Deusa Gayatri – A Deusa personificação do Mantra Gayatri

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

A Deusa Gayatri, diferente de outros Deuses Hindus, é a personificação do mantra Gayatri. Este mantra é o mais poderoso de todos e é considerado a parte mais sagrada do Rigveda . Entre as primeiras criações de Brahma estão as Deusas Sarasvati e Gayatri.

Você pode assistir ao vídeo abaixo e / ou continuar lendo o post:

A Deusa Gayatri é tipicamente retratada sentada em uma lótus vermelha, que significa riqueza e pode aparecer sob duas formas:

  • Com cinco faces diferentes (Mukta, Vidruma, Hema, Neela, Dhavala) representando os pancha pranas / pancha vayus (sentidos/ventos) e dez braços. Seus dez olhos encaram oito direções diferentes além do céu e da terra e seus braços seguram todas as armas de Brahma, Vishnu e Shiva.
  • Acompanhada por um cisne branco, segurando escrituras (que denotam conhecimento) em uma mão e um vaso em outra, simbolizando cura. Nessa forma ela é a Deusa da educação, muito similar à Deusa Sarasvati.
Deusa Gayatri - Deusa personificação do Mantra Gayatri
  • Atributos: Personificação do Mantra Gāyatrī, Deusa da riqueza e da educação, mãe dos Vedas
  • Símbolo: O mantra Gāyatrī (ॐभूर्भुवस्व)
  • Local: Índia
Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Deusa Gayatri – Deusa Tríplice

Além de ser a personificação do Mantra Gayatri, diz-se que a Deusa Gayatri é uma representação da Deusa Sarasvati ou, ainda, a culminação de três Deusas juntas:  Lakshmi, Parvati e Sarasvati.

Gayatri Mantra

Gayatri é, portanto, uma Deusa Tríplice em sua essência.

Deusa Gayatri e as escrituras da verdade

O hinduísmo possui um extenso sistema de escrituras sagradas chamado de Vedas. São quatro obras escritas em sânscrito védico (que posteriormente deram origem ao sânscrito clássico) datadas de muito tempo atrás.

O texto mais antigo é o Rigveda, registrado entre 2000 BCE e 1500 BCE., e é onde o mantra Gāyatrī (ॐभूर्भुवस्व) apareceu escrito pela primeira vez. Contudo, estudiosos confirmam que ele possa ter sido passado muitos anos antes oralmente.

Sendo o segundo mantra mais reverenciado no hinduísmo, ficando atrás somente do Om (ॐ), o Gāyatrī invoca Savita, divindade indiana do sol, e por isso ele também recebe o nome de Sāvitrī.

Segundo as crenças dos hindus, os conhecimentos registrados nos Vedas representam toda “a verdade”. Sendo “mãe dos Vedas”, também podemos interpretar a Deusa Gayatri como “mãe da verdade”.

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Invocando a Deusa Gayatri

O mantra Gāyatrī inspira conhecimento e sabedoria, sua tradução é algo nas linhas de “Que o Deus Todo-Poderoso ilumine nosso intelecto para nos guiar pelo caminho justo”.

Você pode recitar o mantra, juntamente com algum incenso de sua preferência, para inspirar essas qualidades e assim atingir seus objetivos.

Deusa Gayatri na cultura pop

O tema de abertura da série de ficção científica Battlestar Galactica (emissora ABC) contém o mantra Gayatri:

Durante a sua turnê (Living Proof: The Farewell Tour), a cantora norte-americana Cher incluiu no seu repertório o mantra:

Leia também sobre outras Deusas Hindus

[wp_show_posts id=”8765″]

Deusa Gayatri - Deusa Personificação do Mantra Gayatri
Compartilhe Gayatri no Pinterest!

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.