3 Dicas para fazer um grandioso Ritual de Samhain

Procurando dicas para fazer um ritual de Samhain e celebrar o Halloween das Bruxas de verdade? Aqui você encontrará 3 dias de feitiços/rituais para celebrar esta data tão marcante!

Cada ritual de Samhain é feito com a intenção de deixar para trás o que foi ruim durante o ano e atrair boas energias para o ano que se incia. Aprenda neste post como celebrar Samhain!

Os rituais a seguir foram retirados do livro “Wicca, A Religião da Deusa” de Claudiney Prieto, porém novas informações foram adicionadas.

Caso não conheça este Sabbat, leia em Sabbat Samhain. Para entender mais sobre o assunto acesse Roda do Ano e os Sabbats.

Ritual de Samhain Dicas para fazer
Sabbat Samhain / Halloween / Dia da...

O que é Samhain e como celebrar?

Parte deste artigo foi publicado originalmente na Eclectic Magick Magazine em 2021 (em inglês). Outubro é um mês especial para Bruxas, Pagãos e todos as outras pessoas que gostam de celebrar algo. Muitas pessoas aproveitam o último dia deste mês para comemorar o Halloween com suas fantasias e guloseimas assustadoras. Outros podem optar por uma celebração mais profunda, aquela que originou o Halloween. Aqui, explicarei o que é o Samhain, como as Bruxas e os Pagãos o celebram e como trabalhar com seus ancestrais durante esta data através de algumas idéias de Ritual de Samhain.

Se você acompanha A Roda do Ano e os 8 Sabbats, você sabe que agora é hora de celebrar o último – mas também o primeiro Sabbat. Para Bruxas e Pagãos, Samhain é o fim do ano, mas também o início de um novo ciclo. Para os antigos celtas, Samhain marca o início do inverno, um período escuro e frio onde a maioria do gado e outros animais provavelmente morreriam de fome.

A morte está por todo lado em Samhain:

  • A Terra está morrendo;
  • A Deusa se tornou uma anciã e está perto da morte;
  • O Deus está morto.

Mesmo assim, a celebração do Samhain pode ser alegre. Diferente de outros Sabbats com muita fogueira e dança, o Samhain é mais introspectivo. É realmente um período para homenagear os mortos, agradecer aos nossos ancestrais e refletir sobre tudo o que fizemos no ano passado.

Samhain, Halloween e os mortos

Acredita-se que o Samhain seja a origem antiga do nosso Halloween moderno. Tradicionalmente, temos uma celebração chamada Allhallowtide na Grã-Bretanha que dura uma noite e dois dias. E esses dias são:

  • 31 de Outubro para a Noite de Todos os Santos (All Saint’s Eve ou Halloween);
  • 1 de Novembro para o Dia de Todos os Santos (All Saint’s Day);
  • 2 de Novembro para O Dia de Todas as Almas (All Soul’s Day).

Como o nome sugere, a celebração do dia 31 de outubro começa à noite, assim como o Samhain. Contudo, Samhain no Hemisfério Sul é celebrado em 30 de Abril quando adaptamos as dastas às estações corretas.

Em todo o mundo, temos outro feriado comumente comemorado nessas 3 datas que é o “Dia dos Mortos” ou “Día de los muertos”, mais especificamente no dia 2 de novembro.

Então, se rastrearmos as origens desses costumes, podemos acabar chegando no Samhain.

Samhain simboliza a morte do Deus Sol. Ele não está mais fornecendo sua energia para a Deusa (a Terra), então ela está morrendo lentamente também. No Sabbat anterior, conhecido como Mabon, fizemos nossa última colheita do ano. Do Samhain em diante, enfrentaremos dias mais sombrios, sem abundância de alimentos, sem luz solar e a chance iminente de morrer também por causa do frio.

Mesmo vivendo em uma sociedade globalizada onde as coisas realmente mudaram, sempre que o inverno se aproxima podemos sentir essa “pressão”. Poderiam ser nossos ancestrais nos mostrando o que sentiram no tempo?

Essa questão de sentir o inverno é o que justifica a adaptação das datas de Samhain no Hemisfério Norte em 31 de Outubro e Samhain no Hemisfério Sul em 30 de Abril. Em novembro nós do Hemisfério Sul estmaos nos aproximando do Solstício de Verão!

