Deusa Gaia – Deusa Mãe da Abundância

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

Neste post você vai conhecer a história da Deusa Gaia, o significado de Gaia e como invocá-la.

Você pode assistir ao vídeo abaixo e/ou continuar lendo o post:

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

História de Gaia

De acordo com a história de Gaia, ela transcende o tempo. Considerada a Grande Mãe de toda a criação, Gaia é simbolizada pela abundância e pelo Planeta Terra em si. De acordo com gregos, que absorveram o culto a esta Deusa na antiga região da Ática, no início havia apenas o caos.

No momento em que este caos encontrou a ordem, ele se transformou em uma forma: Gaia. A própria Gaia também é considerada como o caos antes da existência, o que induz a crer que ela própria se criou.

Além de Gaia ter se criado a partir do caos, outros Deuses e Deusas também se criaram e, por isso, também são chamados de “Primordiais”. Os irmãos de Gaia são:

  • Nyx, a Noite;
  • Érebo, as trevas ou vácuo;
  • Eros, o amor (em outras versões Eros é filho de Afrodite);
  • Tártaro, o mundo inferior.
Deusa Gaia - Deusa da Abundância
Estátua da Deusa Gaia

A Deusa Gaia, a grande Mãe Terra, portanto é uma das primeiras Deusas Gregas. Ela deu forma a tudo e criou seus filhos: a terra, os mares, as montanhas, as plantas, os animais, as estrelas e etc. Gaia deu vida a cada um de seus filhos para que eles vivam em liberdade e harmonia, desfrutando da beleza de sua criação.

A primeira criação de Gaia, contudo, foi Urano, o céu. Urano, que pode ser visto como criação ou como filho, tomou Gaia como sua esposa e os dois tiveram diversos outros filhos.

Filhos de Gaia e Urano

Os filhos de Gaia e Urano são:

  • Os Titãs
    • Oceano;
    • Céos;
    • Hiperião;
    • Jápeto;
    • Téia;
    • Réia;
    • Têmis;
    • Mnemosine;
    • Febe;
    • Cronos.
  • Os Ciclópes (gigantes de um olho só);
  • Os Hecatônquiros (gigantes com centenas de braços).

Contudo, cada vez que um filho nascia, Urano o escondia em algum lugar em Gaia para que ele tivesse a atenção da Deusa única e exclusivamente dele. Com isso, Gaia foi se sentindo cada vez mais pesada e triste por não poder ver os próprios filhos.

Cronos, o Titã mais novo, decidiu por um fim nesse “relacionamento abusivo”. Quando Urano se prepara para penetrar Gaia, Cronos corta o pênis do pai com sua foice. Gotas de sangue e sêmen caem por toda parte e, em cada local que tocam, um novo nascimento ocorre. O mais conhecido nascimento deste evento é o nascimento da Deusa Afrodite. Quando o sêmen de Urano toca o oceano, surge uma espuma (Aphros) e desta espuma surge a Deusa mais bela de todas, Afrodite.

Gaia por Anselm Feuerbach, 1875
Gaia por Anselm Feuerbach, 1875

Significado de Gaia e Símbolos de Gaia

A palavra Gaia significa Terra. A Deusa Gaia está sempre relacionada à:

  • Abundância;
  • Prosperidade;
  • Amor infinito;
  • Origem de tudo.

Os principais símbolos de Gaia são:

  • Planeta Terra;
  • Fartura;
  • Florestas e Rios;
  • Serpente.

A serpente é vista como um símbolo de Gaia porque ela representa a renovação ao deixar uma pele e “renascer” e também por ser um animação de proteção que protegia os grãos contra roedores.

A Serpente Píton que habitava Delfos, é filha de Gaia.

Relevo de Gaia e filhos
Relevo de Gaia e filhos
Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Hipótese de Gaia ou Teoria de Gaia

Na década de 1970 foi proposta pelo britânico James E. Lovelock a Hipótese Gaia, também conhecida por Teoria de Gaia. Através de suas pesquisas, James propôs sua hipótese onde o planeta Terra é considerado um superorganismo, onde tudo o que está inserido nele é apenas uma pequena parte de um todo.

Basta pensarmos do micro para o macro e veremos que tudo pode ser considerado um superorganismo onde diversos organismos e microorganismos habitam. Sendo assim, o mito atemporal de Gaia passa a ser objeto de estudo no campo da ciência.

Gaia, a grande Mãe, é, de fato, um ser vivo que mantém seus filhos vivos. Em contraparte, cabe a nós, seus filhos, mantermos nossa Mãe viva e saudável.

A hipótese de James gerou controversa entre os cientistas, porém ela nunca deixou de ser considerada (e de fato, nós sabemos que será confirmada!). Em filmes e jogos de videogame é bastante comum vermos a menção de Gaia como um ser vivo que cuida de seus filhos e merece ser cuidada.

Encontre aqui alguns livros do autor sobre Gaia.

O caso mais famoso é o RPG lançado em 1997 para o Playstation, Final Fantasy VII que vendeu mais de 9 milhões de cópias. No jogo os personagens habitam um planeta que é devastado pela exploração de grandes indústrias para a produção de armas e desenvolvimento de tecnologias bélicas. Durante todo o jogo o protagonista, Cloud, é capaz de ouvir o “choro do planeta” pedindo ajuda. A série Final Fantasy também fez outras menções à Deusa Gaia em outras edições, sempre mostrando muito respeito e gratidão.

Durante todo o jogo o protagonista, Cloud, é capaz de ouvir o “choro do planeta” pedindo ajuda. A série Final Fantasy também fez outras menções à Deusa Gaia em outras edições, sempre mostrando muito respeito e gratidão.

Gaia – Deusa Mãe na Wicca

Gaia pertence ao aspecto Mãe da Deusa Tríplice na Wicca e na Bruxaria em geral e ela nos ensina uma lição valiosa: devemos viver sempre em abundância. Bem diferente da maioria das religiões onde o foco é o sentimento de culpa, de escassez e de sofrimento, na Wicca e no Paganismo em geral a felicidade, a fartura e o amor são sempre destacados.

Deusa Gaia - Estátua comprada na loja Caldeirão Místico
Estátua da Deusa Gaia comprada na loja Caldeirão Místico

Viver em abundância não significa tirar dos outros, ser egoísta ou ter tudo em excesso e acumulado. Significa ter e compartilhar! Significa viver sem medo de ser feliz, sem medo de tentar coisas novas.

No mito de Gaia ela própria se cria e ainda cria tudo a partir do nada existente. Nós, seus filhos, também podemos criar sem a necessidade de destruir para isto.

Gaia no Tarot da Deusa

Deusa Gaia - The Goddess Tarot

A Deusa Gaia está presente no Tarot da Deusa de Kris Waldherr. A carta número XXI, Gaia, representa a O Mundo:

Na Grécia Antiga, a terra era personificada como Gaia, uma Deusa que sempre existiu antes da vida e que criou toda a vida. A história de Gaia nos lembra de toda a interconexão de todo o mundo – e da importância de vivermos em harmonia com todos os recursos.

The Goddess Tarot (Official Guidebook)

FAQ geral

Quem é a Deusa Gaia?

Gaia é a Deusa primordial da Terra. De acordo com a mitologia grega, ela própria se criou a partir do caos e depois criou tudo o que conhecemos hoje. O Planeta Terra em si é Gaia.

Qual o significado de Gaia?

Gaia significa Terra. Ela é o Planeta Terra e o Planeta Terra é Gaia.Tudo o que temos são presentes de Gaia.

Quais os símbolos de Gaia?

O Planeta Terra em si é o melhor símbolo de Gaia. Gaia também é simbolizada por tudo que é abundante, farto e geralmente é retratada como uma mulher de seios fartos segurando o planeta em seu ventre.

Como posso invocar Gaia?

Você pode invocar Gaia através de um banquete e demonstrando gratidão a tudo o que ela lhe dá de bom grado.

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.