Last Updated on / Atualizado em
by DanFF
O Sabbat Mabon é celebrado na Roda do Ano das Bruxas e dos Bruxos, e também na Wicca. Ele marca o Equinócio do Outono, data em que a posição do planeta em relação ao sol está perfeitamente equilibrada e a duração do dia e da noite são iguais.
É um momento de equilíbrio e de agradecimento por toda a fartura existente. Mabon representa a segunda – e última – colheita do ano. É aqui que começam as preparações para o inverno que se aproxima.
Você pode assistir o vídeo abaixo e/ou continuar lendo o post:

- Hemisfério norte: 21 ou 22 de Setembro
- Hemisfério sul: 21 ou 22 de Março
- Cores: Marrom, verde, amarelo, vermelho
Neste período a Deusa alcança a velhice e anuncia que o início de sua fase mais triste e escura, o Sabbat Samhain, está chegando. Durante Mabon é comum festejar com muita abundância e gratidão por tudo que foi colhido durante o ano.
Roda do Ano: Sabbat Mabon e a segunda colheita
o Sabbat Mabon é o momento da Roda do Ano quando a segunda colheita é feita. O Equinócio do Outono marca um ponto de equilíbrio entre dia e noite e, a partir de agora, o inverno se aproxima novamente.
O Deus Sol que se sacrificou no Sabbat Lughnasadh ainda se mantém vivo apenas na colheita. A Deusa, que ainda está em sua face de Mãe, começa a adotar sua face anciã e já lamenta a ausência do Deus, pois sabe que sua morte definitiva se aproxima, em Samhain.
O Sabbat Mabon é um excelente momento para se mostrar grato à tudo que a Deusa e o Deus Sol forneceram durante o ano. Esta colheita realizada servirá para grandes banquetes onde os Deuses serão honrados. a festividade mais comum para celebrar Mabon é o Dia de Ação de Graças.
Roda do Ano: Sabbat Mabon e o início do fim
Bastante presente na cultura Celta e, portanto na Wicca, o ciclo de nascimento, crescimento, morte e renascimento é fundamental.

O Sabbat Mabon é uma data de equilíbrio onde devemos refletir sobre tudo o que aconteceu durante o ano e fazer planos para o futuro. Além disso é tempo de festejar a fartura gerada pela segunda e última colheita. A Cornucópia, símbolo de fartura que também representa a Deusa Deméter, é bastante associada a este Sabbat.
Comum no outono, as folhas verdes começam a secar e cair das árvores, como se tudo estivesse morrendo. Este Sabbat também é um aviso de que toda a energia e força do Deus Sol está se esgotando e ele precisará retornar ao útero de sua Deusa Mãe, ou seja, dias difíceis estão por vir.
Agora que já conhece sobre o Sabbat Mabon, leia também Rituais de Mabon
Sabbats e a Roda do Ano
Leia também sobre os outros Sabbats que compõe a Roda do Ano:
FAQ geral
Mabon é o Sabbat da segunda e última colheita. O Deus Sol está morto e todos se preparam para a chegada do inverno.
Parte do que é colhido em Mabon é compartilhado em um banquete. A outra parte é estocada para ser consumida durante o inverno.
Equinócio é o momento em que o Sol e a Terra estão perfeitamente alinhados com relação ao Equador, portanto o dia e a noite tem a mesma duração. Mabon marca o início do Outono, ou seja, fim do verão.
Sou Daniel, Pagão e Bruxo. Criei o Santuário Lunar para ajudar a espalhar a magia da Deusa e suas diversas manifestações. Também criei Trismegistia para oferecer música pagã ao estilo New Age.
Boa tarde! Sou iniciante na Wicca… Ainda posso comemorar Mabon até dia 29 de abril?
Oi, Tatiana! Desculpe a demora!
Mabon é celebrado nos dias “ao redor” do Equinócio de Outono, que pra gente é em torno do dia 20 de Março. Deixa pro ano que vem! :R