Home » Roda do Ano | Sabbats » Roda do Ano – Sabbat Ostara
DanFF 2021

Olá! Está precisando de um conselho das Deusas? Use o nosso Oráculo gratuito e receba uma mensagem agora! Toque aqui para acessar!

Roda do Ano – Sabbat Ostara

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

O Sabbat Ostara ocorre, na Roda do Ano, durante o Equinócio da Primavera. Nesta data a posição do planeta em relação ao Sol está perfeitamente equilibrada, portanto a duração do dia e da noite são iguais.

Este é um momento de equilíbrio onde é comemorada a alegria e renovação trazida pela primavera. Ovos pintados e flores são usados para decorar as casas e ruas.

Você pode assistir ao vídeo abaixo ou continuar lendo o post:

Roda do Ano - Sabat Ostara
  • Hemisfério norte: 20 ou 22 de Março
  • Hemisfério sul: 20 ou 22 de Setembro
  • Cores: verde, amarelo e branco
Baixe nosso ebook - Roda do Ano e os 8 Sabbats Grátis

Sendo um momento de perfeito equilíbrio, as sementes são abençoadas para que possam florescer em breve e os fardos e preocupações pessoais são deixados de lado. No cristianismo esta época simboliza a ressurreição de Jesus.

Em Ostara, quem ressuscita é a Terra que deixa o frio para trás e floresce novamente com a energia do Deus Sol e da Deusa jovem.

Quiz Sabbat Ostara - Teste seus conhecimentos Bruxescos!
Teste seus conhecimentos sobre Ostara agora!

Roda do Ano: Sabbat Ostara e a renovação da Primavera

Na Roda do Ano, o Sabbat Ostara ocorre durante o Equinócio da Primavaera, momento de equilíbrio onde a vida volta a florescer com intensidade. As plantas que começaram a dar seus primeiros e singelos indícios de vida no Sabbat Imbolc ressurgem com todo esplendor.

O Deus Sol está em seu período de puberdade, cheio de energia e bastante disposto. A Deusa está em sua fase Donzela, também cheia de energia e de vida. Ostara é o momento perfeito para semearmos nossa alegria e nosso amor e para estabelecermos metas e objetivos.

Esta energia de renovação é traduzida no crescer das plantas. Também é traduzida na energia dos animais que saem da hibernação e voltam a correr pelos campos cheios de alegria.

As fogueiras do Sabbat Ostara eram acesas nos altos das montanhas, pois acreditava-se que a luz criada por elas seria capaz de tornar a terra fértil e também que assim demonstrariam respeito ao Deus Sol.

Roda do Ano: Sabbat Ostara e os ovos coloridos

Sabbat Ostara - Deusa Eostre
Ilustração da Deusa Eostre por Helena Nelson – Reed. Compre na loja Etsy da artista

A Deusa Eostre é venerada durante o Sabbat Ostara. Eostre é a Deusa da ressurreição, do renascimento e da Primavera. Como na primavera os animais voltam às suas atividades ao ar livre, Eostre está intimamente ligada a esta liberdade e energia. Em sua homenagem era feitas oferendas de pão e bolo, além da decoração de ovos com cores vivas e símbolos relacionados à Deusa.

Diz-se que Eostre ficou tão encantada com os ovos decorados que pediu a um coelho que ele os entregasse de casa em casa para que todos pudessem compartilhar desta alegria. O ovo por si só é um símbolo de fertilidade, carregador da vida. Os ovos decorados eram deixados sob os pés das árvores e as vezes escondidos para que, quem encontrasse, garantisse fertilidade, alegria e sucesso em suas metas. O coelho também é um símbolo muito importante desta época. Além de ser um dos animais preferidos de Eostre, o coelho leva cerca de 28 dias em sua gestação até dar a luz, ou seja, leva um ciclo lunar completo.

Sabbat Ostara - Ovos de Ostara
Exemplo de Ovos de Ostara

Agora, sabendo da história de Eostre, a pergunta fica no ar: E a páscoa? Os ovos de páscoa são conhecidos, primeiramente, como Easter Eggs. Easter é uma derivação de Eostre, portanto esta tradição foi claramente absorvida para os dias de hoje. Como explicado acima, os ovos são símbolos de fertilidade e eram decorados para Eostre. Os coelhos representam também a fertilidade e estão por toda a parte durante a primavera.

Agora que já conhece sobre o Sabbat Ostara, leia também Rituais de Ostara

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Sabbats e a Roda do Ano

Leia também sobre os outros Sabbats que compõe a Roda do Ano:

Quiz Sabbat Ostara - Teste seus conhecimentos Bruxescos!
Teste seus conhecimentos sobre Ostara agora!

FAQ

O que é Ostara?

Ostara é uma das celebrações da Roda do Ano Wicca ou Celta. É o Sabbat que ocorre no Equinócio de Primavera e marca o renascimento, quando o Deus Sol se torna um adolescente e a Deusa Mãe “renasce” trazendo flores e vida em abundância.

Qual a relação de Ostara com a Páscoa Cristã?

Pode-se dizer que Ostara é a versão mais antiga da Páscoa Cristã. Ambas celebrações celebração a “volta da vida”. A Páscoa Cristã ocorre algumas semanas depois do Equinócio de Primavera (Hemisfério Norte).

O que é Equinócio de Primavera?

É a data em que a duração do dia e da noite são iguais. A posição do Sol em relação à Terra está alinhada ao Equador. Ocorre por volta do dia 20 a 22 de Março no Hemisfério norte e 20 a 22 de Setembro no Hemisfério Sul.

Qual a relação entre ovos coloridos e Ostara?

Os ovos coloridos eram dedicados à Deusa Eostre e eram uma forma de celebrar o “renascimento” da Terra na Primavera.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.