Home » Roda do Ano | Sabbats » Tudo sobre o Sabbat Samhain – A Morte do Deus e o fim do ano
DanFF 2021

Olá! Está precisando de um conselho das Deusas? Use o nosso Oráculo gratuito e receba uma mensagem agora! Toque aqui para acessar!

Tudo sobre o Sabbat Samhain – A Morte do Deus e o fim do ano

Sabbat Samhain representa o fim do ano celta, o início do ano para os bruxos e também o fim da colheita. Na Roda do Ano, ele anuncia que os tempos difíceis estão vindo, ou seja, o inverno.

Samhain ocorre entre o Equinócio do Outono e o Solstício de Inverno e também indica a morte do Deus Sol que renascerá no Sabbat Yule.

Resumo:

Você pode ver o vídeo abaixo ou continuar a leitura deste post:

Roda do Ano Sabbat Samhain
  • Hemisfério norte: 31 de Outubro -> 1 de Novembro
  • Hemisfério sul: 30 de Abril -> 1 de Maio
  • Cores: Preto, cinza e laranja

Após a cristianização da Irlanda, diversas características religiosas e mitológicas foram descartadas por não serem compatíveis com a bíblia cristã. Porém, algumas festividades e algumas outras características, ao invés de serem apagadas, foram adaptadas.

O Sabbat Samhain se tornou a “Noite de todos os Santos”, em inglês a “All Hallows Eve” que, posteriormente, se tornou o que conhecemos como Halloween.

Quiz Sabbat Samhain - Teste seus conhecimentos Bruxescos!
Teste seus conhecimentos Bruxescos!

Sabbat Samhain e a morte

Na Roda do Ano, o Sabbat Samhain representa o início do inverno.

Uma vez que no inverno as colheitas não podem ser feitas, a noite de Samhain é ideal para agradecimentos e para a preparação de grãos e alimentos para serem utilizados durante os próximos meses.

Animais costumavam ser sacrificados para o consumo da carne durante o inverno, uma vez que, em grande número, eles não sobreviveriam às severas condições climáticas.

Pode-ser ver então que a morte neste Sabbat está presente em diferentes aspectos: A posição do Sol no horizonte é a mais baixa, as colheitas chegam ao fim e os animais hibernam.

Porém, como tudo é cíclico, também podemos olhar pelo lado do recomeço:

• O Deus Sol já é um embrião no útero da Deusa (que neste momento se torna a Anciã, a Sábia Bruxa, a Ceifadora) e renascerá em breve;
  • Logo também haverá uma nova colheita e os animais estarão correndo pelos campos novamente.

É neste período que a Deusa Cailleach, Rainha do Inverno, se faz presente. Representada como uma velha mulher, a Deusa Cailleach também representa o momento em que a terra começa a morrer, dando lugar ao frio e a escuridão.

Sabbat Samhain e os antepassados

O Sabbat Samhain é também o momento onde o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos fica bastante fino, sendo possível estabelecer contato com aqueles que já partiram desta dimensão.

É neste momento que homenagens e celebrações são feitas para lembrar e honrar nossos ancestrais. Famílias costumavam se reunir e ceiar em silêncio, concentrando-se nas pessoas que já haviam partido. Uma característica importante destas ceias era a presença de lugares vagos à mesa com pratos servidos.

Outra forma de homenagear os antepassados era deixando comida do lado de fora de casa para que os espíritos que passassem pelo local se sentissem lembrados. Fogueiras e velas eram acesas para ajudar os espíritos visitantes a encontrarem o caminho de volta para suas dimensões.

Roda do Ano - Sabbat Samhain - Lanternas de Abóboras

Um dos símbolos mais marcantes do Sabbat Samhain é a abóbora com velas dentro. Sendo usada até hoje nas festas de Halloween, nas antigas Escócia e Irlanda estas abóboras eram usadas pelas pessoas que caminhavam na noite de Samhain e também eram deixadas nas janelas das casas.

As sombras projetadas pela vela tinham o poder de assustar os maus espíritos que poderiam estar vagando entre os bons.

Agora que já conhece sobre o Sabbat Samhain, leia também Rituais de Samhain

Trismegistia Brasil