Samhain é o momento perfeito para honrar nossos ancestrais. Diz-se que o véu que separa nosso mundo do mundo espiritual está mais fino do que nunca. Isso significa que os espíritos podem vagar livremente em nossa dimensão e podemos fazer contato com eles facilmente.

Mesmo nos tempos modernos, ainda vemos esses temas em torno dessas datas. No Halloween, as pessoas se divertem enquanto se vestem como vampiros, zumbis e outros seres sobrenaturais “perigosos”, todos relacionados à morte; No dia 2 de novembro, as pessoas ainda homenageiam seus ancestrais visitando seus túmulos ou acendendo uma vela em casa, por exemplo. Essas pessoas podem não trabalhar magicamente com seus ancestrais, mas essas datas estão relacionadas, em última análise, à ancestralidade.

Embora possamos achar fácil a comunicação com os espíritos durante o Samhain, também devemos estar cientes da presença dos maus espíritos. Eles podem cruzar o véu para esta dimensão também. Para afugentá-los é comum acender velas, fogueiras e, claro, as famosas lanternas de abóbora. Nós as conhecemos hoje como sendo feitas de abóboras, mas originalmente elas eram feitas de nabos. Talvez eles fossem ainda mais assustadores do que são agora.

Por ter essas lanternas, ou velas, posicionadas na frente das portas ou através de um caminho, acredita-se que os espíritos malignos se manteriam afastados e não tentariam causar danos. Eles se tornaram belos itens de decoração hoje e a maioria das pessoas não imagina muito o seu propósito.

Morte e ressurreição

Como Samhain simboliza a morte e tudo que é cíclico na vida, claro, temos um renascimento. O Deus Sol está morto agora, mas ele renascerá no Solstício de Inverno, também conhecido como “Midwinter” ou Yule. O nome midwinter refere-se ao meio do inverno para os celtas. Em nosso calendário moderno, o Yule marca o início do inverno, enquanto o Samhain é o equivalente ao meio do outono.

Em alguns países, é natural sentir muita falta da presença do Deus Sol do Samhain ao Yule – ou até um pouco depois! Portanto, os preparativos para um período realmente difícil são enormes. Antigamente, sabia-se que um grande número de animais, principalmente os mais velhos, não conseguiriam sobreviver a esse período.

É por isso que é comum ouvir sobre sacrifícios durante o Samhain. Animais velhos seriam mortos, para que sua carne pudesse ser preservada. Ao fazer isso, o animal mais jovem seria capaz de compartilhar o alimento escasso durante o inverno.

A última colheita de Mabon também desempenharia um papel importante nessa época. Todos os alimentos, frutas e vegetais tinham que ser armazenados com segurança, para que todos pudessem ter menos dificuldades.

Em Yule, no entanto, o momento difícil ainda não acabou. Mas o Deus renasce e traz esperança para um novo momento fértil que está por vir nos próximos meses.

Deusas relacionadas ao Samhain

Minha especialidade é falar sobre Deusas e o Sagrado Feminino. Então, quais Deusas estão mais relacionadas a esse período?

Durante o Samhain, como mencionei antes, a Deusa é uma velha. Isso significa que ela conhece todas as artes das trevas, ela é capaz de julgar completamente uma situação e, se achar necessário, ela pode simplesmente destruir tudo.

Este aspecto da Deusa é encontrado em muitas culturas diferentes, mesmo a quilômetros de distância dos celtas e do Samhain original.

Para nomear algumas:

  • Cailleach – A anciã irlandesa que voa no céu segurando um martelo e destrói tudo o que vê. Ela está intimamente relacionada com o Samhain.
  • Hel – A deusa nórdica do submundo. Ela governa Helheim (o reino de Hel), um mundo congelado que acolhe aqueles que morreram sem honra.
  • Hécate – A Deusa Tríplice Grega da Bruxaria e Magia que tem acesso livre de e para o Submundo (Hades). Como uma anciã, ela é quem guia as almas perdidas para o submundo e também pune aqueles que tentam abusar de sua magia.
  • Perséfone – A deusa grega que é a rainha do submundo e pupila de Hécate. Perséfone pode julgar os mortos e também pode vê-los sendo torturados pelas Fúrias (de acordo com os Hinos Órficos, as 3 Fúrias são filhas de Perséfone!).
  • Tiamat – A Deusa Dragão Primordial Suméria do Caos e da Criação. Diz-se que Tiamat criou tudo, mas ela está sempre pronta para destruir tudo também.

