Beltane Sabbat

Hemisfério norte: 1 de Maio
Hemisfério sul: 1 de Novembro
Cores: Verde

Este Sabbat representa o momento máximo de fertilidade e de amor. É em Beltane que o jovem Deus (Bel) atinge sua fase adulta e atrai a atenção da Deusa que o escolhe para ser seu amante. São acesos fogos (Tinne em céltico e, portanto "Beltine", chamados em inglês de Belfires) que representam a energia sexual, a vida e o amor e que também servem para purificação.

Em um dos rituais desta data, algumas pessoas iam para a floresta durante a noite colher flores e depois voltavam para as aldeias e presenteavam os moradores em suas casas. Em troca, os moradores ofereciam refeições preparadas para esta ocasião. Isto reforçava os laços de união e representava as dádivas que a Deusa oferecia através da terra para as pessoas e animais.


Beltane e a energia sexual


Este é um grande Sabbat e um dos mais comemorados. Uma das maiores tradições na Europa antiga era a Festa do Mastro (Maypole). Nesta comemoração é erguido um grande tronco de árvore que simboliza o pênis do Deus com uma coroa de flores no topo, simbolizando a vagina da Deusa. Ao redor dele, as pessoas dançam em círculo enrolando fitas coloridas que representam a união sexual entre a Deusa e o Deus. Ao unir o poder criador da Deusa com a fertilidade do pênis de seu amante, toda a vida começava a florescer.

Beltane - Festa do Mastro


Outra forma de comemorar este Sabbat era através do sexo realizado na floresta. As crianças geradas nesta ocasião eram vistas como os próprios filhos da Deusa e do Deus. A prática de atos sexuais nas florestas era uma magia capaz de manter o equilíbrio entre os reinos animal, vegetal e humano. Também nesta época, auge da primavera, os animais costumavam sair de suas tocas para se acasalarem.

O Grande Rito de Beltane representa a união sexual entre a Deusa e o Deus, a união que gerará vida para a Terra e trará fartura. Este rito é feito mergulhando o Athame (simbolizando o pênis) no Cálice (simbolizando a vagina).

Beltane e o poder do fogo


O fogo é o principal elemento presente em todos os Sabbats. Contudo, em Beltane, ele é o elemento de ainda maior importância. Sua luz e seu calor representam a virilidade e a força fértil do Deus. No centro da aldeia costumava-se acender uma grande fogueira em sua homenagem e as pessoas corriam e pulavam sobre ela num ritual de purificação, queimando as energias negativas.

Ao final da festividade as pessoas levavam cinzas da grande fogueira para a casa com o intuito de levar a energia do Deus e atrair boas energias, bem como ficarem livres de doenças e tempos ruins.



Rituais em Beltane

Os rituais realizados em Beltane celebram a vida, a energia sexual, a alegria e o amor. Os rituais aqui apresentados foram retirados do livro "Wicca, A Religião da Deusa" de Claudiney Prieto, com adaptações.

Ritual de Beltane: Fazendo um Maypole


O Maypole representa a união sexual entre a Deusa e o Deus. Você pode fazer este ritual de duas formas: com diversas pessoas numa área aberta e um Maypole em tamanho real, como na Europa Antiga, ou sozinho com uma miniatura do Maypole.

Para a primeira opção serão necessários:

  • 1 tronco fino de árvore  de aproximadamente 2m de altura;
  • fitas multicoloridas de aproximadamente 10cm de largura na mesma quantidade de pessoas participantes da cerimônia;
  • Prego e martelo;
  • 1 elástico;
  • 1 coroa de flores.

Primeiro pregue as fitas em uma das extremidades do tronco. Fixe a coroa de flores nesta extremidade e a posicione de modo que cubra os pregos usados nas fitas. Prenda as fitas com elástico para elas não se entrelaçarem. O ritual começa com as mulheres cavando o buraco onde o tronco será erguido. Enquanto isto, os homens dão três voltas ao redor do Círculo Mágico, no sentido horário. Todos cantam:

Beltane, Beltane, Beltane que chegou.
É o Sabbat da fertilidade e do amor.

Ao final da terceira volta o mastro é erguido e fixado no buraco. Começa então o entrelaçamento das fitas, enquanto o cântico continua. Neste momento é importante mentalizar as boas energias, as alegrias, o amor e a saúde. Ao final do entrelaçamento o mastro é retirado do buraco. Todos seguram o mastro, dando várias voltas juntos pelo Círculo, continuando a cantar.

