Home » Roda do Ano | Sabbats » Sabbat Mabon – Tudo sobre o Equinócio de Outono das Bruxas!
DanFF 2021

Olá! Está precisando de um conselho das Deusas? Use o nosso Oráculo gratuito e receba uma mensagem agora! Toque aqui para acessar!

Sabbat Mabon – Tudo sobre o Equinócio de Outono das Bruxas!

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

O Sabbat Mabon é celebrado na Roda do Ano das Bruxas e dos Bruxos, e também na Wicca. Ele marca o Equinócio do Outono, data em que a posição do planeta em relação ao sol está perfeitamente equilibrada e a duração do dia e da noite são iguais.

É um momento de equilíbrio e de agradecimento por toda a fartura existente. Mabon representa a segunda – e última – colheita do ano. É aqui que começam as preparações para o inverno que se aproxima.

Você pode assistir o vídeo abaixo e/ou continuar lendo o post:

Roda do Ano - Sabbat Mabon
  • Hemisfério norte: 21 ou 22 de Setembro
  • Hemisfério sul: 21 ou 22 de Março
  • Cores: Marrom, verde, amarelo, vermelho
Baixe nosso ebook - Roda do Ano e os 8 Sabbats Grátis

Neste período a Deusa alcança a velhice e anuncia que o início de sua fase mais triste e escura, o Sabbat Samhain, está chegando. Durante Mabon é comum festejar com muita abundância e gratidão por tudo que foi colhido durante o ano.

Roda do Ano: Sabbat Mabon e a segunda colheita

o Sabbat Mabon é o momento da Roda do Ano quando a segunda colheita é feita. O Equinócio do Outono marca um ponto de equilíbrio entre dia e noite e, a partir de agora, o inverno se aproxima novamente.

O Deus Sol que se sacrificou no Sabbat Lughnasadh ainda se mantém vivo apenas na colheita. A Deusa, que ainda está em sua face de Mãe, começa a adotar sua face anciã e já lamenta a ausência do Deus, pois sabe que sua morte definitiva se aproxima, em Samhain.

O Sabbat Mabon é um excelente momento para se mostrar grato à tudo que a Deusa e o Deus Sol forneceram durante o ano. Esta colheita realizada servirá para grandes banquetes onde os Deuses serão honrados. a festividade mais comum para celebrar Mabon é o Dia de Ação de Graças.

Roda do Ano: Sabbat Mabon e o início do fim

Bastante presente na cultura Celta e, portanto na Wicca, o ciclo de nascimento, crescimento, morte e renascimento é fundamental.

Roda do Ano - Sabbat Mabon - Equinocio de Outono

O Sabbat Mabon é uma data de equilíbrio onde devemos refletir sobre tudo o que aconteceu durante o ano e fazer planos para o futuro. Além disso é tempo de festejar a fartura gerada pela segunda e última colheita. A Cornucópia, símbolo de fartura que também representa a Deusa Deméter, é bastante associada a este Sabbat.

Comum no outono, as folhas verdes começam a secar e cair das árvores, como se tudo estivesse morrendo. Este Sabbat também é um aviso de que toda a energia e força do Deus Sol está se esgotando e ele precisará retornar ao útero de sua Deusa Mãe, ou seja, dias difíceis estão por vir.

Agora que já conhece sobre o Sabbat Mabon, leia também Rituais de Mabon

Kindle-Unlimited-30-dias-grátis

Sabbats e a Roda do Ano

Leia também sobre os outros Sabbats que compõe a Roda do Ano:

FAQ geral

O que é o Sabbat Mabon?

Mabon é o Sabbat da segunda e última colheita. O Deus Sol está morto e todos se preparam para a chegada do inverno.

O que acontece em Mabon?

Parte do que é colhido em Mabon é compartilhado em um banquete. A outra parte é estocada para ser consumida durante o inverno.

O que é Equinócio de Outono?

Equinócio é o momento em que o Sol e a Terra estão perfeitamente alinhados com relação ao Equador, portanto o dia e a noite tem a mesma duração. Mabon marca o início do Outono, ou seja, fim do verão.

2 thoughts on “Sabbat Mabon – Tudo sobre o Equinócio de Outono das Bruxas!”

    • Oi, Tatiana! Desculpe a demora!

      Mabon é celebrado nos dias “ao redor” do Equinócio de Outono, que pra gente é em torno do dia 20 de Março. Deixa pro ano que vem! :R

      Reply

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.