Então, se você sentir necessidade, tente criar uma conexão com uma dessas Deusas para um ritual de Samhain e você poderá ter uma celebração intensa e gratificante.

Ritual de samhain: 3 ideas para celebrar o sabbat

Daqui em diante vou apresentar 3 ideias para você preparar um grande Ritual de Samhain! Sugiro que leia as 3 e escolha a melhor ou, se puder, faça todas elas na noite do Sabbat!

1) Ritual de Samhain: Queima de Pedidos

O ritual da Queima de Pedidos é um ritual de Samhain que tem o intuito de banir tudo o que for negativo e atrair tudo o que for positivo para o ano que está começando. Sendo bem simples de fazer, os itens necessários são:

  • 2 pedaços de papel em branco;
  • 1 lápis;
  • Álcool de cereais;
  • 1 folha de louro;
  • Seu caldeirão.

Em um dos pedaços de papel você escreve tudo o que for negativo e que deseja afastar de sua vida como problemas, pessoas indesejadas, doenças, complicações e etc. No outro pedaço você escreve tudo o que for positivo e deseja atrair para sua vida como soluções, pessoas confiáveis, saúde, prosperidade, amor e etc.

Escreva com detalhes em ambos os papéis, assine no final de cada um deles e escreva a seguinte frase: Que tudo isso seja correto e para o bem de todos.

Coloque o álcool no seu caldeirão, acenda o fogo e jogue o papel que contém os pontos negativos. Enquanto você o assiste queimando, concentre-se na chama e veja o mal sendo banido para longe de sua vida. Converse com a Deusa e com o Deus e peça para que estas forças negativas sejam anuladas e transmutadas. Quando o fogo acabar, parta para a segunda parte do ritual.

Coloque mais um pouco de álcool no caldeirão, acenda o fogo e jogue agora o papel com os pontos positivos. Enquanto você o assiste queimando, coloque as folhas de louro dentro do fogo, concentre-se na chama e veja a energia positiva sendo trazida para a sua vida. Depois que o fogo acabar, concentre-se na fumaça oriunda das folhas de louro. Elas estão indo em direção a Deusa. Peça para que a energia positiva fique sempre presente em sua vida.

2) Ritual de Samhain: Trançando uma Corda de Bruxa

Ritual de Samhain - Corda de Bruxa
Bruxa consagrando sua Corda

A Corda da Bruxa (Witch’s Ladder) é utilizada para diferentes feitiços. Porém, como um ritual de Samhain, é tradicionalmente trançada para os mesmos fins do ritual anterior. A Corda da Bruxa simboliza o cordão que nos liga à outra dimensão e também simboliza o cordão umbilical, fonte de vida.

Para confeccionar uma Corda da Bruxa você precisa de barbantes coloridos, onde cada cor terá um significado. Você poderá usar até três cores na sua! Algumas cordas, quando feitas para determinados feitiços, são feitas de fios de cabelo. Ao longo da corda fixe símbolos que traduzam seus desejos para o próximo ano como corações, moedas, pedras específicas e etc. Fixar penas intensifica o poder da corda.

As cores dos barbantes representam:

  • Branco: Paz e harmonia;
  • Vermelho: Afastamento dos inimigos, vencimento dos obstáculos, atração de garra e de coragem;
  • Laranja: Sucesso e prosperidade;
  • Rosa: Atração de amor;
  • Preto: Proteção e afastamento do azar;
  • Verde: Abundância;
  • Amarelo: Atração de saúde e sorte no comércio.

Após escolher as três cores, tente cortá-los na medida de sua altura e então comece a trançá-los, sempre mentalizando tudo o que deseja atrair para sua vida, já simbolizado nas cores.

Ao finalizar, prenda os símbolos que possam traduzir seus desejos e/ou as penas, caso as possua.

Coloque a corda sobre seu altar na noite do Sabbat Samhain e faça sua consagração durante a cerimônia. Após a cerimônia, pendure a corda em algum local de sua casa e, toda vez que visualizá-la, lembre-se dos desejos que fez ao criá-la.

3) Ritual de Samhain

Para este ritual de Samhain você vai precisar de:

  • Caldeirão;
  • 1 vela preta;
  • 1 vela laranja;
  • 1 maçã;
  • 1 pão feito por você;
  • 1 romã;
  • 2 pedaços de papel em branco;
  • 1 lápis;
  • Alecrim;
  • 1 colher de pau;
  • Álcool de cereais;
  • Cálice com vinho.

