanto tiver amarrado todas as fitas, eleve o galho dizendo:

Hoje, luz e escuridão são iguais. A partir de agora o Deus retornará ao ventre da Mãe. Esta é a Dança eterna da vida e da morte. Que a Roda gire mais uma vez e que a Senhora e o Senhor abençoem o mundo.

Coloque o galho no caldeirão. Espalhe os grãos e folhas pelo altar enquanto diz:

Pedimos que a Deusa e o Deus cuidem da Terra com sabedoria e bondade para que as colheitas prossigam com pão e vida para todos. Damos graças aos Deuses pela abundância. Que a Deusa nos guie pelos dias escuros, até que a Criança da Promessa renasça para trazer alegria e felicidade.

Eleve o cálice e diga:

Bebo este vinho em homenagem à Senhora da Abundância e ao Deus da Colheita que segue cada vez mais rápido ao País de Verão. Abençoados sejam!

Cante e dance em homenagem aos Deuses.

Destrace o círculo.

Roda do Ano e a celebração dos Sabbats

Leia também sobre como celebrar os outros Sabbats que compõe a Roda do Ano:

2 thoughts on “Ritual de Mabon – 3 Dicas para celebrar o Equinócio de Outono das Bruxas!”

  1. A bebida mágica pode ser tomada a qualquer hora do dia?
    Tem que ser em um ritual ou posso tomar depois de uma meditação?

    Não posso fazer uma grande celebração então,a bebida mágica é uma boa maneira que eu consegui encontrar para celebrar o início do fim.

    Beijos e abraços,
    Blessed Be

    Reply
    • Oi, Mattheus!

      Pode tomar depois da meditação ou quando quiser. As dicas de rituais e feitiços aqui são para ser usadas como inspiração. Se conseguir fazer extamente como está descrito, ótimo. Caso contrário você pode adaptá-la ao seu estilo ou necessidade.

      Faz quietinho. Medita, pensa no que Mabon traz/representa e no fim toma a bebida. Não precisa ser necessariamente de noite.

      Um abraço
      )O(

      Reply

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.