A Magia da Paciência – Como superar dificuldades

Last Updated on / Atualizado em
by Jesse Guelfi

Enquanto seres humanos, estamos sujeitos a praticamente as mesmas situações cotidianas, aos mesmos problemas, dilemas, dificuldades e dúvidas. Posso afirmar que nenhum de nós escapa desta situação. Por outro lado, todos podemos superar dificuldades.

Uma coisa que me chama muito a atenção é o que concerne às preocupações. Temos nossos momentos de ansiedade, medo e até pânico às vezes. Estes momentos nos trazem minutos, horas e não raramente dias de angústia, chateação e dores. às vezes até anos a fio.

Como superar dificuldades - Aprenda com as dificuldades

Pelo que tenho podido observar ao longo dos anos é que esses momentos são, na verdade, ótimas oportunidades de aprendizado. Nessas horas é que a gente consegue ou não exercitar a calma, a paciência e a humildade. De nada adianta deixar a situação tomar conta das nossas emoções. Isto traz, quase sempre, prejuízos para nossa saúde e para o equilíbrio da nossa essência.

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz conhece meu canal no YouTube?
Todo o conteúdo é gratuito!
Entre, se inscreva e deixe um comentário por lá! Respondo a todos!

Mantenha a calma e exercite a paciência para superar dificuldades

Manter a calma é mais que necessário para superar dificuldades. Isto é imprescindível para a manutenção do nosso equilíbrio emocional. Se a cada vez que passamos por momentos ruins formos entregar os pontos, nossa vida vai se encurtar e não terá  a menor graça viver.

Como superar dificuldades - Busque Equilíbrio

Podemos entender por momentos difíceis a separação de alguém que amamos, a perda da saúde, a demissão de um emprego que precisávamos muito, a morte de um ente querido, um acidente, uma tragédia natural ou simplesmente uma discussão improdutiva. Também são momentos difíceis a falta de dinheiro para comprar algo que queremos ou precisamos, uma unha quebrada, uma topada na quina de um móvel, a reprovação num teste ou uma notícia desagradável, entre tantos outros.

Enfim, muita coisa pode originar momentos difíceis. Contudo, não podemos deixar de perceber que quem decide se o momento é difícil ou não é a gente mesmo. É a nossa atitude diante desses momentos que irá determinar o quanto vamos sofrer ou aprender com eles.

Livres desses percalços nós nunca ficaremos, porque eles fazem parte da vida. Estamos aqui para crescer e aprender a nos comportarmos de forma melhor e com mais educação, mais saúde e mais comprometimento com a gente mesmo. Este comprometimento estende-se ao mundo e  às pessoas que nos cercam,  até mesmo àquelas que nem conhecemos.

O ditado: “se não aprender com amor, vai aprender com a dor” é real. Se a gente não cede e não se dobra diante de determinadas situações na vida a gente não melhora e até piora enquanto gente.  E, acredite, o grande propósito de estarmos aqui é melhorarmos.

Você controla seus sentimentos

Alguém deve estar pensando: “é fácil falar em superar dificuldades decidindo não sofrer tanto”, mas acredite, nem é tão difícil quanto possa parecer. Quanto mais entendimento você tem sobre o seu lugar no mundo e que nada, absolutamente nada, acontece por acaso, mais fácil se torna aceitar a vida exatamente como ela é e é nessas horas que a paciência entra na jogada.

Se eu sei e percebo que aquilo que aconteceu foi o melhor para aquele momento eu me acalmo, junto os pedaços que sobraram de mim, me refaço e vou à luta. Paciência. Afinal de contas a gente sabe que, apesar dos pesares, a vida continua e a gente tem de dar conta da gente mesmo.

Como superar dificuldades - Exercite sua paciência

Um bom exercício pra treinar a paciência é quando se entra numa fila. As filas  são perfeitas para este treinamento. Uma longa fila, cheia de gente impaciente  e reclamando é a melhor oficina para gerar em si uma boa dose de paciência. Observe tudo e a todos, não queira fazer parte daquela energia, acalme seu coração e desfrute da paz interna que nascerá em você. Você estará vivenciando a pura magia em você.

Tenha controle de seus sentimentos, exercite a paciência e você entenderá os momentos difíceis como lições. Uma vez aprendidas, as lições não se se repetem  jamais.

Leituras recomendadas:

[su_posts template=”templates/teaser-loop.php” id=”2257″ posts_per_page=”3″ taxonomy=”language” order=”desc”]

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

3 dicas para superar dificuldades

Abaixo você encontra um resumo deste post para guardar em suas pastas do Pinterest!

3 Dicas para superar momentos difíceis

A Magia da Vida

[su_spoiler title=”Leia outros artigos escritos pelo Terapeuta Holístico Jesse Guelfi aqui” style=”fancy” icon=”chevron”][su_custom_gallery source=”category: 1011″ ” link=”post” target=”blank” width=”100″ height=”160″ title=”never”][/su_spoiler]

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.