Coloque o caldeirão sobre o altar com a vela laranja do lado direito e a vela preta do lado esquerdo. A maçã fica perto da vela laranja e a romã fica perto da vela preta. Trace o Círculo Mágico e diga:

Neste dia sagrado, no qual o véu que separa os mundos se encontra mais fino, somos visitados por nossos Ancestrais.
Que a Deusa Anciã e o Senhor das Sombras possam abençoar todos os amados que vierem partilhar deste Rito de Sabbat.

Acenda as velas dizendo:

Sagrados Ancestrais, venham a mim.
Nesta noite eu canto a magia e realizo este ritual em homenagem àqueles que partiram ao País do Verão.
Que este Rito seja agradável aos olhos daqueles que já se foram.
Abençoados sejam todos eles.

Eleve o Caldeirão, dizendo:

Este é o ventre da Mãe, o Caldeirão dos fins e recomeços.

Coloque-o novamente no lugar e pegue um pedaço de papel. Nele, escreva tudo o que você quer afastar de sua vida. Acenda-o na vela preta e deixe-o queimar dentro do Caldeirão.

Quando o primeiro pedaço de papel terminar de queimar, pegue o outro pedaço e escreva tudo o que você deseja atrair para sua vida. Acenda-o na vela laranja e deixe-o queimar dentro do Caldeirão.

Coloque o alecrim no Caldeirão junto das cinzas e comece a mexer a mistura com a colher de pau no sentido horário dizendo:

Que o velho morra e que o novo possa entrar.
Pelo poder da Vida e da Morte,
Saúdo os espíritos nesta noite de Samhain.

Coloque um pouco de álcool no Caldeirão e então ponha fogo dizendo:

Através desta luz e pelo mar além,
Saúdo todos os espíritos nesta noite de Samhain.

Olhe para as chamas do fogo e mentalize todos os seus desejos.

Com o seu Athame, abra a romã, coma algumas sementes enquanto pensa nas coisas negativas que deseja afastar de sua vida. Coloque algumas sementes no fogo.

Parta a maçã ao meio, coma uma das partes e jogue um pequeno pedaço nas chamas do Caldeirão. Mentalize agora tudo o que você quer atrair de positivo. Com sua colher de pau, mexa o conteúdo do Caldeirão e então diga:

Que o negativo se torne positivo,
Que o mal se transforme em bem,
Que a doença se torne saúde,
e o ódio em amor.

Beba um gole de vinho e despeje um pouco dentro do Caldeirão, fazendo uma oferenda à Deusa e ao Deus enquanto diz:

Faço esta libação em homenagem à Deusa e ao Deus.
Homenageio também a todos os meus Ancestrais.
Que assim seja e que assim se faça!

Toque o pão com o Athame e diga:

Eu te consagro em nome dos Antigos.
Que você me traga saúde, sucesso, prosperidade e amor.

Coma um pedaço do pão.

Cante, dance e festeje em homenagem à Deusa e aos seus antepassados. Agradeça aos Ancestrais e destrace o círculo.

Coloque o restante do pão sob uma árvore ou em um jardim como oferenda aos seus Ancestrais.

Roda do Ano e a celebração dos Sabbats

Leia também sobre como celebrar os outros Sabbats que compõe a Roda do Ano:


Obrigado por ler! Visite também meu Canal no YouTube e se inscreva para receber atualizações pelo Telegram ou por Email.

10 comentários em “3 Dicas para fazer um grandioso Ritual de Samhain”

    • Infelizmente não 🙁

      Romã é tão única (e difícil de achar, né?)

      Faça o ritual sem ela. Visualize e mentalize toda a parte sem necessariamente usar a Romã. Pode ser difícil, mas é possível. Abraços.

      Responder
  1. olá, uma pequena duvida, no artigo da roda do ano e em diversos lugares que pesquisei está falando que o Samhain é na noite de 30 de abril para 1º de maio, porém durante o artigo mais de uma vez está apontando a data como dia 31 de maio. qual a data realmente???

    Responder
    • Oi, July. Obrigado pelo comentário. A data correta é na noite de 30 de abril para 1 de maio. Arrumei os trechos que estavam errados. Bom Sabbat!

      Responder

Deixe um comentário