Home » A Magia da Vida » A Magia do Aqui e Agora – Vivendo o momento

A Magia do Aqui e Agora – Vivendo o momento

Foto Perfil DanFF 2021 (150x150)

Olá, tudo bem? Você já faz parte do grupo no Telegram? Entre agora e receba notificações em primeira mão!

Last Updated on / Atualizado em
by DanFF

Estamos constantemente tendo mil pensamentos por minuto. A atualidade consiste em não pararmos de pensar. Nos acostumamos com um tagarelar interno. Nossa mente nunca pára. A cada instante estamos tendo pensamentos ligados ao passado e ao futuro.

Estes pensamentos frequentes e ininterruptos que temos sobre o passado envolvem tudo o que passamos, tudo aquilo que nos fizeram de ruim, tudo o que não conseguimos aceitar, nem esquecer e nem perdoar. E isso traz preocupação, traz estados de depressão.

Se não estamos conectados com o passado, nos projetamos no futuro, pensando no que vamos fazer daqui a pouco e construindo na mente o diálogo que teremos mais tarde naquele dia. Estamos mentalmente nos planejando para os próximos minutos, dias, semanas e meses. E isso nos traz ansiedade, traz estados de estresse.

Magia do Aqui e Agora - Viva o Momento

Depressão é excesso de passado. Ansiedade é excesso de futuro.

E é justamente por termos esses pensamentos sobre o passado e o futuro que acabamos nos esquecendo da Magia do Aqui e Agora.

Aqui e agora – Concentre-se e aproveite

Como se não bastasse a inquietude barulhenta da nossa mente, para agravar ainda mais a situação ainda há o barulho externo. Televisão, carros de som, pessoas gritando umas com as outras, bares e restaurantes com som alto, locutores com microfones nas mãos transformando nossos ouvidos em penicos… os exemplos são inúmeros.

Magia do Aqui e Agora - Concentre-se e tenha foco

Esses estímulos sonoros que nos cercam vinte e quatro horas por dia e que a maioria de nós nem sequer percebe de forma consciente, nos guiam desgovernadamente pela vida.

Esses sons externos somados aos nossos pensamentos desequilibrados sobre o passado e o futuro nos fazem viver no automático, sem nos darmos conta das nossas atitudes no presente.

Mas qual é o problema? A avassaladora maioria de nós realmente crê que não há nada de errado nisso, a mente foi feita pra pensar, não foi?

E a distração é algo natural, não é?

Sim, a distração é algo pertinente ao nosso cérebro primitivo, ao nosso sistema límbico.

Nossos ancestrais primitivos necessitavam de um cérebro atento ao risco de ataque por predadores, portanto, não costumavam focar em nada por mais de alguns poucos segundos.

Acontece que evoluímos, tudo mudou, não corremos mais o risco de ataque iminente por parte de nenhum predador.

Então como fazermos para buscar uma saída para este inferno mental?

Atenção é a resposta. Atenção plena. Viver o aqui e agora. Estar no presente. Viver no momento. Isso traz poder, traz possibilidades, traz vida, traz felicidade.

Aqui e agora – Como aproveitar o momento

Parece simples demais, não parece?
Sim, mas não é!

Para mantermos um pouco de foco necessitamos de uma grande quantidade de energia mental, já que a distração é natural e o foco demanda energia.

A Magia do Aqui e Agora se torna difícil de praticar porque as pessoas não estão dispostas a gastar energia em se concentrar. As pessoas hoje não conseguem focar em algo porque isso demanda esforço mental. As pessoas não querem gastar energia pensando.

Distrair-se é mais fácil. E as distrações são grandes, é para isso que existem o Netflix, o rádio, o cinema, as redes sociais, as drogas, as bebidas e o cigarro. Todas essas ferramentas existem para que as pessoas não prestem atenção nas suas escolhas, nas suas atitudes, nas suas vidas.

Os programas de TV sensacionalistas ou não estão aí para provar isso, pois provocam nosso medo o tempo todo, fazem o nosso sistema límbico tomar conta da gente e as pessoas adoram.

Seriam as pessoas capazes de abandonar seus milhares de pensamentos automáticos destrutivos? Seriam as pessoas capazes de abandonar os programas de televisão, as rádios neuróticas, os vícios, o whatsapp e as redes sociais?

Se quisermos ter uma humanidade mais atenta, presente, consciente e despreconceituosa, além de empata e resiliente, sim, as pessoas deveriam abandonar esses estímulos e ferramentas nocivos.

Quando nos situamos no presente, quando nos sintonizamos com a Magia do Aqui e Agora podemos desfrutar de uma mudança de atitude muito positiva. Passamos a estar presentes para nós mesmos e para aqueles que nos cercam. Podemos ouvir as pessoas e podemos falar o que pensamos, conseguimos controlar as nossas atitudes e mudar o curso de nossas vidas.

Trismegistia Brasil

Siga Trismegistia no Spotify

Aqui e Agora – Esteja presente

Estar presente, longe do passado e do futuro nos permite desfrutar de um bem estar real, fazendo escolhas racionais e sintonizadas com o nosso propósito de vida. A materialização dos nossos projetos só acontece no aqui e no agora.

Magia do Aqui e Agora - Esteja presente

Enquanto nossos projetos estiverem no passado ou no futuro eles não poderão ser realizados e nunca passarão de sonhos e desejos. Agora é o momento de dar forma e corpo a eles.

Para viver a Magia do Aqui e Agora, sentindo este momento, comece respirando. Respire fundo, sinta o ar que entra nos seus pulmões. Sinta o ar que envolve o seu corpo. Você está vivo, sinta a vida que há em você.

Perceba as coisas acontecendo ao seu redor, sinta os cheiros, perceba os sons, observe o que você enxerga, sinta a temperatura e a textura das coisas que você toca. Veja quem está ao seu lado, dê atenção às pessoas, permita-se sentir e viver.

Se estiver comendo, sinta os gostos, curta o alimento que está se transformando no seu corpo. Se estiver dirigindo, preste atenção ao que acontece dentro e fora do carro, admire a paisagem. Se estiver tomando banho, sinta o perfume do sabonete, desfrute do momento de prazer que um banho proporciona. E assim por diante.

À Magia do Aqui e Agora também se dá o nome de Mindfulness.

Acalme a sua mente se concentrando no que está fazendo. Transforme a sua vida percebendo e agindo na Magia do Aqui e Agora, afinal de contas isso é tudo o que temos.

Perceba-se, perdoe-se, ame-se e vá atrás daquilo que é realmente importante para a sua vida.

A Magia do Aqui e Agora – Pinterest

Abaixo você encontra um resumo deste post para guardar em suas pastas do Pinterest.

3 Dicas para viver o aqui e agora

A Magia da Vida

[su_spoiler title=”Leia outros artigos escritos pelo Terapeuta Holístico Jesse Guelfi aqui” style=”fancy” icon=”chevron”][su_custom_gallery source=”category: 1011″ ” link=”post” target=”blank” width=”100″ height=”160″ title=”never”][/su_spoiler]

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.