O mastro então é levado até a fogueira e colocado sobre as chamas. A festa continua ao redor da Belfire e todos continuam cantando cânticos sagrados e dançando.

Para a segunda opção, sozinho, será necessário:

  • 1 graveto;
  • pequenas fitas de cetim coloridas
  • pequenas flores para o topo
  • 1 Caldeirão

O procedimento é basicamente o mesmo. Primeiro faça o Círculo Mágico. Prenda as flores no topo do graveto e comece a entrelaçar as fitas de cetim mentalizando as energias positivas, a alegria e o amor. Após isto, coloque o graveto no Caldeirão e deixe-o queimar.

Ritual de Beltane: Pacote de Beltane


Devido ao ritmo da vida moderna, nem sempre é possível recriar os rituais como eles eram praticados nos tempos antigos. Por isso, adaptações sempre são bem-vindas, pois o que realmente importa é a intenção colocada no ritual e o uso correto dos símbolos e representações.

O povo Celta, ao realizar a Belfire, utilizava troncos de nove árvores diferentes, consideradas sagradas: freixo, bétula, teixo, aveleira, sorveira, salgueiro, pinheiro, espinheiro e carvalho. Correspondente a este ritual, temos hoje o Pacote de Beltane, que é feito com nove galhos de árvores encontrados em locais diferentes. Durante o decorrer do ano colete estes nove galhos que farão parte do Pacote de Beltane. Se possível, colete estes galhos em locais especiais para você.

Quando Beltane chegar, junte estes galhos e enrole com uma fita verde e faça um laço com ela. Enfeite com folhas e flores. Seu Pacote de Beltane está pronto!

Durante a celebração do Sabbat, queime o Pacote em seu Caldeirão ou sobre a Belfire caso consiga criar uma como uma oferenda à Deusa, ao Deus e à natureza. Quando colocar o Pacote no caldeirão, diga os seguintes encantamentos:

Pacote de Beltane, queime nas chamas
Enfeitado com flores para a coroada Dama.
Esta é a minha oferta aos Espíritos da Natureza
Queime no fogo, com rapidez e presteza.

Ritual principal de Beltane


Material necessário:

  • 1 guirlanda com folhagens e flores;
  • 8 velas verdes
  • Cálice do Altar com vinho;
  • Athame;
  • Caldeirão;
  • frutas de todas as cores;
  • Pacote de Beltane;
  • Álcool de cereiais.

Coloque o Cálice no meio do Altar e coloque as oito velas verdes formando um círculo ao redor dele. Enfeite seu altar com frutas, de forma que ele fique bem colorido e alegre. Trace o Círculo Mágico e diga:

Hoje chamamos a Deusa e o Deus para que fecundem toda a Terra e que os campos, gados, homens e mulheres sejam férteis.

Ao acender cada uma das velas diga:

Com este Fogo sagrado o Inverno se afasta e o Verão se aproxima.

Eleve a guirlanda, dizendo:

Este é o Círculo sagrado do renascimento, o símbolo da união que traz alegria à Terra.

Coloque-a sobre o Altar , de forma que o Cálice fique no seu centro.

Coloque álcool no Caldeirão e acenda-o enquanto diz:

Neste Caldeirão, brilha a chama de Bel,
O Fogo da Primavera que chama o Verão.
Assim a Roda do Ano gira mais uma vez.
Este é o Fogo de Beltane.
Que ele traga alegria e paz.

Coloque o seu Pacote de Beltane no fogo do Caldeirão, dizendo:

Com estas nove madeiras sagradas, eu chamo o Verão para trazer felicidade à Terra e riqueza ao mundo.

Pule o caldeirão, pedindo pela purificação e fazendo um pedido. Segure seu Cálice com a mão esquerda e o Athame com a mão direita. Eleve-os, dizendo:

Mãe e Pai eternamente representados aqui pelo Cálice e pelo Athame,
Eu uno o masculino e o feminino para que a Terra seja fertilizada.
Que a união da Deusa com o Deus possa sustentar a Terra.

Mergulhe o Athame no Cálice com vinho. Beba um pouco e faça uma libação (ato de oferecer o vinho em honra aos Deuses) em homenagem aos Deuses. Coma uma fruta e faça seus pedidos mentalmente.

Dance e cante em honra à Deusa e ao Deus.

Desfaça o Círculo.


Beltane - união sexual entre o Deus e a Deusa




Sabbats e a Roda do Ano

Leia também sobre os outros Sabbats que compõe a Roda do Ano: